Na página não parecia… Nada! O princípio simples, quase cômico. Só uma pulsação. Trompas, fagotes… Como uma sanfona enferrujada. E depois, subitamente… Lá bem no alto… Um oboé. Uma única nota, ali pendurada, decidida. Até que um clarinete a substitui, adoçando-a numa frase de tal voluptuosidade… Isto não era uma composição de um macaco amestrado. Era música como eu nunca tinha ouvido. Cheia de uma saudade, de uma saudade não realizada. Parecia-me que estava a ouvir a voz de Deus.
Este é o texto de uma das mais belas cenas de Amadeus (1984), de Milos Forman. Quem o diz é F. Murray Abraham no papel de Salieri. Ele recebeu o Oscar de Melhor Ator.
De cabo a rabo, a Gran Partita para 13 instrumentos (sopros e baixos) é um milagre da genialidade mozartiana e o destaque deste maravilhoso CD de 1995 (reeditado 3 vezes com capas diferentes) e capitaneado por Philippe Herreweghe. Junto da gravação do Collegium Aureum este é o melhor registro desta notável obra. A Serenata K. 388 também é boa e recebe tratamento igualmente luxuoso, mas não há nada como a Gran Partita. Um disco espetacular, para se guardar.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Gran Partita K. 361 / Sérénade Pour Vents K. 388
Sérénade N°10 “Gran Partita” K.361 [370 a]
1 Largo. Molto Allegro 9:08
2 Menuetto. Trios I & II 8:27
3 Adagio 5:14
4 Menuetto. Allegretto. Trios I & II 4:51
5 Romanze. Allegretto 7:27
6 Tema Con Variazioni. Andante 9:47
7 Finale. Molto Allegro 3:22
Sérénade N°12 “Nacht Musique” K.388 [384 a]
8 Allegro 7:15
9 Andante 4:33
10 Menuetto In Canone. Trio In Canon Al Rovescio 4:04
11 Allegro 6:16
Harmonie De L’Orchestre Des Champs Élysées
Philippe Herreweghe
PQP
A decir verdad, habría que considerar también a Pergolesi, que escribió una enorme cantidad de música antes de morir a la tempranísima edad de 24 años.
Ahora surge la gran pregunta : ¿Cómo pudieron Pergolesi, Mozart, Mendelsohn, Chopin, Scubert y otros más, escribir tal cantidad de música?
Respuesta : En esos tiempos no existían el imperio de la música anglo ni el imperio de la música latina…!
À Equipe de PQP Bach. Há tanto conhecimento acumulado, capacidade auditiva apurada e diversificada, bom gosto musical, que constrangidos, resta-nos apenas agradecer, desejá-los feliz 2019, e esperar que continuem com o excelente trabalho, pois, sem dúvida, trata-se da melhor página da Internet. Saúde e saudações afetivas musicais. Edivaldo Vieira da Silva.