Johannes Brahms (1833-1897): Trios Op. 8 (Nro, 1) e Op. 87 (Nro. 2)

folder (1)O Trio Op. 8 é algo tão impressionante que vale ser ouvido em todas as versões possíveis, apesar de que a a concorrência é muito grandeParece que Brahms encontrava sempre uma forma acertar tudo de primeira. Independentemente do gênero —  sinfonias, concertos, serenatas, sonatas para violino ou sextetos de cordas — Brahms consegue ser melhor e mais expressivo em suas primeiras tentativas. Tal é certamente o caso do seu primeiro trio de piano, que embora tenha sido substancialmente revisto décadas após a sua composição original, ainda se apresenta como uma obra-prima de contorno melódico, complexidade harmônica e forma. Compara aí com o segundo e veja se eu não tenho razão!

O Op. 87 é ótimo, é Brahms, mas o 8…

Johannes Brahms (1833-1897): Trios Op. 8 (Nro, 1) e Op. 87 (Nro. 2)

01. Piano Trio No. 1 in B, Op. 8 – Allegro con brio
02. Piano Trio No. 1 in B, Op. 8 – Scherzo (Allegro molto)
03. Piano Trio No. 1 in B, Op. 8 – Adagio
04. Piano Trio No. 1 in B, Op. 8 – Allegro

05. Piano Trio No. 2 in C, Op. 87 – Allegro
06. Piano Trio No. 2 in C, Op. 87 – Andante con moto
07. Piano Trio No. 2 in C, Op. 87 – Scherzo (Presto)
08. Piano Trio No. 2 in C, Op. 87 – Finale (Allegro giocoso)

Storioni Trio

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O Storioni Trio
O Storioni Trio em azul, preto e branco, como o indigno e nojento time do Grêmio

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  1. “Parece que Brahms encontrava sempre uma forma acertar tudo de primeira. Independentemente do gênero –sinfonias, concertos, serenatas, sonatas para violino ou sextetos de cordas — Brahms consegue ser melhor e mais expressivo em suas primeiras tentativas.”
    É, já parei para pensar sobre isso, mas não acho que seja tão assim de fato, embora não te tire a razão. Com os trios, concordo, o n.1 é o melhor, embora na visão revisada. O sexteto 1 também é o melhor, assim como seu primeiro quarteto para cordas e sua primeira sonata para violoncelo. Mas nos concertos para piano, o 2 é bem superior, nas sinfonias, acho a 4ª tão grande e profunda quanto a primeira, nos quartetos para piano, o 3º é o melhor, nas sonatas para violino e nas para piano, acho as terceiras as melhores, nos quintetos para cordas, o 2º acho bem superior… Enfim, também vai muito de gosto, né.

  2. I can speak better for the performers than what has been expressed on the post. This is a very lousy and poor rendition of both trios. In other words, this is a very mediocre performance, to say at least. It’s an absolute lack of undertanding of the very music of Brahms. It’s seems like if the performers has never played in their whole life and for the first time they have this superficial and week aproach to Brahms. They played awful and with any passion or comprehension of all what is in Brahms music. Even a trio of students can play better than they. Its an absolute embarrasing version, one of the worst I remember. They are centuries of distance from the brilliant and almost unbeatable recordings from Beaux Arts Trio. This album is a total waste of time. Worst Brahmsiam album I have ever heard.

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