A Sinfonia Nº 4 de Gustav Mahler é a INTRODUÇÃO IDEAL a quem queira penetrar neste mundo paradoxal de sofisticação e enormidades musicais, de ciclotimias e longos adágios, de bandinhas tradicionais e alta cultura. Sem as tolices musicais e políticas de alguns de seus ascendentes, Mahler segue a construção de sua obra virando o jogo na quarta sinfonia. É uma música transparente, doce e fluida, muitas vezes de instrumentação rarefeita, delicada. É a sinfonia mais simples e curta da série. Após dois movimentos de arrebatadora e mozartiana musicalidade, temos um arrepiante movimento lento (Ruhevoll) levado pelas cordas, típico do mais puro Mahler, que é finalizado por um movimento que o compositor chama com toda a razão de “muito agradável”, extraído do ciclo de canções Des Knaben Wunderhorn, minha próxima postagem.
Grande e belíssima música, é, repito, a introdução ideal às sinfonias de Mahler.
Sobre a Quarta Sinfonia, FDP Bach escreveu:
Mais uma sinfonia mahleriana, desta vez a de nº 4. Como as outras três já postadas aqui nesta integral, a 4ª também se inclui no chamado ciclo das “Wunderhorn” Symphonies, ou seja, estas sinfonias se baseavam em temas e letras de seu ciclo de canções composto na juventude, “Des Knaben Wunderhorn”. Maiores informações sobre a sinfonia vocês podem encontrar aqui.
Em minha opinião, Bernstein comete uma temeridade nesta interpretação. Ele coloca uma criança para interpretar a canção “Das himmlische Leben”. Mas, mesmo sendo uma temeridade, pelo porte da obra, achei que o jovem Helmut Wittek se saiu muito bem. E Bernstein consegue um balanço mais suave, para que a orquestra não engula o jovem cantor.
No link acima, se encontrará a letra da canção, e sua respectiva tradução para o inglês.
Mais uma magnífica sinfonia, deste grande mestre da orquestração.
CD5
Gustav Mahler – Symphony Nº 4
01. Bedächtig. Nicht eilen
02. In gemächlicher Bewegung. Ohne Hast
03. Ruhevoll
04. Sehr behaglich `Wir geniessen die himmlischen Freuden` (soprano solo)
Helmut Wittek : soprano
Jaap van Zweden : violin solo
Concertgebouw Orchestra
Leonard Bernstein
PQP
Linda gravação. Não gosto da invenção do Bernstein de colocar o menino no último movimento. Mas, num todo, o registro é maravilhoso. Essa Concertgebouw…
Há tempos atrás baixei a quarta com Chailly e a mesma Concertgebouw, no finado Avaxsphere. A voz de Barbara Bonney é linda, tem a doçura de uma criança, e a firmeza da mulher adulta.
Vamos ver como o jovem vai se sair (não baixei da primeira vez que postou, PQP).
Rafael, o avaxphere está no ar, mas com seu nome original:
http://www.avaxhome.ws. Está tudo lá, com direito a mais uma integral das sinfonias de Mahler.
Sim, mas quando eu tento entrar no Avax, ele começa a abrir, então surge o seguinte aviso: “O Internet Explorer não pode abrir o site http: // http://www.avaxhome.ws/ . Operação anulada”. E apaga tudo. Alguém sabe o que está acontecendo?
Caro PQP, meu comentário não tem nada a ver com o post, é que só gostaria de saber se é de seu interesse a Paixão segundo São Lucas. Se for, só da o sinal verde e envio pra você. até mais.
Sinal verde!
Opa, FDP!
Acessei este link e deu tudo certo, obrigado!
Nesse clima malehriano,a sinfonia de Hans Rott seria uma boa…
Que linda a voz desse menino! Meu Deus, que idéia maravilhosa a do Bernstein, e que regência! Vou chorar aqui…
seria pedir muito solicitar a versão de Claudio Abbado para a 4a sinfonia?
Grato!!!
Giancarlo, não posso atendê-lo por não ter esta gravação. Fico lhe devendo essa.
muito grato, sei que de oportunamente aparecerá!
bom dia! amo a sinfonia n 4 de mahler. seria possível postá-la com karajan e edith mathis. é uma belíssima leitura. bem como a de kubelik! muito obrigado!