IM-PER-DÍ-VEL !!!
Penderecki dedicou seu Concerto Nº 2 para violino e orquestra para Anne-Sophie Mutter. Fez mais: regeu esta gravação. Sem exageros, é uma das melhores peças escritas no século XX. É um concerto em seis movimentos, com um tema de abertura bem definido que é repetido no movimento final. É tudo muito intenso e belo. Mutter escreve no encarte que a peça termina “com uma cena de enterro”. É verdade, mas há um Scherzando engraçadíssimo bem no coração do concerto. O violino de Mutter é intimista e frágil. A orquestra é dialógica, nunca esmagando o solista. Uma composição notável que ganha vida por meio de um desempenho incrível. A Sonata pata Violino e Piano de Béla Bartók é tonal, mas altamente dissonante, utilizando o piano de forma percussiva. Suas melodias são folclóricas, o meio escolhido por Bartók para dar vazão a seu avançado pensamento musical. A Sonata foi escrita no “Ano do Piano” de Bartók, 1926.
Mutter é a deusa do violino da música moderna.
(Esqueçam a mancada no nome do arquivo. O Penderecki é a principal peça deste CD.)
Krzysztof Penderecki: Concerto for Violin & Orchestra No. 2 “Metamorphosen” (1992-95) / Béla Bartók: Sonata for Violin & Piano No. 2, Sz 76 (1922)
1. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 1. Allegro ma non troppo 14:22
2. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 2. Allegretto 3:21
3. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 3. Molto 4:32
4. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 4. Vivace 2:06
5. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 5. Scherzando 5:07
6. Penderecki: Metamorphosen, Konzert für Violine und Orchester Nr. 2 – 6. Andante con moto 8:34
7. Bartók: Sonata No.2 for violin & piano, Sz.76 – 1. Molto moderato 8:03
8. Bartók: Sonata No.2 for violin & piano, Sz.76 – 2. Allegretto 11:43
Anne-Sophie Mutter, violino
London Symphony Orchestra
Krzysztof Penderecki, regente
Lambert Orkis, piano
PQP
Não sei nem como agradecer! Sou muito apaixonado por essa mulher. Cada aparição dela por aqui desperta um sininho de felicidade radiante.
Oi Vassily – bem vindo ao novo mundo. Mas que diabo voce foi fazer no Congo,
homem? explique pra nós. Foste fazer um sacrificio pra pagar os pecados? Brincadeiras a parte, nós todos precisamos muito de você aqui disponibilizando estas obras maravilhosas que usufruimos pelas tuas mãos! Obrigado e seja bemvindo!
abraços
manuel
Yo estuve en el estreno de esta obra en el Teatro Colón de Buenos Aires, hace unos diez años. Dirigió Penderecki y como solista actuó una violinista japonesa, Akiko Suwanai. Me dio la impresión de que en pocos años más, esa obra podría estar en el Olimpo de los conciertos para violín.