Ludwig van Beethoven (1770-1827): Integral dos Quartetos de Cordas (Kodály) (CD 5 de 9)


IM-PER-DÍ-VEL !!!

Tá bom, vamos ver o que sai em 5 minutos: se os Razumovsky apontavam para a concentração e seriedade dos últimos quartetos — que, por sua vez, apontariam para “o futuro”, como Beethoven afirmava -, o Op. 74, “Harp”, é relaxado e tranquilo, um Op. 18 melhorado que deixaria Mozart e Haydn mordendo-se de inveja!

Os três Razumovsky são notáveis e o destaque do Nº 2 é o notável, belíssimo, irresistível segundo movimento, ao qual Beethoven acrescentou a seguinte advertência na partitura: Si tratta questo pezzo con molto de sentimento, ou seja, em tradução honesta, “Esta peça deve ser abordada com muito sentimento”. O Kodály, com mão leve e strong feeling, o faz muito bem. Há drama aqui. Gosto muito.

Já o Harp é um quarteto fofinho, todo bonitinho e que nos deixa felizes. Felizes mesmo! Por que Harp? Ora, ouça os pizzicatti do primeiro movimento e não me encha o saco. Viram só? Nem deu cinco minutos! Boa noite.

Ludwig van Beethoven: String Quartets Op. 59, No. 2, ‘Razumovsky’ and Op. 74, ‘Harp’

String Quartet No. 8 in E minor, Op. 59, No. 2, “Razumovsky”
I. Allegro 10:08
II. Molto adagio 12:35
III. Allegretto 07:31
IV. Finale: Presto 05:38

String Quartet No. 10 in E flat major, Op. 74, “Harp”
I. Poco adagio – Allegro 09:28
II. Adagio ma non troppo 09:46
III. Presto – 05:22
IV. Allegretto con variazioni 06:46

Kodály Quartet

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Fome de Beethoven
Fome de Beethoven

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. OK, entendi agora:Para fazer liderar um blog tão fantástico e perfeito, há que ser doido varrido.Meu Deus, que comentário! E o pior é que está certíssimo!Um beijo e parabéns.Débi Bittencourt.

  2. Vamos aproveitar o aniversário de Beethoven e postar a coleção completa dos quartetos de corda pelo Kodály quartet, que nunca foi postado integralmente aqui, Até hoje, depois de naos espero por isso. Vida longa e saúde a todos!

Deixe um comentário