D. Scarlatti (1685-1757): 13 Sonatas (Nicolosi, piano) / A. Soler (1729-1783): 7 Sonatas (Chernychko, piano)

Real Biblioteca d’El Escorial, Monastério e Palácio onde tanto Scarlatti quanto Soler passaram boa parte de suas vidas
Aqui, trata-se da Biblioteca de St. Florian (Áusria) e não do Escorial, como explicou o comentário mais abaixo

Se quisermos usar uma metáfora familiar, as sonatas para teclado de Antonio Soler podem ser consideradas primas, sobrinhas ou mesmo irmãs mais novas das sonatas de Domenico Scarlatti, embora não sejam irmãs gêmeas. Ambos os compositores viveram na Espanha em um período de coexistência do cravo com o pianoforte. Ao contrário de J.S. Bach, que certamente preferia o cravo, Scarlatti e Soler – assim como seus patrões, alunos, amigos – estavam em um contexto de maior ambiguidade entre o velho instrumento e o novo “cravo com martelos”.

É razoável, então, tocar a música de Scarlatti e a de Soler tanto em um instrumento como no outro. No século XX, Alicia de Larrocha (aqui) reinava solitária como a grande intérprete de Soler ao piano, enquanto Scarlatti tinha dois ou três pianistas famosos (aqui, aqui…) que interpretavam sua música com dedos elegantes e suaves, mas também havia pianistas que carregavam nos temperos românticos: longe de mim citar nomes e gerar fofoca, mas o fato é que alguns faziam um Scarlatti horrorosowitz…

Hoje em dia temos um monte de jovens pianistas fazendo boas gravações das sonatas desses dois, sobretudo pela Naxos, que tem um longo projeto de lançar as sonatas completas de Scarlatti sem pressa e com pianistas diferentes. Pelo jeito a gravadora iniciou, mais recentemente, um projeto semelhante dedicado a Soler: há uns 3 ou 4 CDs já lançados, dos quais por enquanto só ouvi o da jovem ucraniana Regina Chernychko, convidada para essa gravação após vencer concursos de piano em Barcelona, Milão e Zurich. Ela faz um belíssimo trabalho aqui, assim como o italiano Francesco Nicolosi.


Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonatas K. 52, 77, 79, 111, 139, 170, 176, 277, 344, 340, 388, 398, 456
Francesco Nicolosi, piano
Recorded: Potton Hall, Westleton, Suffolk, UK, 2007

Scarlatti: 13 Sonatas – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – mp3 320 kbps


Padre Antonio Soler (1729-1783): Sonatas nº 67 a 74
Regina Chernychko, piano
Recorded: Palau de Congressos, Girona, España, 2016

Soler: Sonatas R. 67-74 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – mp3 320 kbps

Regina Chernychko em 2022

Pleyel

3 comments / Add your comment below

  1. Caríssimo Pleyel,
    Agradeço as sempre deliciosas partilhas. A música solarenga, tanto de Soler, como de Scarlatti, é sempre de apreciar (e só se lamenta não aparecer mais vezes por aqui), seja ela tocada num cravo (Diego Ares, Cristiano Holtz ou o saudoso Nicolau de Figueiredo), num histórico pianoforte Cristofori ou Antunes, num moderno piano Steinway (de destacar os dois excelentes discos de Angela Hewitt) ou mesmo num acordeão (impressionante Teodoro Anzelloti!).
    Saudações musicais, deste lado do (velho) mundo

  2. (Apenas um humilde reparo: a fotografia acima postada é a da biblioteca barroca do mosteiro agostiniano de São Floriano (Sankt Florian), na Áustria e não a da biblioteca renascentista de El Escorial.)

    1. Obrigado pelas sugestões de escuta e pela correção. Não estive em nenhuma das duas bibliotecas – minha breve passagem pela Espanha teve como ponto alto a visita ao espantoso Museu El Greco em Toledo. A foto tinha o rótulo d’El Escorial, tem circulado e a cada repetição vai se consolidando o engano. Acontece também com compositores como Barbara Strozzi, da qual há apenas um ou dois quadros, mas outras mulheres barrocas vão sendo empurradas como se fossem ela. Aliás, do modesto Padre Antonio Soler chegaram até nossos tempos livros de teoria e partituras mas nenhum retrato!

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