Yo-Yo Ma (1955) é um músico norte-americano nascido na França, de origem chinesa, considerado um dos melhores violoncelistas da história.
Yo-Yo Ma nasceu na França numa família de origem chinesa com forte influência musical. Sua mãe, Marina Lu, era cantora, e seu pai, Hiao-Tsiun Ma, era maestro e compositor. Yo-Yo Ma começou estudando violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com seu pai. Depois de um primeiro concerto em Paris, aos seis anos de idade, a família de Yo-Yo Ma se muda para Nova York.
Yo-Yo Ma era uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americanda com oito anos de idade, em um concerto conduzido por Leonard Bernstein. Ele entrou para a Juilliard School (na qual tinha aulas com Leonard Rose), e passou um semestre estudando na Universidade de Columbia antes de se matricular na Universidade de Harvard, mas se questionava sobre se valeria a pena continuar a estudar até que, nos anos 70, o estilo de Pablo Casals o inspirou. Retorna à França para tocar com a Orquestra Nacional da França e com a Orquestra de Paris, sob a direção de Myung-Whun Chung.
Já desde sua infância e adolescência, Yo-Yo Ma possuia uma fama bastante estável e havia tocado com algumas das melhores orquestras do mundo. Suas gravações e interpretações das Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são particularmente aclamadas. Em 1978, Yo-Yo Ma se casou com a violinista Jill Hornor. Eles tem dois filhos, Nicholas e Emily. Sua irmã mais velha, Yeou-Cheng Ma, também nascida em Paris, é violinista e junto com Yo-Yo coordena um projeto chamado Children’s Orchestra Society (COS) em Long Island, nos EUA.
Atualmente, Yo-Yo Ma toca com o Silk Road Project, que visa juntar músicos de vários lugares do mundo de países pelos quais passava a histórica Rota da Seda. Conforme anúncio do secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em janeiro de 2006, Yo-Yo Ma se uniu à lista dos embaixadores da paz da ONU, a exemplo de vários outros músicos, como o tenor Luciano Pavarotti e o jazzista Wynton Marsalis, entre outros.
Ennio Morricone (Roma, 10 de Novembro de 1928), é um compositor, arranjador e maestro italiano. Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão.
Morricone escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas dos western spaghetti do cineasta Sergio Leone: Per un pugno di dollari (br: Por um Punhado de Dólares), de 1964, Per qualche dollaro in più (br: Por Uns Dólares a Mais), de 1965, Il buono, il brutto, il cattivo (br: Três Homens em Conflito), de 1966, e Once Upon a Time in the West (br: Era uma Vez no Oeste), de 1968. Suas composições mais recentes incluem as bandas sonoras de Once Upon a Time in America (br: Era uma vez na América), de 1984, The Mission (br/pt: A Missão), de 1986, The Untouchables (br/pt: Os Intocáveis), de 1987, Nuovo cinema Paradiso (br: Cinema Paradiso), de 1988, Lolita, de 1997, Malèna, de 2000, e Inglourious Basterds (br: Bastardos Inglórios), de 2009.
Entre 1953 a 2011, tem sido o autor consagrado de trilhas sonoras para 503 filmes, seriados, mini-séries e documentários para a televisão (2 trilhas ainda estão em fase final). Desses, foi também o arranjador e/ou maestro de 112 títulos. Recebeu 6 Oscar e mais de uma centena de prêmios internacionais.
(Avicenna, da internet)
Palhinha: ouça The Lady Caliph 18 • Dinner & 19 • Nocturne
.
The Mission
01 • Gabriel’s Oboe
02 • The Falls
Giuseppe Tornatore Suite
03 • The Legend of 1900: Playing Love
04 • Cinema Paradiso: Nostalgia
05 • Cinema Paradiso: Looking for You
06 • Malèna: Main Theme
07 • A Pure Formality: Main Theme
Sergio Leone Suite
08 • Once Upon a Time in America: Deborah’s Theme
09 • Once Upon a Time in America: Cockeye’s Song
10 • Once Upon a Time in America: Main Theme
11 • Once Upon a Time in the West: Main Theme
12 • The Good, the Bad, and the Ugly: Ecstasy of Gold
Brian De Palma Suite
13 • Casualties of War: Main Theme
14 • The Untouchables: Death Theme
Moses and Marco Polo Suite
15 • Moses: Journey
16 • Moses: Main Theme
17 • Marco Polo: Main Theme
The Lady Caliph
18 • Dinner
19 • Nocturne
Bonus tracks
20 • Legend of 1900 – Playing Love (Cello & Piano)
21 • The Mission: Gabriel’s Oboe (Cello & Piano)
Yo-Yo Ma Plays Ennio Morricone – 2004
Yo-Yo Ma (cello) & Roma Sinfonietta Orchestra
Yo-Yo Ma & Gilda Buttà on piano (tracks 20 & 21)
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 192 kbps – 88,5 MB – 1,0 h
powered by iTunes 10.4.1
Partituras e outros que tais? Clique aqui
Boa audição!
Avicenna
Realmente fascinante. Supimpa! O cello é um instrumento que verdadeiramente me encanta..
Dupla fantástica.Bela postagem!
Excelente post grande Avicenna!
Já baixei e ouvi muito…
Estou superatarefado, mas não deixo de ouvir música!
Obrigado pela presença, Anonymus, Luiz Alfredo e companheiro Raphael Cello!
Avicenna
Parabéns por esse e outros posts.
O trabalho de vcs é ótimo! Já recomendei pra muitas pessoas.
Ebaaa, Felipe!!!!
Volte sempre!!
Um abraço,
Avicenna
Sou admirador de Ennio Morricone desde jovem. Um mito vivo.
A título de esclarecimento, Ennio foi indicado ao Oscar por 6 vezes:
1 – Cinzas no Paraíso – 1978
2 – A Missão – 1986
3 – Os Intocáveis – 1987
4 – Bugsy – 1991
5 – Malena – 2001
6 – Os Oito Odiados – 2015
Foi vencedor do Oscar com “Os Oito Odiados”, e recebeu outro Oscar
Honorário pelo conjunto de sua obra em 2007.
Saúde para você Avicenna, e um forte abraço do Dirceu.
Valeu, Dirceu!
Avicenna
Finalmente Yo Yo-Ma! (só podia vir por Avicenna) Bela postagem. Aguardamos mais alguma coisa dele. Obrigado
Semi-novo Manuel
Valeu, semi-novo Manuel!
Semi-novo Avicenna
Excelente disco e a música é mais excelente ainda, Ennio Morricone em suas trilhas evoca sentimentos dos mais sublimes, atuando de forma perfeita com o visual. Estava vendo o filme A Missão uns dias atrás e fiquei fascinado com o tema “Gabriel’s Oboe”, é fácil entender o porquê dos Guaranis se encantarem tanto com o Jesuíta.
Este post veio bem a calhar nesse momento. Muito obrigado!
Volte sempre Carlindo!
Avicenna