Sim, há Don Giovanni, A Flauta Mágica, os Concertos para Piano de números mais altos, a Júpiter, a 40, a Haffner, a Praga, o Concerto para Clarinete, o Divertimento K. 287, etc., porém, dentre os sei lá quantos CDs de Mozart de minha discoteca, escolho esta despretensiosa gravação da Bis sueca. É o que mais gosto, é endorfina pura, me deixa feliz. E nem é pelo extraordinário Concerto para Piano, é muito antes pela interpretação da Sinfonia Concertante para Violino e Viola K. 364. Para meu gosto torto, é meu melhor CD do mestre de Salzburgo.
Em comum, estas duas obras têm a curiosidade de terem protagonizado filmes como quase-personagens. O concerto ficou conhecido como Elvira Madigan pela utilização de seu Andante no filme homônimo de Bo Widerberg (1967). Incrivelmente, o Concerto Nº 21 ficou conhecido como “Tema de Elvira Madigan”. E, em 1988, Peter Greenaway realizou sua obra-prima Afogando em Números utilizando o Andante da Sinfonia Concertante, o qual é executado longamente durante as muitas cenas de assassinatos de maridos pelas Cissies do filme. Certamente, Mozart nunca imaginaria tal utilização, mas ficou lindo, perfeito, dentro de um filme virtuosístico tanto pela atuação dos atores como por sua beleza plástica.
Mas nosso assunto é Mozart. Prestem atenção no primeiro movimento da Sinfonia Concertante, atentem ao momento em que violino e viola entram para fazer seu primeiro solo. Se você não sentir arrepios, tente novamente; se sentir, é normal. Dificilmente haverá coisa mais bela.
W. A. Mozart (1756-1791): Piano Concerto No. 21 / Sinfonia Concertante
Piano Concerto No. 21 in C Major, K. 467 “Elvira Madigan”
1. Allegro maestoso 14:58
2. Andante 06:54
3. Allegro vivace assai 06:21
Staffan Scheja, piano
Conducted by:Jan-Olav Wedin
Performed by:Stockholm Sinfonietta
Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364
4. Allegro maestoso 13:42
5. Andante 12:21
6. Presto 06:54
Bernt Lysell, violin
Nils-Erik Sparf, viola
Conducted by:Jan-Olav Wedin
Performed by:Stockholm Sinfonietta
Total Playing Time: 01:01:10
PQP
Demorou para Mozart aparecer….Ainda bem que apareceu com tudo.Marcelo Gama
Gostei, gostei, sim, Mozart mexe comigo também.
Uauu!De novo: Uau!!E mais uma vez…
O Andante do concerto é belíssimo. E da sinfonia concertante, eu gosto do último movimento. É bem leve.
Ola Pessoal! Agradeço imensamente por esses presentes! É um grande serviço à arte esses posts! Essa sinfonia concertante me tocou profundamente quando ouvi a primeira vez. Eu tinha uns 16 anos. Sentia uma dolorosa alegria ouvindo aquela melodia em que iniciam o violino e a viola. Pensei que nunca mais voltaria a ouvi-la, pois não sabia o nome dessa obra( e Mozart fez tantas!).
Uma gravação primorosa e contagiante.Grato.Um abraço do Dirceu.
não vou deixar passar não, obrigado!