Pois é. Dizer o quê? A grande discussão lá em casa era se este CD era melhor ou pior que os de André Rieu ou que as incursões populares de Mullova. Eu acho que Mutter vence seus concorrentes, mas houve opiniões contrárias. No que todos concordaram é no fato de Mutter ter desejado tornar-se popular ou ter decidido ganhar dinheiro. Como não creio que grandes haja rombos em sua conta bancária, talvez a moça tenha apenas desejado ser (ainda mais) reconhecida nas ruas. Este é um mal que atinge muitas carreiras. Chega o momento em que alguns artistas dizem: “não quero mais ser moderno, quero ser eterno”. Este CD de Mutter nem é tão bem interpretado, é um CD de brilhaturas pessoais e de abordagens para atingir o grande público. Apesar de eu achá-lo superior aos de Rieu e àquele de música brasileira de Mullova, dou-lhe a nota 1, com louvor.
The Club Album (Live From Yellow Lounge) com Anne-Sophie Mutter
1 Vivaldi: The Four Seasons – Concerto In G Minor, RV 315, “The Summer” – 3. Presto 2:40
by Anne-Sophie Mutter and Mahan Esfahani and Mutter’s Virtuosi
2 Gershwin: Three Preludes – 1. Allegro ben ritmato e deciso 1:43
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
3 Gershwin: Three Preludes – 2. Andante con moto e poco rubato 3:13
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
4 Gershwin: Three Preludes – 3. Allegro ben ritmato e deciso 1:34
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
5 J.S. Bach: Double Concerto For 2 Violins, Strings, And Continuo In D Minor, BWV 1043 – 3. Allegro 4:34
by Anne-Sophie Mutter and Mahan Esfahani and Mutter’s Virtuosi and Noa Wildschut
6 Tchaikovsky: Souvenir d’un lieu cher, Op. 42 – Mélodie 4:31
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
7 Vivaldi: The Four Seasons – Concerto In F Minor, RV 297, “The Winter” – 1. Allegro non molto 3:34
by Anne-Sophie Mutter and Mahan Esfahani and Mutter’s Virtuosi
8 J.S. Bach: Double Concerto For 2 Violins, Strings, And Continuo In D Minor, BWV 1043 – 1. Vivace 3:30
by Anne-Sophie Mutter and Mahan Esfahani and Mutter’s Virtuosi and Nancy Zhou
9 Brahms: Hungarian Dance No.1 In G Minor, WoO 1 3:56
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
10 Debussy: Children’s Corner, L. 113 – 6. Golliwogg’s Cakewalk 3:08
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
11 Saint-Saëns: Introduction et Rondo capriccioso, Op. 28 9:24
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
12 Debussy: Suite bergamasque, L. 75 – 3. Clair de lune 5:00
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
13 Copland: Rodeo – 4. Hoe-Down 3:11
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
14 Gounod / J.S. Bach: Ave Maria 5:08
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
15 Benjamin: Jamaican Rumba 1:49
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
16 Williams: Schindler’s List – Original Motion Picture Soundtrack – Theme 4:43
by Anne-Sophie Mutter and Lambert Orkis
PQP
Oi Mario acho que no fim das contas, pesando tudo, o fiel da balança aponta o teu metodo como o mais viavel e pratico. Estou deacordo contigo que existem bem mais interpretes do que compositores e assim seria melhor indexar o acervo pelos mesmos ainda que o outro metodo tambem seja valido.
Quando voce tiver tempo ouça o Intermezzo da Kleine Suite do dinamarques Carl Nielsen. Eu estava escutando do lado de fora dos portões do Valhalla e me arrepiei todo de tanta beleza. Boa Noite.
manuel
Depois do álbum duplo dos concertos para violino e a sinfonia concertante de Mozart, a Mutter pode ser até a nova parceira do Chimbinha que tá valendo.
O grande valor do disco está em que os aplausos podem ser cortados, num editor de áudio.
Hoje é o Dia Mundial da Música
A questão dá um pouco a pensar: Vez por outra, ouvintes de música clássica lamentam o desinteresse geral por tal gênero, seja por parte do público, da indústria fonográfica, dos meios de comunicação etc., o que contradiz a reclamação quando algum intérprete tenta se aproximar mais do “povão”. Pessoalmente, prefiro também a manutenção da qualidade em detrimento da popularidade, mas reconheço que isso dificulta ainda mais lidar com o problema levantado por alguns críticos de como tornar a música clássica relevante em nossa época. Pode-se dizer: Vamos torná-la relevante sem diminuir a qualidade ! Mas, é realmente possível isso ?