MOZART
Música para Piano
Richard Goode
A música para piano solo de Mozart tem um traço galante, clássico, que pode soar superficial. Muitas peças foram escritas na sua juventude e em vários casos eram dedicadas a seus alunos. Mas, este disco tem um programa bem peculiar, que mostra uma outra dimensão nesse tipo de repertório.
A Sonata em lá menor K. 310 foi escrita sob o impacto da morte de sua mãe, que o acompanhava em uma viagem à Paris. O seu enorme movimento lento, andante cantabile, transcende todos os outros escritos até então. Mas, não espere lacrimosas notas, pois que mesmo na maior das tristezas, o compositor é Wolfgang e sua genialidade e elegância transparecem.
A brilhante marcha que segue após a sonata é uma transcrição feita por Mozart de uma peça orquestral, uma abertura para uma serenata.
A courante e a giga que seguem a marcha refletem o profundo interesse que Mozart teve pela música de Bach e de Handel, com as quais teve contato através do entusiasta por esses mestres, o Barão Gottfried van Swieten.
A próxima peça descrita assim pelo escritor do libreto, Michael Steinberg: O que ouvimos no Rondó em lá menor é tristeza, tristeza que vai além de um possível consolo, vai mesmo além das lágrimas. É a música mais triste que eu conheço que não é de Schubert. Escrito em 1787, reflete o estado de espírito de Wolfgang naqueles dias. Nas cartas escritas nessa época para o amigo Michael Puchberg, colega maçom a quem Mozart recorria em busca de ajuda financeira, e para Constanze, aparecem frases como: ‘uma tristeza constante’ e ‘um vazio que está sempre lá e cresce dia após dia’. O Rondó tem o tipo de tristeza que também está no Quinteto para Cordas K. 516 e na ária de Pamina, ‘Ach, ich fuhl’s’, de A Flauta Mágica. Hã… han, fica a dica, pode ser que você ache essas peças procurando bem, aqui nas páginas do PQP Bach.
Para terminar o disco, outra Sonata para piano K. 533/494, escrita em duas etapas. O último movimento foi escrito em 1786, ano de composição do Fígaro, e que foi posteriormente adaptado para seguir os dois primeiros movimentos da sonata, escritos em 1788.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Sonata in A Minor, K. 310
- Allegro maestoso
- Andante cantabile
- Presto
March in C Major, K. 408
- Marcha
Courante, K. 399
- Courante
Gigue, K. 574
- Giga
Rondo in A Minor, K. 511
- Rondó
Sonata in F Major, K. 533
- Allegro
- Andante
- Allegretto
Richard Goode, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 136 MB

A Mozart programme such as this, which includes two of the greatest sonatas and the A minor Rondo, leaves absolutely no margin for error or insufficiency, nor indeed for anything at all approximate or generalised. It’s given to very few to play Mozart as well as Richard Goode[…]
It’s quite big playing, and the range of sonority is appropriate to the A minor Sonata, K310, in particular; […] Goode has a characteristic touch of urgency that has nothing to do with impetuosity or agitation of the surface, but rather with carrying the discourse forward and making us curious about what will happen next. In the presto finale, […] Goode is exciting and articulate, wonderfully adept at getting from one thing to another. […] The shorter pieces, enterprisingly chosen, set off the great works admirably. Exceptional sound throughout – like the playing, quite out of the ordinary run. [Gramophone]
Aproveite!
René Denon



bonita postagem, René. As gravações deste pianista são sempre bem consistentes. E aqui, com este repertório então… adorei. A questão da tristeza em Mozart dá pano para manga, gostei das referências, a fantasia k. 475, em seu fecho, sempre me lembra Schubert (ou o contrário?) Obrigado!
Que delícia de álbum. Uma seleção brilhante.
Um comentário meio aleatório: quando comecei há muito tempo ouvir esse repertório, uma das coisas que mais me chamava atenção em música de câmara/solos é poder ouvir a respiração dos artistas. É uma intimidade muito grande que o gravador captura, porém, nesse específico Goode estava tão alto que desconcentrei em alguns momentos hahahah. Quem disse que tocar Mozart é fácil, o cara tava dando o sangue!