Roberto Szidon é um dos maiores artistas brasileiros. Nasceu em 1941, 14 anos depois de meu pai, um de seus maiores admiradores. Lembro de Szidon tocando Rudepoema, de Villa-Lobos, na Reitoria da UFRGS. Eu devia ter uns 8 ou 9 anos e fiquei encolhido na cadeira ao lado de meu pai, com medo de que ele não conseguisse tocar aquela peça para mim impossível — eu tinha menos de dez anos e ficava achando que os executantes iam errar… Ficava nervoso, torcendo por eles, tamanha a empatia. Naquela noite, intuía merda no ar. No momento em que Szidon deu o primeiro dos três acordes finais — com a mão fechada, esmurrando o piano — uma corda se rompeu, fazendo um som mais do que estranho. Szidon, uma cara baixinho, gordinho e de voz apagada (minha lembrança), explicou timidamente: “a corda se rompeu”. Todos rimos. Foi a aplaudido de pé, não em razão da corda, mas do que tinha feito antes.
Depois, Szidon foi para a Alemanha, tornou-se pianista da Deutsche Grammophon, tocando cada vez mais. Pouco aparece em Porto Alegre, sua cidade natal. Não, nada de ressentimentos. Nossa, adoraria postar seus Villa-Lobos aqui, mas nosso maior compositor, sabemos, é assunto proibido em nosso blog.
Ontem à tarde, falava com Francisco Marshall e ele me veio com este CD de Scriabin. Disse que era um dos melhores que tinha, mas que ia dar de presente a um pianista amigo (Tiago Halewicz? NÃO. VER COMENTÁRIO DE FRANCISCO MARSHALL, FM, AO POST). Antes, porém, queria que o PQP Bach o publicasse. Bá, fiquei muito feliz. Fiz a conversão rapidamente e já já chamarei um motoboy para devolver-lhe o tesouro.
Scriabin é um romântico tardio. A sonoridade de sua primeira fase é chopiniana — outro compositor bastante visitado por Szidon. As formas são as mesmas: há noturnos, prelúdios, estudos e mazurkas. E sonatas. Posteriormente inspirado pelos impressionistas, pelo cromatismo de Liszt e Wagner, Scriabin foi personalizando e evoluindo o seu vocabulário musical, evolução que podemos seguir através das suas dez sonatas, das quais as últimas cinco revelam passagens claramente atonais. A articulação é muitas vezes substituída por “uma cortina sonora”, em que os várias vozes se cruzam e atropelam. Não é nada trivial nem esquecível.
É um privilégio poder postar assim de chofre toda a evolução de Scriabin através da interpretação de Roberto Szidon. Sim, tem que baixar.
IM-PER-DÍ-VEL !!!!
CD 1: Scriabin: Piano Sonatas Nos.1, 2 & 3
Piano Sonata No.1 in F minor, Op.6
1. Allegro con fuoco 9:56
2. 6:20
3. Presto 3:28
4. Funebre 6:23
Piano Sonata No.2, in G sharp minor op.19 “Sonata Fantasy”
5. Andante 8:04
6. Presto 3:42
Piano Sonata No.3 in F sharp minor, Op.23
7. Drammatico 7:29
8. Allegretto 2:15
9. Andante 4:58
10. Presto con fuoco 6:01
Roberto Szidon
Total Playing Time 58:36
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)
CD 2: Scriabin: Fantaisie Op.28; Piano Sonatas Nos.4, 5, 6 & 7 “White Mass”
1. Fantasy in B minor, Op.28 9:34
Piano Sonata No.4 in F sharp major, Op.30
2. Andante 3:27
3. Prestissimo volando 5:00
4. Piano Sonata No.5 in F sharp major, Op.53 13:05
Piano Sonata No.6, Op.62
5. Modéré 11:35
Piano Sonata No.7 (“White Mass”), Op.64
6. Allegro 13:42
Roberto Szidon
Total Playing Time 56:23
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)
CD 3: Scriabin: Piano Sonatas Nos.8, 9 “Black Mass” & 10; 2 Early Sonatas
1. Piano Sonata No.8, Op.66 14:30
2. Piano Sonata No.9, Op.68 “Black Mass” 9:58
3. Piano Sonata No.10, Op.70 13:44
Sonate-fantaisie in G sharp minor (1886)
4. Andante – Allegro vivace 8:16
Sonata in E flat minor (1887-89)
5. Allegro appassionato 7:50
6. (Andantino) – attacca: 6:41
7. Presto 4:27
Roberto Szidon
Total Playing Time 1:05:26
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)
Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!
PQP
Do caralho, PQP! Obrigado!
Un post increíble! Muchísimoas gracais
Como é bom termos um serviço de utilidade pública como o PQPBach! Este é um dos meus melhores CDs, e darei com prazer ao pianista Piotr Żukowski, que fez no StudioClio o memorável concerto “O pianista polonês”, dia 22/01/2011. Tiago Halewicz, curador cultural do StudioClio, levará para ele de presente o original, na estação de ski de Zakopane, sul da Polônia, dia 16 de fevereiro p.v.. Quando o StudioClio comprar o seu merecido piano novo (campanha aberta!), ele virá inaugurá-lo.
http://studioclio.com.br/atividades/concertos-e-shows/evento/23655/o-pianista-polones
Não baixei, mas aprovo de antemão a execução do Szidon.
Queria muito ouvir o Scriabin, par lui même, em Piano Welte-Mignon. Aí sentiríamos de fato a expressão que ele dá a sua música. Impressionante! Só quem ouviu é que sabe do que digo…
Parabéns pelo post e pelo belíssimo site.
Por qBarbara Strozzi
ops!!!
Escorregou o enter aqui. Foi malz.
Como eu dizia, por que os comentários para Barbara Strozzi estão off????
Acabei de baixar, ainda não acabei de ouvir, mas já gostei. Eu não tinha a menor idéia sobre a presença feminina entre os compositores barrocos.
Desculpe ter me intrometido no teu tópico, PQP, mas eu tinha que agradecer a CLV pelo post. É obvio que também vou baixar Alexander Scriabin, e comento depois.
Is simply the best Scriabin’s player…
An underrated giant of the piano playing…
Phantastic!
Thanks!
Maravilhoso comentário sobre o grande pianista – que tão recentemente nos deixou. Nos velhos e bons concertos para a juventude, aos domingos de manhã, me trouxe muito conhecimento e felicidades. Maravilhosa postagem, muito obrigado.
Scriabin como compositor e Szidon como executante estão no Panteão da música pianística. Gravação histórica e imperdível.Abraço do Dirceu.
Por favor, há alguma chance para um novo link
por isso difícil de encontrar
conjunto de Sonatas Scriban de Szidon?
@}–>–>-| Albert