Em casa com Bach
Leipzig fica a 120 quilómetros de Dresden, para onde viajou Johann Sebastian Bach em diversas ocasiões, para testar novos órgãos e onde esperava obter um rendoso emprego, que nunca veio. Mas, hoje, vamos celebrar uma viagem que ocorreu no sentido inverso, de Dresden para Leipzig.
Em 1739, Wilhelm Friedemann Bach, o filho mais velho de Johann Sebastian, foi de Dreden para Leipzig e levou junto seu amigo Sylvius Leopold Weiss assim como um de seus alunos de alaúde, Johann Kropfangs. Podemos imaginar quanta música esse encontro produziu. Essa visita foi registrada no dia 11 de agosto no diário de Johann Elias Bach, sobrinho e secretário particular de Johann Sebastian: «Hoje, algo incrível aconteceu no mundo da música: meu primo [Wilhelm Friedemann Bach] veio nos visitar e ficou por quatro semanas. Ele veio com dois alaudistas, o Sr. Weiss e o Sr. Kropfgans [seu aluno], que nos encantaram com muitos concertos».
Esta postagem reúne dois discos que, de certa forma, celebram esse encontro de músicos geniais. No disco de Diego Cantalupi e Davide Pozzi temos principalmente peças de Weiss, além de uma fuga para alaúde, de Bach. As peças são interpretadas ora ao cravo, ora ao alaúde e em certos momentos, ambos tocam juntos. Veja este lindo vídeo postado no Youtube, música primorosamente interpretada em um cenário encantador.
No disco de Alberto La Rocca e Carlo Lazari temos a Suíte SW 47, de Weiss, que deve ter sido ouvida diversas vezes nessa estadia em Leipzig, assim como a adaptação feita por Bach, acrescentando o violino sobre a transcrição para cravo. No disco ouvimos uma versão com violino e violão, arranjo feito por Alberto La Rocca.
Sylvius Leopold Weiss (1687 – 1750)
Lute Sonata No. 54
- Andante
- Allegro primo e secondo
- Largo
- Tempo di Minuetto
Fantasia e fuga, for solo lute
- Fantasia
- Fuga
Harpsichord Sonata No. 47
- Entreé
- Courante
- Rondeau
- Sarabande
- Menuet
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Fugue in G minor for lute, BWV1000
- Fugue
Sylvius Leopold Weiss (1687 – 1750)
Concerto e Giga, for lute & harpsichord
- Adagio
- Allegro
- Adagio
- Gique
Diego Cantalupi, alaúde
Davide Pozzi, cravo
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 182 MB
Bach e Weiss eram amigos e se encontraram em várias ocasiões. Johann Friedrich Reichardt até os descreve desafiando um ao outro para uma competição de improvisação: ‘Qualquer um que entenda o desafio de tocar modulações harmônicas e contraponto decente no alaúde ficará surpreso e espantado ao ouvir uma testemunha ocular dizer que Weiss, o grande alaudista, competiu com J.S. Bach, o grande cravista e organista, tocando fantasias e fugas.’
___ o O o ___
Silvius Leopold Weiss (1687-1750)
Suite in A SW47 for lute
- Entrée
- Currante
- Rondeau
- Sarabande
- Allegro
- Men[uet]
Alberto La Rocca guitar & arrangement
Silvius Leopold Weiss / Johann Sebastian Bach 1685-1750
Suite in A BWV1025 for violin & harpsichord
after Weiss’s Suite SW47
with violin accompaniment composed by Bach
- Fantasia (by J.S. Bach)
- Courante
- Entrée
- Rondeau
- Sarabande
- Menuet
- Allegro
Alberto La Rocca guitar & arrangement
Carlo Lazari violin
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 130 MB
A “melodia adicionada” de Bach, composta com sua habilidade sobre-humana usual, lança uma nova luz sobre a suíte original, como se a vestisse com um traje extraordinariamente elegante. A parte do violino comenta a textura original do alaúde sem sufocá-la, quase como uma improvisação livre acima do topo. Ela brinca com os vários elementos da música de Weiss, extrapolando ideias para temas, imitando-os ou simplesmente vagando livremente. A parte de Bach também é altamente imaginativa e variada em sua expressão, frequentemente adicionando encaixe rítmico complexo e virtuosismo significativo, enquanto sempre se mantém fiel às emoções dos movimentos de Weiss.
Celebre você também essa amizade!
Aproveite!
René Denon
PS: No segundo disco da postagem indicada a seguir você encontrará a versão de Bach para a Suíte do compadre Weiss, aquela denotada por BWV 1025: