Definitivamente, Richard Galliano é um grande instrumentista e não se intimida diante de projetos que o desafiam. Foi assim com Astor Piazzolla. Sua compreensão da obra do músico argentino o levou a ultrapassar as dificuldades não apenas técnicas, mas, principalmente culturais e nos mostrou, assim como Gidon Kremer, que um europeu pode sim tocar Piazzolla como um argentino.
Mas aqui o negócio é outro. Aqui trata-se de Bach. a dificuldade de adaptar a obra de Bach para o acordeon deve ter sido enorme. Nós, filhos de Bach, temos de tirar o chapéu para o desafio que ele encarou.
Fã que sou desse cara, sou até suspeito para classificar esse CD como IM-PER-DÍ-VEL!!!. Mas os clientes da amazon concordam comigo em lhe dar cinco estrelas:
“There’s more to the accordion than “Bella Notte;” Richard Galliano beautifully provides the proof.”
“A Bach Masterpiece”
“Bach de nuevo por las nubes”
Detalhe: foi seu primeiro disco de música clássica, e sua estréia no selo Deutsche Grammophon. Com certeza, uma estréia cinco estrelas.
01 – Badinerie
02 – Violin Concerto BWV1041
03 – Violin Concerto
04 – Violin Concerto
05 – Air
06 – Prelude
07 – Harpsichord Concerto
08 – Harpsichord Concerto
09 – Harpsichord Concerto
10 – Siciliano
11 – Allemande
12 – Concerto for Oboe and violin
13 – Concerto for Oboe and Violin
14 – Concerto for Oboe and Violin
15 – Contrapunctus 1
16 – Aria
Richard Galliano – Acordeon, accordina, bandóneon
Jean-Marc Phillips, Sebastien Surel – Violins
Jean-Marc Apap – viola
Raphael Pidoux – Cello
Stéphane Logerot – Double Bass
FDP
Considero este homem um dos maiores músicos sobre a Terra. Fabuloso, seu trabalho é belíssimo e emociona. Quando vi este seu novo disco sobre Bach, ele já havia gravado também As Estações de Vivaldi, pensei que estaria talvez buscando novos horizontes. Lembro que o soberbo Sivuca e Osvaldinho do Acordeon, também exímios mestres do instrumento, tocavam a Toccata em Fuga e Ré menor e era assombroso – tanto em estúdio como em público. Ouçamos então Msieur. Galliano em sua aventura Bachiana! Grato!