Gosto muito da música popular dos Bálcãs. Conheço pouco, como vocês logo saberão. Tudo começou enquanto via os filmes do grande Emir Kusturica — Tempo de Ciganos, Underground, Quando papai saiu em viagem de negócios, Black cat white cat, A vida é um milagre e outros. Ali, conheci o excelente Goran Bregovic, músico, band leader e compositor responsável pelas trilhas. Depois, Bregovic e Kusturica brigaram e o próprio Kusturica fundou a No Smoking Orchestra, parceira habitual da Garbage Serbian Philharmonia.
Na verdade, conheço apenas esses dois, mas já gostei de quase todos os outros. Ah, pois é, apaixono-me facilmente. A música dos Bálcãs é informada — pois é muito bem escrita e tocada — e é UMA FESTA SÓ. Este Time of the Gypsies é das coisas mais tranquilas que tenho ouvido, mas há os bons músicos e cantores, além da alegria, mesmo que mezzo contida. Já a ironia e o deboche são o subtexto desta música.
Ah, importante: nunca percam um show desses caras. Vi a No Smoking na Inglaterra e Bregovic com sua Wedding and Funeral Band em Porto Alegre. Suas músicas e festas são um arraso.
Ouça porque vale a pena! Um pouco de álcool no sangue não fará nada mal para acompanhar as canções.
The No Smoking Orchestra / Time of the Gypsies 2007 (Punk Opera)
1. Efta Purane Ikone (Seven Old Icons)
2. Djilaben Promalen (Sing People Sing)
3. San Francisco (San Francisco)
4. O Chaveja (Oh, My Children)
5. Hederlezi (St. George Day)
6. Cik Cik Pogodi (Guess Guess Who Is Coming)
7. Crazy About Money (Crazy About Money)
8. Del Dija (Lord Gave Us)
9. Kana O del Baravel (When Lord Gives)
10. Evropa (Europe)
11. Pharimasa Va Inzares (The Beggars)
12. Perhan Sovel (Perhan Is Dreaming)
13. Lorenzzo (Lorenzzo)
14. Sas Jekh Len (There Was a River Once)
Music by Emir Kusturica, Dejan Sparavalo, Nenad Jankovic and Stribor.
With the participation of the No Smoking Orchestra and of the Garbage Serbian Philharmonia.
PQP
Parabéns pelo post! Essa obra é excelente!!! Para aqueles que não o conhecem, recomendo fortemente q passem a conhecer o Kusturica (Black Car, White Cat; Undergroung etc).
Sugiro a leitura do post do NYT sobre a estréia dessa ópera (comprem o DVD e a assistam após conhecer algo da obra do cineasta): http://www.nytimes.com/2007/06/28/arts/music/28emir.html
Grande abraço!
Caras, escutem essa banda, Begnagrad… tem grandes influências da música balcânica… acho q vão curtir… atenção especial pro disc que chama “begnagrad” mesmo… intão, já achei esse disco como “konzert for a broken dance” que parece q é uma versão reduzida… pqp, talvez o senhor pire.
http://www.progarchives.com/artist.asp?id=1931
Excelente post… Me lembrou o Karnak, com mesmos ginga brasuca. Mesmo não entendendo nada da língua (buscarei traduções), as referencias musicais são fortes como a citação de Carmen do Bizet.
Abraços