Charles-Camille Saint-Saëns (1835-1921) – Phaeton, Op.39, Le Rouet d’Omphale, Op.31, Danse macabre, Op.40, La Jeunesse d’Hercule, Op.50, Marche heroique in E flat, Op.34, Piano Concerto No.1 in D, Op.17 – Rogé, Dutoit, Philharmonia Orchestra

51+DlQr8bSLEsse cd é uma delícia. Traz poemas sinfônicos de Säint-Saens, incluindo a conhecidíssima “Dança Macabra” e o belíssimo Concerto para Piano  nº1, com Pascal Rogé. Charles Dutoit dirige com a competência habitual a ótima Philharmonia Orchestra.
O destaque, como não poderia deixar de ser, é a sensacional “Dança Macabra”. Gostei da definição da wikipedia para essa expressão:

“Dança macabra (em francês Danse macabre, em alemão Totentanz), é uma alegoria artístico-literária do final da Idade Média sobre a universalidade da morte, que expressa a ideia de que não importa o estatuto de uma pessoa em vida, a dança da morte une a todos.”

01. Phaeton, Op.39
02. Le Rouet d’Omphale, Op.31
03. Danse macabre, Op.40
04. La Jeunesse d’Hercule, Op.50
05. Marche heroique in E flat, Op.34
06. Piano Concerto No.1 in D, Op.17 _ 1. Andante – Allegro assai
07. Piano Concerto No.1 in D, Op.17 _ 2. Andante sostenuto quasi adagio
08. Piano Concerto No.1 in D, Op.17 _ 3. Allegro con fuoco

Kyung Wa Chung – Violin
Pascal Rogé – Piano
Philharmonia Orchestra
Charles Dutoit – Conductor

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2 comments / Add your comment below

  1. Beto Toda Música disse…
    Recaem sobre Saint-Saëns acusações tais como: mero perfeccionista da forma, frio academicismo, entre outras.
    Tais preconceitos ainda pesam frequentemente na interpretação de suas obras. Ele é lembrado com menosprezo nas palavras de Debussy: “Saint-Saëns é o homem que mais sabe música no mundo inteiro”. Com isto, Debussy quis dizer que Saint-Saëns se sufocava em sua erudição.
    Os que desprezam sua arte são dúvida os que menos a conhecem e, sobretudo, esquecem-se da influência que ele teria exercido sobre a música francesa em pleno encantamento wagneriano.
    Saint-Saëns soube revalorizar um Marc-Antoine Charpentier, um Rameau.
    A arte de Saint-Saëns não é rígida nem afetada: é simplesmente a obra de um romântico acorrentado, cujo perfeito domínio de seu ofício pode muitas vezes tê-la inibido. Não podemos esquecer a admiração, ao contrário de Debussy, que lhe devotava Ravel.
    As obras ora postados são uma prova candente da grandeza de Saint-Saëns. Basta apenas, ouvirmos com os ouvidos abertos e a mente esvaziada de pré-julgamentos.
    Mais uma vez. Obrigado pela bela postagem.

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