J. S. Bach
Sonatas para viola da gamba – BWV 1027-1029
Sonata para duas flautas transversas – BWV 1039
Nikolaus Harnoncourt era de uma família nobre de Luxemburgo e Lorraine e foi batizado como Conde Johannes Nikolaus de la Fontaine und d’Harnoncourt-Unverzagt. Era descendente de imperadores. Seu primeiro emprego como músico foi de violoncelista da Orquestra Sinfônica de Viena, em 1952. Em 1953 fundou, com sua mulher, Alice Harnoncourt, o Concentus Musicus Wien, para tocar música antiga com instrumentos originais e práticas similares às usadas na época da composição das peças.
Posteriormente, Harnoncourt tornou-se regente de orquestras convencionais, regendo todo o repertório clássico. Deixou gravações (perto de 500 CDs) que incluem, por exemplo, as sinfonias de compositores que vão de Haydn e Mozart até Bruckner. O Ciclo das Sinfonias de Beethoven, que ele gravou com a Chamber Orchestra of Europe, ganhou importantes prêmios de discos e ainda é uma referência.
Nesta postagem temos a oportunidade de ouvir Harnoncourt interpretando as sonatas para viola da gamba de Bach. Veja o que ele mesmo disse sobre o instrumento: Ao contrário do violino, a viola da gamba é essencialmente um instrumento introvertido, de sonoridade frágil e doce, que foi desde o seu surgimento destinado a espaços de dimensões restritas. Você poderá ler a integra dos comentários do disco, escritos pelo próprio Harnoncourt, neste site aqui.
Este disco traz as três (trio) sonatas para viola da gamba escritas por J. S. Bach. O termo triosonata deve-se ao fato de termos três vozes apresentando a música. A viola da gamba e o cravo, que tem papel importante, uma segunda voz, além do baixo contínuo. Estas composições são releituras de peças escritas para outras combinações de instrumentos. A primeira sonata, por exemplo, foi arranjada a partir da sonata para duas flautas e baixo contínuo, a última peça do disco. Você poderá comparar as duas peças e perceber a habilidade do magnífico Johann Sebastian Bach de apresentar (vestir) a música em diferentes maneiras. Após as três primeiras sonatas para viola da viola da gamba, ouvir a mesma peça interpretada ao som de duas flautas é algo que ainda hoje me surpreende e encanta.
Para interpretar a sonata para duas flautas temos o lendário Frans Brüggen fazendo dupla com Leopold Stastny. Frans Brüggen é outro pioneiro da prática de instrumentos originais e foi virtuose flautista. Adaptando os dizeres das camisetas da Oktoberfest, ele tocava todas. Posteriormente passou a reger e deixou gravações excelentes. Assim como Harnoncourt, foi longevo e manteve-se ativo até seus últimos dias.
A produção do disco está ao cargo de Wolf Erichson, importante e premiado produtor. Você poderá ver parte de sua discografia aqui.
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Sonate G-dur für Viola da gamba und Cembalo, BWV 1027
- Adagio
- Allegro ma non tanto
- Andante
- Allegro moderato
Sonate D-dur für Viola da gamba und Cembalo, BWV 1028
- Adagio
- Allegro
- Andante
- Allegro
Sonate g-moll für Viola da gamba und Cembalo, BWV 1029
- Vivace
- Adagio
- Allegro
Sonate G-dur (Triosonate) für Traversflöten und B.c., BWV 1039
- Adagio
- Allegro ma non presto
- Adagio e piano
- Presto
Nikolaus Harnoncourt, Gambe (Jacobus Stainer, Absam 1667) und Violoncello (Andrea Castagneri, Paris 1744)
Herbert Tachezi, Cembalo (nach italienischen Vorbildern von Martin Skowroneck, Bremen)
Frans Brüggen, Traversflöte (A. Grenser, Dresden 1750)
Leopold Stastny, Traversflöte (Kopie nach Hotteterre von F. v. Huene, Boston)
Gravado em 1968
Produção de Wolf Erichson
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 278 MB
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MP3 | 320 KBPS | 121 MB
Você poderá ler uma crítica bastante pertinente deste disco aqui.
O disco foi gravado em 1968 e lançado em 1969, pelo então selo Telefunken! Faz, portanto, mais de cinquenta anos e isto o qualifica para nosso selo Jurassic CD!!!
Aproveite, a música é ótima!
René Denon
Simples. Abaixo e à direita. Manda a cocada!
Cocada branca ou queimada?
Abração!!
RD
Fenomenal!!!