Uma importante gravação do passado. Ultra-romântico, o violinista de lentes grossas Wolfgang Schneiderhan carregava em cores pouco utilizadas em nossos dias. O cara foi spalla da Orquestra Filarmônica de Viena e mantinha, paralelamente, uma carreira solo.. Esqueçamos seu passado no Partido Nazista. Afinal, entrou na coisa aos 15 anos, em 1940. Engraçado como, em outra gravação, Ferenc Fricsay deixou Schneiderhan mais calmo do que ele aparece aqui, fazendo berrar seu violino com a utilização de uma força descomunal. Devia ter calosidades nas mãos. Mas o resultado é bom, mas só depois que paramos de rir de certos exageros.
Johannes Brahms (1833-1897): Sonatas para Violino (completas)
1 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.1 in G, Op.78 – 1. Vivace ma non troppo 10:39
2 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.1 in G, Op.78 – 2. Adagio 7:47
3 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.1 in G, Op.78 – 3. Allegro molto moderato 7:55
4 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.2 in A, Op.100 – 1. Allegro amabile 8:01
5 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.2 in A, Op.100 – 2. Andante tranquillo – Vivace – Andante – Vivace di più – Andante vivace 5:46
6 Brahms: Sonata for Violin and Piano No.2 in A, Op.100 – 3. Allegretto grazioso (Quasi andante) 5:06
7 Brahms: Sonata for Violin and Piano No 3 in D minor, Op.108 – 1. Allegro 7:28
8 Brahms: Sonata for Violin and Piano No 3 in D minor, Op.108 – 2. Adagio 4:50
9 Brahms: Sonata for Violin and Piano No 3 in D minor, Op.108 – 3. Un poco presto e con sentimento 2:37
10 Brahms: Sonata for Violin and Piano No 3 in D minor, Op.108 – 4. Presto agitato 5:40
11 Brahms: Scherzo in C minor for violin & piano (from the FAE-Sonata) 5:28
Wolfgang Schneiderhan, violino
Carl Seeman, piano
PQP
Putz, ninguém comentou o Schneiderhan. Vou comentar então. O cara é bom, não é um Perlman, o melhor nas sonatas de Brahms, pra mim, mas é bom. Não acho tão exagerado assim. Até porque prefiro as gravações românticas do que as históricas, até já comentei aqui sobre. Creio que os grandes gênios compuseram, consciente ou inconscientemente, para instrumentos mais potentes do que os da sua época. Beethoven é exemplo disso.
hoje, somente hoje que vi o post. estou baixando. ouvi com perlman e ashkenazi. gostei bastante. assim que ouvir vou comentar. en passant, deixo aqui uma proposta. ha uma gravaçao de duas das tres sonatas de brahms com igor oistrakh e anton ginzburg. fabulosa!!!!!