Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas para Violino 1, 5, 6 e 10 – Antje Weithaas, Dénes Vájon

Já há algum tempo venho ensaiando a postagem dessa série, uma das melhores gravações que já ouvi dessas obras. Romântico inveterado que sempre fui, tenho a “Sonata Primavera” como a trilha sonora de minha juventude. Hoje, já adentrando na meia idade, a gravação da dupla Henryk Szeryng / Ingrid Haebler ainda soa nos meus ouvidos, trinta e poucos anos depois de ouvi-la pela primeira vez, e que me impactou profundamente, em uma fita cassete que arrebentou de tanto que ouvi. Lembro de ouvi-la no meu walkman caminhando pelas ruas de São Paulo, em finais de tarde tipicamente paulistanos, caóticos e barulhentos, ali no início dos anos 90. Beethoven já embalava meus sonhos e desejos.

Antje Weithaas nasceu em 1966, um ano mais nova que este que eu, é uma das melhores violinistas da atualidade, muito discreta, e dedica boa parte de sua vida a dar aulas, porém, de vez em quando, entra na gravadora e sai com uma belíssima gravação. Já devo ter ouvido tudo o que ela gravou, e é difícil dizer que uma gravação é mais fraca que outra. Assim como sua integral dos Concertos de Max Bruch, seu Brahms também tem muita personalidade e se destaca como um dos melhores registros desse Concerto já realizados neste século.

Esta série das Sonatas de Beethoven tem três volumes, e Antje conta com a parceria do pianista Dénes Vájon. E vou trazê-los aos poucos, para serem melhor apreciados.

V0u começar pelo fim, esse é o terceiro volume, que não poderia começar melhor, pois abre com a maravilhosa Sonata Primavera, obra que sempre me emociona, mesmo depois de já ouvi-la dezenas, quiçá centenas de vezes. Weithaas opta por uma leitura mais conservadora e discreta, porém não deixa de nos emocionar com sua sensibilidade.

Longe de querer compará-la com gigantes do passado, como o próprio Szeryng, Antje Weithaas vem escrevendo seu nome com discrição no rol dos grandes solistas da atualidade. Vale a pena conhecê-la.

P.S. Após concluir o texto desta postagem, fui no site da violinista e me deparei com esta notícia:

Antje Weithaas na lista de melhores do German Record Critics’ Prize pela primeira vez: Beethoven Vol. 3 premiado como gravação de referência

Pela primeira vez, Antje Weithaas foi premiada com um lugar na lista dos melhores do Prêmio da Crítica Discográfica Alemã. O PdSK elogiou o Volume 3 da Gravação Completa de Beethoven de Antje Weithaas e Dénes Várjon como uma “gravação de referência que ninguém deve perder”.

Não preciso falar mais nada, né?

1 Violin Sonata No. 5 in F Major, Op. 24 _Spring_ – I. Allegro
2 Violin Sonata No. 5 in F Major, Op. 24 _Spring_ – II. Adagio molto espressivo
3 Violin Sonata No. 5 in F Major, Op. 24 _Spring_ – III. Scherzo. Allegro molto — Trio
4 Violin Sonata No. 5 in F Major, Op. 24 _Spring_ – IV. Rondo. Allegro ma non troppo
5 Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30 No. 1 – I. Allegro
6 Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30 No. 1 – II. Adagio molto espressivo
7 Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30 No. 1 – III. Allegretto con variazioni
8 Violin Sonata No. 1 in D Major, Op. 12, No. 1 – I. Allegro con brio
9 Violin Sonata No. 1 in D Major, Op. 12, No. 1 – II. Tema con variazioni. Andante con moto
10 Violin Sonata No. 1 in D Major, Op. 12, No. 1 – III. Rondo. Allegro
11 Violin Sonata No. 10 in G Major, Op. 96 – I. Allegro moderato
12 Violin Sonata No. 10 in G Major, Op. 96 – II. Adagio espressivo
13 Violin Sonata No. 10 in G Major, Op. 96 – III. Scherzo. Allegro
14 Violin Sonata No. 10 in G Major, Op. 96 – IV. Poco Allegretto

Antje Weithaas – Violino
Dénes Vájon – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

Deixe um comentário