Não tem erro: quaisquer que sejam os intérpretes, essa Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra de Mozart é garantia de deleite e, no meu caso, de olhos muito suados.
Quando há solistas do gabarito da pequena notável Julia Fischer – toda confiante no meio dos grandões aí do lado – e escudeiros como o violinista e violista Nikolić (spalla da London Symphony Orchestra) e o regente Kreizberg (que infelizmente faleceu muito jovem), a coisa fica descontroladamente boa.
Deve ser a trocentésima quarta versão desta obra-prima disponível aqui no PQP Bach, e quem acompanhou as postagens das versões anteriores conhece o alto apreço em que nosso patrono a tem, especialmente seu Andante usado de modo magnífico pelo cineasta Peter Greenaway em sua própria obra-prima, Afogando em Números.
Eu, Vassily Genrikhovich, não fico muito atrás. Assim como o patrão PQP, acredito que a entrada dos solistas no primeiro movimento – uma linda e melíflua frase em oitavas – seja um dos momentos mais arrepiantes em toda música.
Mas os Dominantes que manejam este pobre títere de carne e tripas quiseram ainda mais e, num dia inesquecível para mim, num momento que mr liquefez as pernas, Eles não permitiram, claro, que a música fosse outra. O resultado é que, até hoje, este Allegro maestoso (e as lembranças associadas) me abilola a ponto de ver passarinho verde.
Sim, hoje estou pra lá de piegas, com os pés bem firmes na Melosolândia, quase a ponto de botar para tocar um LP do Wando, mas que se danem vocês e seus duros corações: o meu está aqui, bem flechado e irremediavelmente empalado por um violino, uma viola e uma orquestra.
Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
1 – Sinfonia Concertante em Mi bemol maior para violino, viola e orquestra, K. 364 – Allegro maestoso
2 – Sinfonia Concertante em Mi bemol maior para violino, viola e orquestra, K. 364 – Andante
3 – Sinfonia Concertante em Mi bemol maior para violino, viola e orquestra, K. 364 – Presto
Julia Fischer, violino
Gordan Nikolić, viola
Netherlands Chamber Orchestra
Yakov Kreizberg
4 – Rondó em Dó maior para violino e orquestra, K. 373 (cadenza: Julia Fischer)
Julia Fischer, violino
Netherlands Chamber Orchestra
Yakov Kreizberg
5 – Concertone em Dó maior para dois violinos e orquestra, K. 190 – Allegro spiritoso
6 – Concertone em Dó maior para dois violinos e orquestra, K. 190 – Andantino grazioso
7 – Concertone em Dó maior para dois violinos e orquestra, K. 190 – Tempo di menuetto: Vivace
Julia Fischer e Gordan Nikolić, violinos
Netherlands Chamber Orchestra
Yakov Kreizberg, regência
Vassily
Postei este cd há alguns anos atrás, e foi um sucesso de downloads. A Julia Fischer é uma baita violinista. A lamentar o falecimento precoce desse maestro, Yakov Kreizberg, em 2011, de leucemia, se não estou enganado.
Poxa, não tinha visto, FDP – se soubesse, teria somente revalidado o link! A pequena notável é realmente uma excelente violinista!
Na época, postei vários cds dela … mas fazem muitos anos, ainda nos tempos do pensador selvagem… ou até antes.
Vassily muitissimo obrigado pela disponibilização da chaconne, monumento e verdadeira obra prima de J.S.Bach! Nós, mortais, agradecemos.
manu
Disponha, Manuel! Fique atento, que em breve vem mais!
Vassily, você é o cara que estava faltando no timaço do PQP!
Muito gentil, Barto – mas o timaço do PQP é o Barcelona, e nele eu ainda sou o Jô!
Concordo, Barto!
Temos um baita ‘upgrade’!!!
Avicenna