Um grande professor que eu tive sempre repetia que a ignorância não gerava dúvidas. Tinha razão, mas digo a vocês que pode ser pior: a ignorância pode gerar certezas!
Foi assim que decidi que a Sinfonia Nro. 00, Study Symphony, era a mesma que Nro. 0. O Leonardo, comentarista deste blog, esclareceu-me. OK, sempre vou poder fazer minha defesa dizendo que dois zeros são o mesmo que um, só que a discussão aqui não é matemática, é de notação (bastante burrinha, por sinal).
Então, eu, P.Q.P. Bach, o aficionado de Bruckner, acabo descobrindo uma nova obra e provando ser um apedeuta. Não que eu tenha pudor ou estaja vexado ao expôr minha ignorância; pelo contrário, fico feliz para ter mais material dos anos de formação do complexo e divertido Anton.
Não escolhi esta gravação dentre outras. Fui visitar a Margarida na Sala dos Clássicos e ela tinha um exemplar Mid Price da Zero com o Daniel Barenboim e a orquestra de Chicago, com seu sempre extraordinário naipe de metais. Ouvi-a várias vezes nos últimos dias e já declaro-me apaixonado.
Pessoal, não há nada que seja menos que o máximo nesta sinfonia, desde sua extraordinária abertura, o belo, tranqüilo e melodioso Andante, um Scherzo que só ouvindo e um Finale para se ouvir a todo volume. Eu disse A TODO VOLUME!!!!
As outras peças são inferiores.
Enjoy Anton!
P.Q.P. Bach
Sinfonia Nro. 0 – “Nullte”
1.: Sinfonie Nr. 0 D – Moll: Allegro
2.: Sinfonie Nr. 0 D – Moll: Andante
3.: Sinfonie Nr. 0 D – Moll: Scherzo. Presto – Trio. Langsamer und Ruhiger
4.: Sinfonie Nr. 0 D – Moll: Finale. Moderato – Allegro Vivace
5.: Helgoland (para coro masculino e orquestra)
6.: Psalm 150 C – Dur (para soprano, coro e orquestra)
Chicago Symphony Orchestra
Daniel Barenboim
Ruth Welting, soprano
Chicago Symphony Chorus
Hi P.Q.P., very interesting posting to learn hearing Bruckner. My first symphony was this “Zero” and since then I love this music. Strongly recommended for all who fear Bruckner, this recording will get anybody to a fine start to love this, too.GreetingsWoody
PQP, Por acaso vc teria a oitava de Bruckner com Otto Klemperer? Estou procurando e está difícil.
Legal, P.D.Q.! E é esse CD mesmo que eu também tenho! :DEssa sinfonia já é ou não puro Bruckner? O homem tinha estilo…: inconfundível. As outras duas peças são legais de se ouvir, “ditirâmbicas!”, diria logo com entusiasmo.Um abraço!
Não, infelizmente não, Sander.Tenho há anos a gravação de Eugen Jochum – que admiro muito – e é com ela que irei quando chegar à oitava.P.Q.P. Bach
Leonardo, isso mesmo. Bruckner já era, inconfundivelmente, Bruckner.P.Q.P. Bach
.
..
Esta sinfonia tem qualidade superior a qualquer uma das sinfonias de Dvorak, que foi de seu contemporâneo.
.
..
E nem numeração esta sinfonia tem, pois foi “abandonada” por seu criador.
Como assim, abandonada? É incompleta?