Johann Sebastian Bach (1685-1750): Morimur

IM-PER-DÍVEL !!!

Esse disco é muito original, talvez uma excentricidade. O esplêndido grupo vocal The Hilliard Ensemble junta-se ao não menos esplêndido violinista Christoph Poppen para fazerem um disco que é uma colagem de movimentos de diferentes obras de Bach para violino solo e para coro, separados. Por alguma razão que não pesquei, há uma certa fixação pelo texto medieval Christ lag in Todes Banden (Cristo estava em ânsias de morte), mas que deve dar respaldo ao título do CD. As vozes do Hilliard são lindíssimas — poderia ouvir seus timbres por horas –, Poppen é ótimo, mas não posso declarar amor eterno ao resultado, apenas uma boa amizade. O ponto alto do disco ocorre quando eles decidem pela ousadia das faixas 20 (Den Tod…), 21 (Ciaccona, accompanied by chorale fragments) e 22 (Den Tod…). Nossa, ficou legal pacas, provando que as loucuras e a experimentação valem muito para Bach, o que não chega a ser uma descoberta. Mas por que relacionar a Chacona com a morte? Bem, talvez eu seja um ignorante apenas.

Numa noite fria do século XVIII, Bach escrevia a Chacona da Partita Nº 2 para violino solo. A música partia de sua imaginação (1) para o violino (2), no qual era testada, e daí para o papel (3). Anos depois, foi copiada (4) e publicada (5). Hoje, o violinista lê a Chacona (6) e de seus olhos passa o que está escrito ao violino (9) utilizando para isso seu controverso cérebro (7) e sua instável, ou não, técnica (8). Do violino, a música passa a um engenheiro de som (10) que a grava em um equipamento (11), para só então chegar ao ouvinte (12), que se desmilingúi (?) àquilo.

Na variação entre todas essas passagens e comunicações, está a infindável diversidade das interpretações. Mas ainda faltam elos, como a qualidade do violino – e se seu som for divino ou de lata, e se ele for um instrumento original ou moderno? E o calibre do violinista? E seu senso de estilo e cultura? E o ouvinte? E… as verdadeiras intenções de Bach? Desejava ele que o pequeno violino tomasse as proporções gigantescas e polifônicas do órgão? Mesmo? E quando se coloca um coral em cima?

Johann Sebastian Bach (1685-1750): Morimur

Cantata No. 136, “Erforsche mich, Gott, und erfahre mein Herz,” BWV 136 (BC A111)
1 Chorale for 4 voices “Auf meinen lieben Gott” 2:04

Christ lag in Todes Banden (II), chorale setting for 4 voices, BWV 278 (BC F26.2)
2 Den Tod… (single voice excerpt) 0:26

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
3 Allemanda 4:11

4 Christ lag in Todes Banden (I), chorale setting for 4 voices, BWV 277 (BC F26.1) 1:29

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
5 Corrente 2:48

6 Christ lag in Todes Banden (II), chorale setting for 4 voices, BWV 278 (BC F26.2) 1:31

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
7 Sarabanda 4:00

Cantata No. 89, “Was soll ich aus dir machen, Ephraim?” BWV 89 (BC A155)
8 Chorale for 4 voices Text: “Wo soll ich fliehen hin” 0:51

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
9 Giga 4:19

Christ lag in Todes Banden (II), chorale setting for 4 voices, BWV 278 (BC F26.2)
10 Den Tod… (single voice excerpt) 0:29

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
11 Ciaccona 14:22

12 Christ lag in Todes Banden (I), chorale setting for 4 voices, BWV 277 (BC F26.1) 2:17

St. John Passion (Johannespassion), BWV 245 (BC D2)
13 Chorale for 4 voices “Dein Will gescheh'” 0:54
14 Befiehl du deine Wege (I), chorale setting for 4 voices, BWV 270 (BC 92.1) 1:24
15 Jesu, meine Freude, chorale setting for 4 voices, BWV 358 (BC F116) 1:06

Cantata No. 188, “Ich habe meine Zuversicht,” BWV 188 (BC A154)
16 Chorale for 4 voices “Auf meinen lieben Gott” 0:48

Cantata No. 5 “Wo soll ich fliehen hin,” BWV 5 (BC A145)
17 Chorale for 4 voices “Jesu Deine Passion” 1:08

St. John Passion (Johannespassion), BWV 245 (BC D2)
18 Chorale for 4 voices “In meines Herzens Grunde” 0:52
19 Nun lob, mein Seel, den Herren (I), chorale setting for 4 voices, BWV 389 (BC F153.1) 1:39

Christ lag in Todes Banden (II), chorale setting for 4 voices, BWV 278 (BC F26.2)
20 Den Tod…(single voice excerpt) 0:26

Partita for solo violin No. 2 in D minor, BWV 1004
21 Ciaccona, accompanied by chorale fragments 13:59

Christ lag in Todes Banden (II), chorale setting for 4 voices, BWV 278 (BC F26.2)
22 Den Tod… (single voice excerpt) 0:30

The Hilliard Ensemble
Christoph Poppen

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The Hilliard Ensemble: só ficam sem direção antes de abrirem a boca | Photo: Marco Borggreve
The Hilliard Ensemble: só ficam sem direção antes de abrirem a boca | Photo: Marco Borggreve

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. Esplêndida postagem!
    Segundo pesquisadores como Helga Thoene, a obra seria um epitáfio para a primeira esposa de Bach, Maria Barbara que falecera em 1720, a mesma data da composição. A palavra latina “morimur” provem da fórmula cristã trinitariana:
    Ex Deo nascimur
    In Christo morimur
    Per Spiritum Sanctum reviviscimus
    Obrigado

  2. Mais uma vez, obrigado. IM-PER-Dí-VEL também é a gravação de Emma Kirkby (De Occulta Philosophia).
    Hoje recorro aos Filhos de Bach por outra razão. A trilha do filme João, o Maestro já pode ser ouvida na Web/youtube. Porém, não há, mesmo na versão para compra, a discriminação de algumas faixas. Por favor, ajudem-me a indentificá-las – agardeceria apenas pela identificação/autor.:
    fx 15- Improviso No. 2, Op. 9
    fx 19- Coda do Terceiro Movimento do Concerto No. 1
    fx 20- Andante do Primeiro Movimento do Concerto em A Minor
    Que Deus/Bach os abençôe,
    joão (padecente de melomanite bachiana aguda)

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