Johann Sebastian Bach (1685-1750) – The Well-Tempered Clavier – vols. 1 & 2 (Links restaurados)

Postado inicialmente em 1 de maio de 2012.

Como queria muito que este CD quadrúplo viesse ao ar ainda hoje, resolvi finalizar o post agora. Estou meio sem tempo para escrever, por isso, peguei um trecho da wikipédia. “O Cravo bem Temperado é uma das obras musicais mais importantes da música ocidental, de grande envergadura, profundidade, diversidade musical, estética e psicológica e de grande complexidade que demonstrou tanto tecnicamente como por meio de sua grandiosidade, o potencial musical dos temperamentos musicais circulares. Tais temperamentos, permitiram infinitas modulações em tonalidades bastante diferentes, estabelecendo a base harmônica da música clássica de Bach em diante. Embora a obra de Bach não fosse a primeira composição pan-tonal (utilizando todas as tonalidades), de longe foi a mais influente. Beethoven, que fazia das modulações remotas o núcleo de sua música, foi tremendamente influenciado por O Cravo Bem Temperado, desde sua juventude quando a interpertação de peças dos dois volumes de Bach, em concertos, foi em parte responsável por sua fama e reputação. A possibilidade de modular até regiões harmônicamente remotas e, portanto, de criar efeitos psicológicos e estéticos que foi amplamente desenvolvida no período romântico e pós romântico, finalmente levou à dissolução do próprio sistema tonal na obra de Schoenberg e outros compositores atonais do início do século XX.Além do uso de todas as tonalidades, O Cravo Bem Temperado também é único quanto à grande variedade de técnicas e modos de expressão utilizados por Bach nas fugas. Nenhum outro compositor produziu obras tão ponderosas e características na forma de fuga que freqüentemetne foram consideradas exercícios teóricos. Muitos compositores posteriores estudaram a obra de Bach para melhorar sua própria escrita da forma fuga. Até mesmo Verdi achou-a útil para seu último trabalho, ao ópera Falstaff. A primeira gravação integral do Cravo bem Temperado foi feita por Edwin Fischer entre 1933 e 1936”.Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1865-1750) – The Well-Tempered Clavier – vols. 1 & 2

DISCO 01

01 Book I, BWV 856-860 – Nr. 1 Prelude in C-Dur
02 Book I, BWV 856-860 – Nr. 1 Fuge in C-Dur
03 Book I, BWV 856-860 – Nr. 2 Prelude in C-Moll
04 Book I, BWV 856-860 – Nr. 2 Fuge in C-Moll
05 Book I, BWV 856-860 – Nr. 3 Prelude in Cis-Dur
06 Book I, BWV 856-860 – Nr. 3 Fuge in Cis-Dur
07 Book I, BWV 856-860 – Nr. 4 Prelude in Cis-Moll
08 Book I, BWV 856-860 – Nr. 4 Fuge in Cis-Moll
09 Book I, BWV 856-860 – Nr. 5 Prelude in D-Dur
10 Book I, BWV 856-860 – Nr. 5 Fuge in D-Dur
11 Book I, BWV 856-860 – Nr. 6 Prelude in D-Moll
12 Book I, BWV 856-860 – Nr. 6 Fuge in D-Moll
13 Book I, BWV 856-860 – Nr. 7 Prelude in Es-Dur
14 Book I, BWV 856-860 – Nr. 7 Fuge in Es-Dur
15 Book I, BWV 856-860 – Nr. 8 Prelude in Es-Moll
16 Book I, BWV 856-860 – Nr. 8 Fuge in Es-Moll
17 Book I, BWV 856-860 – Nr. 9 Prelude in E-Dur
18 Book I, BWV 856-860 – Nr. 9 Fuge in E-dur
19 Book I, BWV 856-860 – Nr. 10 Prelude in E-Moll
20 Book I, BWV 856-860 – Nr. 10 Fuge in E-Moll
21 Book I, BWV 856-860 – Nr. 11 Prelude in F-Dur
22 Book I, BWV 856-860 – Nr. 11 Fuge in F-Dur
23 Book I, BWV 856-860 – Nr. 12 Prelude in F-Moll
24 Book I, BWV 856-860 – Nr. 12 Fuge in F-Moll
25 Book I, BWV 856-860 – Nr. 13 Prelude in Fis-Dur
26 Book I, BWV 856-860 – Nr. 13 Fuge in Fis-Dur
27 Book I, BWV 856-860 – Nr. 14 Prelude in Fis-Moll
28 Book I, BWV 856-860 – Nr. 14 Fuge in Fis-Moll
29 Book I, BWV 856-860 – Nr. 15 Prelude in G-Dur
30 Book I, BWV 856-860 – Nr. 15 Fuge in G-Dur

DISCO 02

01 Book I, BWV 861-869 – Nr. 1 Prelude in C-DurNr. 16 Prelude in G-Moll
02 Book I, BWV 861-869 – Nr. 16 Fuge in G-Moll
03 Book I, BWV 861-869 – Nr. 17 Prelude in As-Dur
04 Book I, BWV 861-869 – Nr. 17 Fuge in As-Dur
05 Book I, BWV 861-869 – Nr. 18 Prelude Gis-Moll
06 Book I, BWV 861-869 – Nr. 18 Fuge in Gis-Moll
07 Book I, BWV 861-869 – Nr. 19 Prelude in A-Dur
08 Book I, BWV 861-869 – Nr. 19 Fuge in A-Dur
09 Book I, BWV 861-869 – Nr. 20 Prelude in A-Moll
10 Book I, BWV 861-869 – Nr. 20 Fuge in A-Moll
11 Book I, BWV 861-869 – Nr. 21 Prelude in B-Dur
12 Book I, BWV 861-869 – Nr. 21 Fuge in B-Dur
13 Book I, BWV 861-869 – Nr. 22 Prelude in B-Moll
14 Book I, BWV 861-869 – Nr. 22 Fuge in B-Moll
15 Book I, BWV 861-869 – Nr. 23 Prelude in H-Dur
16 Book I, BWV 861-869 – Nr. 23 Fuge in H-Dur
17 Book I, BWV 861-869 – Nr. 24 Prelude in H-Mull
18 Book I, BWV 861-869 – Nr. 24 Fuge in H-Moll
19 Book II, BWV 870-872 – Nr. 1 Prelude in C-Dur
20 Book II, BWV 870-872 – Nr. 1 Fuge in C-Dur
21 Book II, BWV 870-872 – Nr. 2 Prelude in C-Moll
22 Book II, BWV 870-872 – Nr. 2 Fuge in C-Moll
23 Book II, BWV 870-872 – Nr. 3 Prelude in Cis-Dur
24 Book II, BWV 870-872 – Nr. 3 Fuge in Cis-Dur

DISCO 03

01 Book II, BWV 873-883 – Nr. 4 Prelude in Cis-Moll
02 Book II, BWV 873-883 – Nr. 4 Fuge in Cis-Moll
03 Book II, BWV 873-883 – Nr. 5 Prelude in D-Dur
04 Book II, BWV 873-883 – Nr. 5 Fuge in D-Dur
05 Book II, BWV 873-883 – Nr. 6 Prelude in D-Moll
06 Book II, BWV 873-883 – Nr. 6 Fuge in D-Moll
07 Book II, BWV 873-883 – Nr. 7 Prelude in Es-Dur
08 Book II, BWV 873-883 – Nr. 7 fuge in Es-Dur
09 Book II, BWV 873-883 – Nr. 8 Prelude in Dis-Moll
10 Book II, BWV 873-883 – Nr. 8 Fuge in Dis-Moll
11 Book II, BWV 873-883 – Nr. 9 Prelude in E-Dur
12 Book II, BWV 873-883 – Nr. 9 Fuge in E-Dur
13 Book II, BWV 873-883 – Nr. 10 Prelude in E-Moll
14 Book II, BWV 873-883 – Nr. 10 Fuge in E-Moll
15 Book II, BWV 873-883 – Nr. 11 Prelude in F-Dur
16 Book II, BWV 873-883 – Nr. 11 Fuge in F-Dur
17 Book II, BWV 873-883 – Nr. 12 Prelude in F-Moll
18 Book II, BWV 873-883 – Nr. 12 Fuge in F-Moll
19 Book II, BWV 873-883 – Nr. 13 Prelude in Fis-Dur
20 Book II, BWV 873-883 – Nr. 13 Fuge in Fis-Dur
21 Book II, BWV 873-883 – Nr. 14 Prelude in Fis-Moll
22 Book II, BWV 873-883 – Nr. 14 Fuge in Fis-Moll

