Modinha e Lundu
Bahia Musical, séc. XVIII e XIX
Conjunto Anticália
1984
O material gravado neste disco ilustrou uma aula de um curso sobre cultura baiana, promovido pelo Centro de Estudos Baiano da UFBA, em 1982. Foi subsequentemente reapresentado uma quase dezena de vezes pelo grupo Anticália, para uma varieda de de platéias, das mais despretensiosas aos eruditos membros de congresso de história. Não faltaram os visitantes dos estados irmãos, e até mesmo um navio inteirinho da universidade americana, que parou no porto de Salvador. Contudo. o propósito maior é o de dar aos baianos, de volta, aquilo que é seu, um espelho de si mesmos. Não se entenda, entretanto, que haja aqui qualquer intenção regionalista ou mesquinha, pois modinha e lundu foram fenômenos não somente brasileiros, mas que envolveram também o outro lado do Atlântico.
A ênfase aqui é de música na Bahia- não da Bahia – tanto assim que não se hesitou até mesmo de incluir dois documentos de procedência portuguesa.
A despeito do interesse da UFBA, o tradicional problema das verbas não teria permitido a realização deste disco não fosse o apoio da COPENE em concretizá-lo. Não somente vale o agradecimento, mas a esperança de que isso se renove, uma vez que a Bahia, entre as demais unidades da federação, é uma das que mais se tem descuidado de sua memória musical.
A bibliografia musical brasileira carece assim de uma monografia, em profundidade, sobre as modinhas e lundus, vistos sob uma ótica baiana. Se esse é o objetivo futuro desta pesquisa, fique o ouvinte leigo poupado da controvérsia e da erudição, e apenas sujeito a um desfilar de rosas d’antanho, a que certamente não faltarão muitos deleites e alguns espinhos malvadamente permitidos.
Anticália
Compõem o Conjunto Anticália as instrumentistas Selma Alban, Conceição Perrone, Cristina Tourinho e Cândida Williams e a cantora Renata Becker (soprano), com a colaboração neste disco de Helder Parente, instrumentista e cantor.
Rendem uma homenagem de profundo carinho a Bárbara Vasconcelos, um de seus membros mais atuantes e talentosos, prematuramente levada de seu convívio e de promissora contribuição à vida musical da Bahia.
Manuel Veiga é etnomusicólogo, com doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Atualmente é Chefe do Departamento de Música da Universidade Federal da Bahia.
(extraído da contra-capa, 1984)
Modinha e Lundu: Bahia Musical, séc. XVIII e XIX
Anônimo
01. Landum
Anônimo (Séc. XVIII)
02. Quem ama para agravar
03. Eu nasci sem coração – Lundum
04. É tão bom, não dói, nem nada
Anônimo (Recolhido Von Martius entre 1817-1820)
05. Foi-se Josino e deixou-me
06. Prazer igual ao que sinto
Anônimo (Séc. XVIII)
07. Iaiazinha, você mesma
Anônimo
08. Tristes saudades
09. Astuciosos os homens são
Anônimo (modinha imperial coligida por Mário de Andrade)
10. Hei de amar-te até morrer
Xisto de Paula Bahia (Salvador, 1841-Caxambu,1894)
11. A mulata
Plínio Augusto Xavier de Lima (Caetité,1845-1873)/Xisto de Paula Bahia (Salvador, 1841-Caxambu,1894)
12. Quis debalde varrer-te da memória – Agora e sempre
Xisto de Paula Bahia (Salvador, 1841-Caxambu,1894)
13. Iaiá, você quer morrer
Anônimo
14. Morena, morena
15. És, Marília, meu arcanjo
16. Minha morena é bonita – Tirana
Modinha e Lundu: Bahia Musical, séc. XVIII e XIX – 1984
Conjunto Anticália
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC 192,4 MB | HQ Scans 2,1 MB |
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 320 kbps – 78,2 + 2,1 MB – 34,2 min
powered by iTunes 12.0.1
.
Um LP do acervo do musicólogo Prof. Paulo Castagna. Não tem preço !!!
LP de 1984 digitalizado por Avicenna.
.
.
.
Boa audição.
Avicenna
Thanks Avicenna for this wonderful disk! A very good interpretation as well!
Jan
You are always welcome, Jan!
Regards,
Avicenna
¡Maravilhoso…! Obrigado
Obrigadíssimo por este disco, mestre Avicenna!
Sempre tive MUITA curiosidade por esse mundo das modinhas e lundus, mas a maior parte das gravações cria uma barreira para mim intransponível ao empregar vozes excessivamente impostadas, de um modo que todas as fibras do corpo e da mente dizem que NÃO pode ser adequado, não importa o que digam os musicólogos. Este pessoal da Bahia parece ter encontrado um caminho-do-meio perfeito, e me permitiu ouvir as modinhas pela primeira vez sem irritação. Isso definitivamente não é pouco!
E aí vem mais LPs de modinhas & lundus, Monge Ranulfus.
Espero que sejam do seu gosto.
Um abraço,
Avicenna
Olá, tudo bem?
Percebi que o link que consta nessa página é o post https://pqpbach.ars.blog.br/2017/06/09/modinhas-e-lunduns-dos-seculos-xviii-e-xix-segreis-de-lisboa-acervo-pqpbach/
Baixei o cd deste link acima mas é o mesmo. Ainda tens esse cd do Anticália?
Obrigado!
Agora está com o link correto, Rodrigo.
Obrigado pelo aviso.
Um abraço,
Avicenna