Mozart
Sonatas para Piano
K. 310 – K. 331 – K. 533/494
Murray Perahia
Para quem gosta de piano, um disco com sonatas é uma festa. Se o compositor é Mozart, a festa será ainda mais animada! Neste caso, temos como intérprete Murray Perahia, cujas credenciais como intérprete de Mozart são impecáveis. Portanto, pode preparar-se para um grande recital. Mas, aviso aos navegantes, não vão ficar esperando arroubos românticos e dramas psicológicos. As sonatas de Mozart pertencem ao mundo clássico, foram compostas para o fortepiano vienense e são sutis, espirituosas, elegantes, divertidas.
Mozart compôs dezoito sonatas e neste disco temos três, que são muito diferentes, umas das outras.
A Sonata em lá menor, K. 310 é uma de apenas duas em tonalidade menor, todas as outras em tonalidade maior. Por isso, há que esperar um pouco mais de drama desta que abre o recital. De fato, o Andante cantabile con espressione, o movimento lento da sonata, é quase tão longo quanto os outros dois movimentos juntos. Tudo indica que esta sonata foi composta, assim como as Sonatas K. 309 e K. 311, entre 1777 e 1778, durante uma visita de Mozart a Paris. Ele nunca mencionou essa peça em suas cartas e é bem possível que ela não tenha sido concebida visando alguma apresentação pública. O seu tom mais dramático pode refletir o difícil período enfrentado por Mozart, em função da morte de sua mãe, que o acompanhava na estada em Paris.
A próxima sonata é definitivamente a mais conhecida das sonatas de Mozart. A Sonata em lá maior, K. 331 inicia com um tema e variações, que certamente não passaria desapercebido pelo jovem Beethoven. No lugar de um movimento lento, temos um Menuetto e Trio, que são seguidos imediatamente pelo (justamente famoso) Rondo alla Turca. A primeira vez que ouvi este movimento, que também aparece em recitais de grandes pianistas como um encore, foi em um LP do Wilhelm Kempff. Quase furei o pobre disco. Mas quem não faria a mesma coisa?
A última sonata nasceu inicialmente como apenas um Rondo, K. 494, para algum aluno, mas que foi logo depois estendido a uma sonata, completado pelos outros movimentos, Allegro e Andante, K. 533.
Enfim, temos aqui um disco onde não falta elegância e requinte, algum elemento de drama e muito boa música.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata para Piano em lá menor, K. 310
- Allegro maestoso
- Andante cantabile con espressione
- Presto
Sonata para Piano em lá maior, K. 331
- Andante grazioso e variazioni
- Menuetto – Trio
- [Rondo] Alla Turca. Allegretto
Sonata para Piano em fá maior, K. 533/494
- Allegro
- Andante
- Allegretto
Murray Perahia, piano
Gravação na Sofiensaal, Viena, 1991
Produção: Andreas Neubronner
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 177 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 144 MB
As sonatas de Mozart são únicas, disse o famoso pianista Artur Schnabel. Elas são muito fáceis para as crianças e muito difíceis para os artistas. Por isso, não é fácil elaborar um ótimo disco de sonatas para piano de Mozart. Este chega muito alto. Aproveite bastante!
René Denon
Lindas sonatas e bela interpretação! Muito grato por vcs manterem fielmente e com todo carinho esse blog que nos traz tanta inspiração e ealegria! Viva PQP Bach!!!!
Fala, Bira!
Que bom que você gostou e melhor ainda por nos dizer que gostou.
Continue revirando o blog, que está cheio de coisas boas.
Abração!
René Denon