Iberia: Peças para Orquestra de Chabrier • Debussy • Ravel – Royal Liverpool Philharmonic Orchestra & Domingo Hindoyan ֎

Que tal embarcar em um avião imaginário rumo à ensolarada Espanha com Domingo Hindoyan e a RLPO? Seu mais recente álbum, ‘Iberia’, apresenta a Espanha através do olhar francês de Chabrier, Debussy e Ravel, e é pura alegria desde as primeiras notas.

A orquestra é inglesa, seu regente é venezuelano, o selo é londrino e os compositores franceses, mas a música é ibérica! Sensual, insinuante, ritmos envolventes, sonoridade grandiosa. Você não se decepcionará, se está buscando música para alegrar seu momento.

O repertório reflete o fascínio dos compositores franceses e artistas franceses com a cultura do país vizinho, especialmente no início do século passado. Nas décadas de 1960 e 70 surgiram ótimos discos com essa temática. O disco da Orquestra Sinfônica de Chicago regida por Fritz Reiner é um exemplo.

A peça que abre o programa desta postagem, España, de Emmanuel Chabrier, é icônica, e as outras peças de Debussy e Ravel seguem a mesma trilha com primor. É uma ótima oportunidade para a orquestra e seu diretor mostrarem seus méritos e alta qualidade. A produção também está impecável e o programa nos reserva uma hora e tanto de ótima audição, terminando com uma gravação do Bolero que me manteve ligado até a última nota.

Emmanuel Chabrier (1841-1894)

  1. España

Claude Debussy (1862-1918)

  1. Images – Ibéria: I. Par les rues et les chemins
  2. Images – Ibéria: II. Les parfums de la nuit
  3. Images – Ibéria: III. Le matin d’un jour de fête

Maurice Ravel (1875-1937)

  1. Rapsodie espagnole: I. Prélude à la nuit
  2. Rapsodie espagnole: II. Malagueña
  3. Rapsodie espagnole: III. Habanera
  4. Rapsodie espagnole: IV. Feria
  5. Miroirs: IV. Alborada del gracioso
  6. Pavane pour une infante défunte
  7. Boléro

Royal Liverpool Philharmonic Orchestra/Domingo Hindoyan

rec. 2022/24, Philharmonic Hall, Liverpool

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 174 MB

Domingo apontando os caminhos para as violas da PQP Bach Sinfonietta

Do crítico da plataforma Presto Classical, falando deste álbum e mais um outro, gravados pela mesma orquestra e regente: I admit I’ve had the English album on repeat for the last three weeks, but ‘Iberia’ has quickly grabbed hold of me for its sheer [consults dictionary] alegría de vivir.

Alegria de viver! Aproveite!

René Denon

Ilustração enviada para a postagem pelo Dept. de Artes do PQP Bach Publishing House

Se você gostou desta postagem, talvez queira visitar essas outras:

Diversos Compositores: Iberia y Francia • Imogen Cooper (piano) ֍

Stephen Hough’s Spanish Album – Peças de A. Soler, E. Granados, I. Albeniz, F. Mompou, F. Longas, C. Debussy, M. Ravel, F. X. Scharwenka, W. Niemann e S. Hough

Deixe um comentário