Mendelssohn – Sinfonia Italiana
Brahms – Sinfonia No. 2
A principal razão para esta postagem é este disco maravilhoso, que merece ser ouvido muitas e muitas vezes. A Sinfonia Italiana de Mendelssohn recebe uma de suas interpretações mais alerta e ensolarada de que se tem notícia. A Segunda Sinfonia de Brahms, com a repetição do primeiro movimento observada, está gloriosa. A orquestra formada para gravações com os melhores músicos das orquestras de Londres, foi reunida no lendário Studio 1 da EMI, na Abbey Road.
Ouvindo o disco podemos imaginar um maestro vigoroso, mas flexível – características facilmente associadas a um jovem. Na verdade, estas foram praticamente as últimas gravações de Leopold Stokowski, aos 95 anos.
O produtor Roy Emerson conta que quando não estava no pódio, Stokowski era uma figura frágil, mas assim que começava qualquer atividade relacionada à música, seja estudando as partituras, ouvindo as gravações realizadas e, sobretudo, quando regendo, ele se revelava ativo e cheio de energia.
Para a maioria das pessoas da minha geração (e das gerações próximas, também), o nome Stokowsky está associado ao filme Fantasia, produzido por Walt Disney. Este filme foi feito em 1940! Foram usadas pela primeira vez técnicas de gravações em multiple audio channels e o filme apresentado em stereophonic sound. A Sagração da Primavera, que havia sido escrita em 1913 por Stravinsky, é um dos números do filme. A transcrição para orquestra da Toccata e Fuga em ré menor, de Bach, que abre o filme, lembra o começo da carreira de Stokowski como organista. Naquele tempo ele fazia o contrário, transcrevendo para órgão famosas peças orquestrais. Popularização de música erudita foi também uma das coisas para as quais Stokowski contribuiu.
Nascido em Londres, foi na Filadélfia que encontrou a oportunidade de desenvolver sua arte, tornando a Orquestra da Filadélfia uma das melhores do mundo. Numa época de regentes quase icônicos – Toscanini, Furtwängler, Klemperer, Bruno Walter – Stokowski foi capaz de imprimir sua própria personalidade na maneira de fazer música, produzindo seu típico som, com graves pronunciados, como o que você vai ouvir, se baixar este lindo disco.
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Sinfonia No. 4 em lá maior, Op. 90, Italiana
- Allegro vivace
- Andante con moto
- Con moto moderato
- Saltarello: presto
Johannes Brahms (1833-1897)
Sinfonia No. 2 em ré maior, Op. 73
- Allegro non troppo
- Adagio non troppo
- Allegretto grazioso
- Allegro con spirito
National Philharmonic Orchestra
Leopold Stokowski
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 329 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 167 MB
Aproveite!
René Denon
Cliquei e adorei a hipo dançando, René!
Avicenna
Oi, Avicenna!!
Eu simplesmente adoro essas coisas!
Abração!
RD