Lucille e Alessio são casados. Normalmente gravam em duo, mas neste disco o foco ficou em Lucille. O casal só aparece lá no final do disco, na Sonata a 4 Mãos e no Concerto para Dois Pianos. As Improvisations e Novelettes gravadas aqui parecem conjuntos, mas ambos os grupos foram compostos durante longos períodos de tempo. As improvisações abrangem mais de 25 anos. Isso mostra a notável consistência da obra de Poulenc, que mostrou algumas mudanças temáticas (por exemplo, na direção da música religiosa), mas geralmente tendia sempre a aprofundar em vez de mudar de direção. Lucille Chung captura muito bem o espírito leve e ousado de Poulenc. Ela é elegante, suave e sintonizada com inteligência sutil do compositor. Tenho absoluta certeza de que Poulenc teria adorado suas performances.
Francis Poulenc (1899-1963): Works for Piano Solo & Duo
15 Improvisations
1 No. 1 in B minor 1:35
2 No. 2 in A-Flat Major 1:36
3 No. 3 in B minor 1:36
4 No. 4 in A-Flat Major 1:30
5 No. 5 in A Minor 1:44
6 No. 6 in B-Flat Major 1:34
7 No. 7 in C Major 2:44
8 No. 8 in A Minor 1:35
9 No. 9 in D Major 1:29
10 No. 10 in F Major, “Eloge des gammes” 2:11
11 No. 11 in G Minor 0:51
12 No. 12 in E-Flat Major, “Hommage à Schubert” 2:10
13 No. 13 in A Minor 2:23
14 No. 14 in D-Flat Major 1:28
15 No. 15 in C Minor, “Hommage à Edith Piaf” 3:22
3 Novelettes
16 Novelette in C Major 2:42
17 Novelette in B-Flat Minor 2:01
18 Novelette sur un thème de Manuel de Falla 2:40
Sonata for Four Hands
19 I. Prelude 2:01
20 II. Rustique 1:47
21 III. Final 1:57
22 L’embarquement pour Cythère 2:16
Concerto in D Minor for Two Pianos
23 I. Allegro ma non troppo 7:30
24 II. Larghetto 5:23
25 III. Finale 5:55
Lucille Chung, piano
Alessio Bax, piano
PQP
Obrigado mais uma vez PQPBach por dividir conosco a maravilhosa obra de um dos compositores mais subestimados do século XX. A obra de Poulenc é de um lirismo impressionante. Destacou-se, sobretudo, como compositor de peças para piano, e como você mesmo citou, criador de obras de forte caráter religioso. A interpretação do jovem casal faz juz sem dúvida à beleza do repertório. Porém vale lembrar , não querendo desmerecer os pianistas, que o grande intérprete de Poulenc continua sendo Gabriel Tacchino, quem também gravou toda a obra para piano de Poulenc, sob a supervisão do próprio compositor, que além disso ainda foi professor do jovem Tacchino. Sua interpretação é considerada definitiva.