DISCO 04

01 Book II, BWV 884-893 – Nr. 15 Prelude in G-Dur
02 Book II, BWV 884-893 – Nr. 15 Fuge in G-Dur
03 Book II, BWV 884-893 – Nr. 16 Prelude in G-Moll
04 Book II, BWV 884-893 – Nr. 16 Fuge in G-Moll
05 Book II, BWV 884-893 – Nr. 17 Prelude in As-Dur
06 Book II, BWV 884-893 – Nr. 17 Fuge in As-Dur
07 Book II, BWV 884-893 – Nr. 18 Prelude in Gis-Dur
08 Book II, BWV 884-893 – Nr. 18 Fuge in Gis-Dur
09 Book II, BWV 884-893 – Nr. 19 Prelude in A-Dur
10 Book II, BWV 884-893 – Nr. 19 Fuge in A-Dur
11 Book II, BWV 884-893 – Nr. 20 Prelude in A-Moll
12 Book II, BWV 884-893 – Nr. 20 Fuge in A-Moll
13 Book II, BWV 884-893 – Nr. 21 Prelude in B-Dur
14 Book II, BWV 884-893 – Nr. 21 Fuge in B-dur
15 Book II, BWV 884-893 – Nr. 22 Prelude in B-Moll
16 Book II, BWV 884-893 – Nr. 22 Fuge in B-Moll
17 Book II, BWV 884-893 – Nr. 23 Prelude in H-Dur
18 Book II, BWV 884-893 – Nr. 23 Fuge in H-Dur
19 Book II, BWV 884-893 – Nr. 24 Prelude in H-Moll
20 Book II, BWV 884-893 – Nr. 24 Fuge in H-Moll

Friedrich Gulda, piano

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(Revalidado pelo Carlinus)

11 comments / Add your comment below

  1. Quanto tempo, hein, Carlinus!
    rsrsrs Eu também tive que trabalhar hoje. Pelo menos foi só meio período. Acho que o mais certo seria chamar o primeiro de maio só de “Dia do Trabalhador”, não de “Dia do Trabalho”, não acham?

  2. Que beleza de postagem Carlinus. Gulda tocando Bach? Sou fá desse cara… e não conheço esta gravação.. tenho cds dele tocando Beethoven e Mozart, mas desconheço sua leitura de Bach. Tô baixando e curioso para ouvir.

  3. Valeu pela postagem, Carlinus. O Gulda é fenomenal no Mozart, mas, sei lá, não gostei dessa versão dele do Cravo. Prefiro o Gould.

  4. Gostaria de dar os parabens pelo blog, esta muito bom e sempre me surpreeendo com a qualidade dos materiais aqui divulgados. So gostaria de informar que estes links do Gulda no MediaFire expiraram e nao estou conseguindo baixar, se puderem corrigir serei muito grato. Desde ja saudações.

  5. Por favor, existe alguma versão deste cravo bem temperado para o cravo? sou meio ortodoxo e avesso a essas obras executadas ao piano…

  6. Fiquei fã do Gulda desde que ouvi suas gravações completas para as sonatas e concertos para piano de Beethoven. Nem tudo ali é genial mas no geral me causou espanto pela energia de algumas versões. Algo ali me cativou e fui atrás de outros discos do pianista. Baixei até ao seu “The Air from Other Planets” e suas gravações com Joe Zawinul e Chick Corea. Vou conferir mais este Gulda. Obrigado.

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