Johann Sebastian Bach
Cantata BWV 131, Aus Der Tieffen Ruffe Ich Herr Zu Dir
Cantata BWV 182, Himmelskonig Sei Wilkommen
Cantata BWV 4, Christ Lag in Todesbanden
Ao observarmos a numeração do Bach-Werke-Verzeichnis, o Catálogo das Obras de Bach, poderíamos imaginar que ele teria produzido a Cantata BWV 1, depois BWV 2 e assim por diante, até a Arte da Fuga, BWV 1080, que faltou só um pouquinho para terminar. A verdade está longe disto, linearidade não se aplica aqui.
As três cantatas deste CD têm números de catálogo 131, 182 e 4, mas foram escritas no início da carreira do jovem compositor que viria a se tornar o Kantor da St. Thomaskirche, em Leipzig. A cantata Auf der Tieffen, BWV 131, e bem possivelmente a primeira obra sacra escrita por Johann Sebastian.
Já contamos aqui no PQP da enorme viagem que Bach empreendeu para encontrar o compositor mais velho, Dietrich Buxtehude. Foi o jovem desta aventura que as compôs quando assumiu seus primeiros postos como Kapellmeister em Mühlhausen e Weimar.
Na entrevista com o conselho, em Mühlhausen, faltaram três conselheiros, resultado de um calamitoso incêndio que ocorrera duas semanas antes e destruíra boa parte da cidade.
Bach assumiu o cargo de organista da Blasiuskirche, mas encontrou muito mais afinidade na Marienkirche cujo pastor, Georg Christoph Eilmar, tinha uma atitude liberal sobre a música, bem diferente dos pietistas da Blasiuskirche. Uma amizade se estabeleceu e Eilmar foi o padrinho da primeira filha de Bach, que havia se casado recentemente com Maria Barbara.
A Cantata Aus der Tieffen, BWV 131, foi composta a pedido de Eilmar para um serviço penitencial em razão do incêndio. Toda ela é impregnada de um tom sóbrio, com música muito sensível ao texto, mas também carregada de uma forte mensagem de esperança.
No texto temos o Salmo De Profundis:
Aus der Tieffen ruffe ich, Herr, zu dir. Das profundezas eu clamo por ti, Senhor!
Herr, höre meine Stimme. Senhor, ouça a minha súplica!
O coral final termina com os versos:
Israel, hoffe auf den Herrn; Israel, espere no Senhor;
Und er wird Israel erlösen aus allen seinen Sünden. E ele redimirá Israel de todos os seus pecados.
A Cantata Christ lag in Todesbanden, BWV 4 também é desta época e foi provavelmente escrita para a Páscoa. Esta peça tem uma estrutura única entre as cantatas: uma Sinfonia que é seguida de sete versos, todos terminando com a palavra Aleluia. Esta cantata trata da celebração da vitória de Cristo sobre a morte, livrando assim os homens da condenação eterna.
Es war ein wunderlicher Krieg, Foi uma admirável batalha
Da Tod und Leben rungen, Onde se enfrentaram a morte e a vida.
Das Leben behielt den Sieg, A vida conquistou a vitória,
Es hat den Tod verschlungen. A morte foi derrotada.
Bach não aguentou o clima da Blasiuskirche e em sua carta de demissão fala de dificuldades e tormentos. Fala também de seu desejo de escrever um programa completo de música para igreja, um ciclo completo de cantatas. Esse desejo só viria a ser cumprido em Leipzig.
Seu próximo posto foi em Weimar, onde a 25 de março de 1714 foi apresentada a Cantata Himmelskönig sei willkommen, BWV 182, escrita para o Domingo de Ramos. A cantata tem uma abertura festiva para saudar a entrada (gloriosa) do Rei (em Jerusalém). A abertura é seguida de um coro, um recitativo, ária, ária, ária, coral e o coro final. Esta estrutura também é bastante incomum. A cantata teve seis performances durante a vida de Bach.
Neste disco as cantatas são interpretadas com instrumentos de época, com um cantor para cada voz, nos coros. O conjunto Ricercar Consort, sob a direção de Philippe Pierlot, também segue a prática de um instrumento para cada parte e isto contribui para gerar um clima de intimidade e delicadeza, mas sem perder o tom festivo quando for o caso. Basta ver o coro final da Cantata Himmelskönig sei willkommen, com a flauta doce e os outros instrumentos seguindo as vozes.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Cantatas
1-5. Aus Der Tieffen Ruffe Ich Herr Zu Dir, BWV 131
6-13. Himmelskonig Sei Wilkommen, BWV 182
14-21. Christ Lag in Todesbanden, BWV 4
Katharine Fuge, soprano
Carlos Mena, contra-tenor
Hans Jörg Mammel, tenor
Stephan MacLeod, baixo
Ricercar Consort
Philippe Pierlot
Para mais detalhes sobre as faixas do disco e sobre os intérpretes, veja aqui.
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FLAC | 341 MB
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MP3 | 320 KBPS | 158 MB
Eu tenho uma queda pela Christ lag in Todesbaden e foi por ela que cheguei a este disco. Espero que agrade a você tanto quanto agradou a mim.
René Denon