O Strava ontem lembrou do aniversário de 170 anos do nascimento de um dos mais importantes músicos de todos os tempos, Tchaikovsky. Eu não poderia passar batido. Sou fã da sua música. Por isso resolvi fazer duas postagens. A primeira é este CD fantasticamente imperdível. Destacarei apenas o Concerto para violino em Ré maior, op. 35, um dos concertos mais belos, conhecidos e tecnicamente difíceis para o instrumento. Quando compôs a obra, Tchaikovsky estava se recuperando de uma depressão causada pela relação desastrosa com Antonina Miliukova, sua esposa. A primeira apresentação foi realizada em 1881, tornando-se de lá para cá uma referência necessária quando mencionamos o termo: “concerto para violino e orquestra”. Ainda aparece neste registro o Concerto para piano e orquestra, o opus 23, com Gilels e Mehta. Ou seja, é para ouvir e se impressionar. Boa apreciação!
Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Piano concerto No. 1 in B flat minor, op. 23 e Violin concerto in D major, op. 35
Concerto para piano e orquestra No. 1 in B flat minor, op. 23
01. I. Allegro non troppo e molto maestoso
02. II. Andantino semplice
03. III. Allegro con fuoco
New York Philharmonic
Emil Gilels, piano
Zubin Mehta, regente
Concerto para violino em D major, op. 35
04. I. Allegro moderato
05. II. Canzonetta. Andante
06. III. Finale. Allegro vivacissimo
The Philadelphia Orchestra
David Oistrakh, violino
Eugene Ormandy, regente
Carlinus
Com certeza o Piano Concerto Nº 1 in B flat Minor é umas das obras mais lindas do Tchaikovsky! O segundo movimento é simplesmente divino!
Tenho um CD com esse Concerto, seguindo da Abertura 1812, Opus 49. Um dos melhores da minha coleção!
link quebrado