Michael Tippett (1905 – 1998): Concerto para Piano & Segunda Sinfonia – Steven Osborne (piano) – London Philharmonic Orchestra & Edward Gardner (regente) ֎

Music is a performance and needs the audience. [MT]

Há já alguns anos me encantei com o Concerto para Piano de Sir Michael Tippett e sempre que aparece uma oportunidade de ouvir uma nova gravação, não perco tempo. Este foi o caso que me levou a este disco gravado ao vivo e lançado pelo selo da própria orquestra – London Philharmonic. O pianista, Steven Osborne, já deixou um registro de estúdio desta obra no selo Hyperion. Ele aparece aqui devido à cortesia da Hyperion, sua gravadora.

Steven Osborne no portão de entrada do PQP Bach Solar em Chelsea…

Eu certamente espero que você goste desta gravação do Concerto, mas a peça que completa o disco, a Segunda Sinfonia de Tippett, também me cativou bastante.

Enquanto a motivação para a gênese do Concerto para Piano fora um ensaio do Concerto No. 4 de Beethoven pelo legendário pianista Walter Gieseking, a fagulha para a Segunda Sinfonia foi acesa por Vivaldi, como nos conta o próprio Michael Tippett.

Eu estava em um pequeno estúdio da Rádio Lugano, assistindo o pôr do sol sobre o lago, ouvindo umas gravações de Vivaldi (em 1955, pré-HIP). De repente me bateram uma sequência de notas graves vindo dos violoncelos que me jogaram do mundo de Vivaldi para o meu mundo pessoal e marcaram o momento exato da concepção da Segunda Sinfonia. Os fortes dós de Vivaldi assumiram uma espécie de qualidade arquetípica, como se me dissessem: aqui é onde devemos começar. Eu sabia que era o início de uma nova obra orquestral. Não me lembro mais dos arpejos de Vivaldi, mas quatro dós graves e fortes são de fato as notas que iniciam a Sinfonia e eles retornam no final da obra. Sua função não é tanto estabelecer o tom, mas atuar como uma espécie de ponto de partida e de retorno’.

As palavras associadas aos quatro movimentos da Sinfonia são, respectivamente, joy, tenderness, gaiety e fantasy.

MICHAEL TIPPETT (1905–98)

Piano Concerto
  1. Allegro non troppo
  2. Molto lento e tranquillo
  3. Vivace
Symphony No. 2
  1. Allegro vigoroso
  2. Adagio molto e tranquillo
  3. Presto veloce
  4. Allegro moderato

STEVEN OSBORNE, piano

EDWARD GARDNER, conductor

LONDON PHILHARMONIC ORCHESTRA

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MP3 | 320 KBPS | 160 MB

Edward Gardner

Listening to these luminous and often electrifying performances, it’s hard to believe that this was music which accrued a reputation for ‘difficulty’: the technical challenges are worn ever so lightly, and Gardner has a wonderful way of spotlighting inner details as well as tapping into the infectious energy which thrums through both works.   Katherine Cooper [Presto Music Classical]

Parte da resenha que pode ser lida integralmente aqui: Osborne já gravou este concerto antes, com Martyn Brabbins e a Royal National Scottish Orchestra (Hyperion), em um conjunto completo de obras de Tippett para piano. Essa versão é excelente; a diferença aqui é Gardner, que sempre obtém uma execução firme e rápida de seus músicos. Isso é mais notável no final do Rondo, que chacoalha até sua alegre conclusão.

A Segunda Sinfonia foi considerada por muito tempo como intocável (uma crítica comum à música de Tippett durante sua vida), por causa de um incidente em sua estreia. Ela começa com repetidos dós graves nas cordas (uma influência de Vivaldi), sobre os quais uma série de frases rítmicas irregulares e sincopadas são ouvidas nos violinos. Na estreia, os violinos bagunçaram sua linha. O maestro Adrian Boult teve que parar e começar a apresentação novamente, pelo que ele graciosamente assumiu total responsabilidade.

Os músicos da LPO brilham quando têm a oportunidade: ouça o solo de trompete lindamente equilibrado no início do movimento lento. Esta música pode ser um pouco sombria se for tocada com muita força, mas Gardner sabe como dar vida a ela de forma vibrante. É uma performance fantástica: o som é de primeira qualidade com um equilíbrio que favorece levemente os instrumentos de sopro, e os violinos também acertam na abertura.

Aproveite!

René Denon

Sir Michael and one of the critics…

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