Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Concertos para piano

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Não sei quem mandou ao mano PQP (o qual me repassou) os concertos pra piano de meu pai, mas agradeço pra valer porque, incrivelmente, eu não os conhecia ainda, embora já tivesse ouvido todos os demais concertos dele (os dois pra cello, o pra harpa, o pra violão e o pra gaita). Não são obras tão inspiradas mas, para quem gosta das obras do Villa, são garantia de uma aprazível audição.

***

01-04. Piano Concerto No 1
I Allegro
II Allegro- Poco Scherzando
III Andante & Cadenza
IV Allegro Non Troppo
05-08. Piano Concerto No 2
I Vivo
II Lento
III Quasi Allegro – Cadenza
IV Allegro

BAIXE AQUI

9-12. Piano Concerto No 3
I Allegro
II Andante Con Moto
III Scherzo- Vivace-Cadenza
IV Allegro Vivace (Decisivo)
13-16. Piano Concerto No 4
I Allegro Non Troppo
II Andante Con Moto
III Scherzo- Allegro Vivace – Cadenza
IV Allegro Moderato
17-20. Piano Concerto No 5
I Allegro Non Troppo
II Poco Adagio
III Allegretto Scherzando – Cadenza
IV Allegro

BAIXE AQUI

Royal Philharmonic Orchestra, regida por Miguel Gómez-Martínez
Piano: Cristina Ortiz

CVL

14 comments / Add your comment below

  1. Cara! Villa Lobos é divino! Mas ainda prefiro as composições européias!

    Sinceramente, gostaria que postassem ” O pássaro de fogo” de Igor Stravinsky, pois há tempos procuro ele para sacar!

    Agradeço a atenção!

    do seu mais novo fã!

  2. O concerto é maravilhoso, o para Violão e orquestra é lindíssimo também, não concordo com o seu comentário afirmando que são obras pouco inspiradas!

    1. Obrigado pelo comentário, Humberto. Só deixando claro: gosto do concerto para violão e dos dois concertos para cello.

      Minha observação foi sobre os concertos para piano (em parcitular, se comparados ao conc. para violão), e mesmo assim não deixam de ser uma boa audição.

  3. Putz….
    Caetano afirmou isto? afff prefiro continuar ouvindo minhas musicas eruditas e meu rock pesado!
    Esse caba eh sem noção!

    Parabéns a todos do site.
    Belissimo Trabalho!

    Bom começo de semana a todos!

    1. esse caetano(gosto de sua musica),compara popularide com inovação.O calipso é a melhor banda do genero.mas o chibinha nao é um guitar hero

  4. Os meus preferidos são os de números 4 e 5. Estes dias ouvi o final de um sexteto de Villa na rádio cultura, o nome era “sexteto místico”, alguém conhece esta peça? Por quê místico?

    1. Já eu diria que é o sexteto é “místico” por realmente perseguir um clima “etéreo”, de imaterialidade. Os instrumentos (como a celesta) servem a isso. Paris dos anos 20 gostava dessas coisas… Tenho o ‘Sextuor Mystique’ com Turíbio Santos no violão, mas infelizmente em vinil, e enquanto não tiver tempo de dar um jeito no meu sistema pra copiar vinil com menos ruído, essa e outras jóias continuam incompartilháveis… 🙁

  5. Caro PQP após eu ter feito o comentário abaixo no post dos concertos para piano de Villa-Lobos, não consigo mais entrar na página do PQP, será que houve algum erro no comentário?
    Comentário:
    # Hélio
    maio 31st, 2009 às 23:09

    Os meus preferidos são os de números 4 e 5. Estes dias ouvi o final de um sext

  6. Caro PQP, o que achas da Sinfonia da Alvorada de Tom Jobim, passa pelo seu crivo? Ouvindo o LP da década de 60, me lembrou Villa-Lobos, aliás, o própio Villa afirmou antes de morrer, que somente Santoro e Jobim tinham condições de continuar o trabalho que ele havia começado!

  7. O concerto nº 5 é uma obra de arte, lindíssimo e jamais poderá ser classificado como uma obra pouco inspirada na minha opinião!

Deixe um comentário