IM-PER-DÍ-VEL !!!
Do que Mozart era capaz, hein? Nas suas mãos, até um instrumento como a harpa faz música! Desculpem, não gosto do som da harpa. É inacreditável o ponto de delicadeza que este gênio encontrou, fazendo com que a harpa não pisasse de modo algum na vulgaridade na qual outros compositores a deixam sempre. Só Mozart conseguiu! Este CD de 1987 é uma joia de absoluta gentileza e musicalidade. Todos os concertos são bons, Hogwood e seus solistas estiveram no mesmo estado de graça de Karl Böhm, Nicanor Zabaleta e Wolf Schultz em sua famosa gravação do Concerto para Flauta e Harpa de 1977 para a DG. Só que aqui os concertos que acompanham o K. 299 são melhores, fazendo um disco bem mais equilibrado do que aquele. Um grande CD!
Mozart – Concerto para flauta e harpa (K.299), Andante para flauta (K.315), Concerto para fagote (K.191) e para flauta (K.313)
1. Fl And Hp Con in C, K299: I. Allegro – Lisa Beznosiuk / Frances Kelly
2. Fl And Hp Con in C, K299: II. Andantino – Lisa Beznosiuk / Frances Kelly
3. Fl And Hp Con in C, K299: III. Rondeau: Allegro – Lisa Beznosiuk / Frances Kelly
4. Andante in C, K315 – Lisa Beznosiuk
5. Bn Con in B flat, K191: I. Allegro – Danny Bond
6. Bn Con in B flat, K191: II. Andante Ma Adagio – Danny Bond
7. Bn Con in B flat, K191: III. Rondo: Tempo Di Menuetto – Danny Bond
8. Fl Con NO.1 in G, K313: I. Allegro Maestoso – Lisa Beznosiuk
9. Fl Con NO.1 in G, K313: II. Adagio Ma Non Troppo – Lisa Beznosiuk
10. Fl Con NO.1 in G, K313: III. Rondo: Tempo Di Menuetto – Lisa Beznosiuk
Lisa Beznosiuk (Flauta),
Danny Bond (Fagote)
Frances Kelly (Harpa)
The Academy of Ancient Music
Christopher Hogwood
PQP
q tal umas transcrições de Bach para o violão???? e com o John Willians ainda por cima????
um abraço
Para violão e flauta-doce fica lindo também
Uma vez, ouvi uma lenda a respeito desse “Concerto para flauta e harpa (K.299)” na regencia de Karl Böhm, que a meu ver é magnifica a interpretação de grande comovência e alegria de espírito. Mas como eu dizia, a lenda é que Mozart foi a um castelo, o qual não me recordo o nome, e lá ele ficou sabendo de a existência de da Lenda de SAINT-GERMAIN, e segundo consta essa lenda no meio exotérico, Mozart teve contato com o mesmo e compoz essa magnifica obra. Bom isso foi oque eu ouvi, e cabe ao encargo de cada um duvidar, pois eu mesmo duvido, mas crio na grandiosidade dessa obra que dê muita tranquilidade de espirito ao ouvila.
Hogwood acerta a mão em Mozart ; Karl Bohm romantiza Mozart , pesadão, Mozart era mais ”leve” e as gravações com Hogwood, Gardiner, Freiburg , Andréias Staier, Anima Eterna, Harnoncourt….. soam mais fiéis ao quase rococó Mozart. Karl o aproxima de Beethoven, que acho errado.
Fortepiano também é mais adequado para Mozart.
Nem precisa citar a gravação desta obra pelo Freiburg Baroque Orchestra, já que o PQP é fanático por eles, não entendo porque não postou com eles ao invés do Hogwood, com todo o respeito que este merece….
Freiburger…desculpem o erro
Maravilha! Obrigado,
Avicenna
Esse concerto para flauta e harpa é maravilhoso e essa gravação do Hogwood beira a perfeição. Sensacional..
saudações, pqpbach.
tu tens a gravação da oferenda musical de 1949 sob a condução de hermann scherchen ou da arte da fuga de 1992 do juilliard string quartet?
caso tenhas, podes postar?
axé!
arlandson
Muuuuuuito bom. Um show. Parabéns pelo post.
Fabuloso PQP volta e meia acesso o seu site para acompanhar as novidades e excelente material para download. Quero muito baixar o arquivo deste post – W.A. Mozart (1756-1791): Concerto para flauta e harpa (K.299), Andante para flauta (K.315), Concerto para fagote (K.191) e para flauta (K.313) – mas as urls do pqpshare.com esta semana não estão funcionando. Por favor, verifique. E se tiver uma URL alternativa, por favor, me mande.
Muitíssimo obrigado!