Ué, de novo? Alguns irão perguntar, mas responderei: Ontem trouxe a versão de John Williams com o Eugene Ormandy, e hoje vos trago outro mestre do violão, Pepe Romero, tocando estas duas obras primas de Rodrigo. Não quero estabelecer um ranking para decidir de quem é a melhor versão, senão teria que trazer Narciso Yepes e Andrés Segovia para tornar a disputa mais acirrada. Mas enfim, vos trago as versões que melhor conheço, as ouço há mais de quarenta anos, principalmente a do John Williams, como bem descrevi no texto de ontem.
Não preciso tecer maiores comentários aqui. São duas escolas diferentes, um australiano e um espanhol, mas igualmente excepcionais músicos, acompanhados por magníficas orquestras e maestros idem. Não quero estabelecer parâmetros, nem rankings. Apenas peço para os senhores ouvirem, só isso.
01. Rodrigo Concierto de Aranjuez – I Allegro con spirito
02. Rodrigo Concierto de Aranjuez – II Adagio (Christine Pendrill cor anglais)
03. Rodrigo Concierto de Aranjuez – III Allegro gentile
04. Rodrigo Fantasia para un gentilhombre – I. Andante moderato
05. Rodrigo Fantasia para un gentilhombre – II. Adagio – Allegretto –
06. Rodrigo Fantasia para un gentilhombre – III. Allegro con brio
07. Rodrigo Fantasia para un gentilhombre – IV Canario Allegro ma non troppo
08. Rodrigo Canconeta
09. Rodrigo Invocacion y danza (Homenaje a Manuel de Falla) – Moderato
10. Rodrigo Invocacion y danza (Homenaje a Manuel de Falla) – Allegro moderato
11. Rodrigo Tres pequenas piezas – I Ya se van los pastores
12. Rodrigo Tres pequenas piezas – II Por caminos de Santiago
13. Rodrigo Tres pequenas piezas – III Pequena sevillana
Pepe Romero – Violão
Academy of Saint Martin in the Fields
Sir Neville Marriner – Conductor
FDP
Para mim, quem melhor tocou o Aranjuez foi o Paco de Lucia. É uma interpretação mais “crua” e bem com o DNA espanhol que a música pede. Mas, Williams e Pepe Romero são super craques também.