Jean-Baptiste Lully (1632–1687): Lully-Molière / Les Comedies-Ballets (Les Musiciens du Louvre, Minkowski)

Há um problema com a música francesa, quem ignora? Até um de seus maiores compositores barrocos, Jean-Baptiste Lully, nasceu Giovanni Battista Lulli, na bela Florença. Lully tornou-se francês, tendo passado a maior parte de sua vida trabalhando na corte de Luís XIV. Seu estilo de composição foi imitadíssimo na Europa. Sem chegar à categoria de Rameau (nosso leitor há anos), Lully foi grande. E um grande idiota, pela forma como morreu. Inventou muitas coisas. Em 1671, passou a ocupar o posto de compositor oficial do rei. Três anos depois tornou-se mestre de música da família real. Criou o gênero sinfonie para preceder as óperas — até hoje é assim –, modificou o estilo das danças na ópera francesa introduzindo o minueto e danças mais rápidas. Elaborou a suíte, e organizou o grupo 24 Violons du Roi — primeiro conjunto especialmente criado para fins de concertos regulares para animar os balés da corte. Luis XIV gostava de se exibir dançando, Lully então desenvolveu a importância cênica da ópera, levando as bailarinas para o palco. A seguir, apresentamos algumas peças que Lully criou para peças de Molière.

Ah, como ele morreu? Em 8 de janeiro de 1687, Lully estava conduzindo um Te Deum em honra de Luís XIV, recém recuperado de uma doença. O compositor marcava o tempo, batendo com um grande bastão (o precursor da batuta) no chão, como era usual nesse período, quando atingiu o próprio pé, provocando uma infecção. Essa ferida evoluiu para uma gangrena, mas Lully recusou-se a amputar o pé. Em consequência, acabou morrendo, em 22 de março de 1687.

Jean-Baptiste Lully (1632–1687): Lully-Molière / Les Comedies-Ballets (Les Musiciens du Louvre, Minkowski)

1 L’Amour Médecin 10:34
2 Les Plaisirs De L’Île Enchantée: Deuxième Journée – La Princesse D’Elide 7:36
3 George Dandin – Le Grand Divertissement Royal De Versailles 13:02
4 Monsieur De Pourceaugnac – Le Divertissement De Chambord 3:54
5 Pastorale Comique 5:56
6 Le Bourgeois Gentilhomme 12:38
7 Les Amants Magnifiques 19:59

Isabelle POULENARD, soprano
Agnès MELLON, soprano
Gilles RAGON, ténor
Michel VERSCHAEVE, baryton
Bernard DELETRE, basse
Michel LAPLENIE, ténor
Philippe CANTOR, basse

LES MUSICIENS DU LOUVRE
Marc MINKOWSKI

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Mulher. Circa 1650.

PQP

11 comments / Add your comment below

  1. Prezados PQP e família,Seu blog é maravilhoso, como escreveu Felipe! Eu o acompanho sistematicamente e baixo tudo o que posso logo que sai. Estou fazendo minha coleção… Prova do bom gosto do trio que mantém viva o blog da família Bach é a escolha por esse CD. Magnífico, magnífico, magnífico! Eu já o tinha e o escuto regularmente.A propósito, sua piada em relação aos franceses é justa só em parte. Veja por quem assina este comentário…Rameau

  2. Por falar em italianos, tenho um CD com peças de Antonio e Domenico Scarlatti. Já que nenhum deles Scarlatti não apareceu ainda, como poderia fazer para compartilhá-lo com vocês, enviando-o para esse blog?Minha ambição vaidosa é a de poder ser o menor a contribuir para este sarau virtual e permanente mantido pelos filhos connoisseurs da família Bach e por sua adorável amiga Schumann…Seu criado,[email protected]

  3. É um grande prazer para mim, ver o CD que eu indiquei figurar entre os sempre bem escolhidos CDs deste blog. Discordo da sua piadinha, pois não podemos esquecer Rameau, Couperin ( amante de Lully durante uma determinada época), Charpentier, o grande desafeto de Lully que foi Lambert, Marin Marais. Mais o que devemos esperar de um Prussiano?Bem piadas a parte, queria muito encontrar um CD com o Te Deum de Lully, e acrescento que se alguém tiver o CD da trilha sonora do filme Le Roi Danse, por favor postem o mais rápido. Ela é magistral.Obrigado por este blog muito estimulante.

  4. Hi,this is a wonderful blog, great mix of different music, I will come back here regularly to find out, which treasures you has already put out.Thank you very much!Woody

  5. Ciao PQPBach, I see in the comments that you have problems with Lully~Moliere work, you can find a 192 Kbps complete version in my blog. (Branle de Champagne)Greets!

  6. keruh dizer kii fikou muituh bom e ki estou aki prke meu tema
    das olimpiadas do meu colegio eh o jean e vcs me deram uma boa esclarecidah sobre kem eh o jean

  7. Prezado PQP,

    Parabenizo pelo fantástico blog. Eu já conhecia algumas sinfonias do Mahler, mas fi assisitindo à série “Dead Like Me” e ouvindo um personagem falar com tanta paixão de suas sinfonias q me deu curiosidade de conhecer melhor, então fuçando na net encontrei este blog..
    Não sei se vc conhece um filme francês, chamado: “Le Roi Danse” (A Dança do Rei). Este fílme mostra a ascensão do Rei Luís XIV ao trono e a rivalidade entre Lully e Moliere em sua corte…a trilha sonora é toda de Lully..FANTÁSTICA!!!!! Como eu faria para postá-la neste blog???Tenho o fílme e posso disponibilizá-lo..
    Desde já agradeço..

  8. Prezado PQP,

    Parabenizo pelo fantástico blog. Eu já conhecia algumas sinfonias do Mahler, mas foi assisitindo à série “Dead Like Me” e ouvindo um personagem falar com tanta paixão de suas sinfonias q me deu curiosidade de conhecer melhor, então fuçando na net encontrei este blog..
    Não sei se vc conhece um filme francês, chamado: “Le Roi Danse” (A Dança do Rei). Este fílme mostra a ascensão do Rei Luís XIV ao trono e a rivalidade entre Lully e Moliere em sua corte…a trilha sonora é toda de Lully..FANTÁSTICA!!!!! Como eu faria para postá-la neste blog???Tenho o fílme e posso disponibilizá-lo..
    Desde já agradeço..

Deixe um comentário