Dietrich Buxtehude (1637-1707): Membra Jesu Nostri — Ciclo de 7 Cantatas (Gardiner)

Ignoro quem foi o autor desta façanha. Além do bitrate rasante, todos os CDs com esta gravação de Gardiner têm também uma obra de Schütz, compositor que amo, chamada O Bone Jesu, Fili Mariae. Quem botou este CD na rede esquartejou a coisa, retirando esta peça que abria o disco e que deve ser interessante. E, por falar em esquartejamento, Membra Jesu Nostri é um ciclo de sete pequenas cantatas compostas em 1680. A letra, Salve mundi salutare – também conhecida como Rhythmica oratio – é um poema atribuído às vezes a São Bernardo de Claraval (1153), outras vezes a Arnulf de Louvain (1250), ambos da ordem cisterciense. Cada uma das sete partes em que se divide a obra é dedicada a uma parte do corpo crucificado de Jesus: pés, joelhos, mãos, costas, peito, coração e cabeça. É música sacra da melhor qualidade. Buxtehude, tenho a dizer que era imenso compositor, organista admiradíssimo por meu pai – que viajou algumas vezes para encontrá-lo e vê-lo tocar – e que seria mais conhecido, não fora a presença sufocante de papai em nossa cultura. Entre nós, os mais jovens da família, era conhecido como tio Bux.

Dietrich Buxtehude (1637-1707): Membra Jesu Nostri — Ciclo de 7 Cantatas (Gardiner)

O Bone Jesu, Fili Mariae (SWV 471) 7:42

Membra Jesu Nostri (BuxWV 75)
I. Ad Pedes 10:00
II. Ad Genua 7:14
III. Ad Manus 9:52
IV. Ad Latus 8:23
V. Ad Pectus 11:23
VI. Ad Cor 9:29
VII. Ad Faciem 8:03

Sir John Eliot Gardiner, regência;
Monteverdi Choir;
English Baroque Soloists.

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Opa, esse aí é Tiradentes que existiu e foi esquartejado! (Pintura de Pedro Américo — 1843-1905)

PQP

13 comments / Add your comment below

  1. Caro PQPDesta vez vc me humilhou. Nunca ouvi falar neste compositor. Recolho humildemente sua generosa partilha e. feliz. espero pela próxima.Abraço

  2. Caro Monsieur BACH,Mil fois, Merci!!Um vero presente de Natal.Ouço embevecido, em estado de graça.De fato, eis um valiosíssimo registro. Além disso, agradeço a atenção especial, lembrando o nome desse amigo.Amitiés,BetoQ.

  3. Bravo for this blog! You made accesible some rare recordings. But I`d suggest you to upload full albums: Gardiner`s Buxtehude had a Schutz motet in the begining of the album, I would`ve enjoyed that one too.

  4. É uma ótima gravação, e esta entre as melhores que já ouvi!!!
    Cada corpo é tratado com louvor e quem melhor para escrever se não Buxtehude…

      1. Muito linda esta obra. Obrigado por disponibiilizá-la. É realmente lamentável que este grande compositor não goze da popularidade merecida. É maravilhoso! Lembremos que mereceu a admiração de ninguém menos que J.S. Bach, seu contemporâneo.

  5. Baixei esta mesma peça em outro Blog (O Ser da Musica) com o Bach Collegium Japan sob Suzuki. Lindo. Ainda não baixei este aqui do Gardiner para compará-los.

  6. Por favor, tem como reupar? O meu cd tá imprestável, e já procuredi por todos os cantos essa gravação mas não acho. Tenho todas as outras,mas essa é minha preferida.
    Sei que voce é um cara muito ocupado.
    Danke!
    Dieter

  7. Para mim a melhor leitura, disparado, desta obra-prima do quase (?) sogro de Bach. Que pena não estar acompanhado do Schütz. Obrigado

    1. Baixei aqui sem problemas. Abri o arquivo e tudo certo. E tenho o antivírus bem ligado e atualizado. Imagina se náo tivesse, com tantos arquivos…

    2. Bernardo, aconteceu a mesmíssima coisa comigo ontem – creio que tem a ver com uma das 2 coisas: ou o bug generalizado mundo afora ou, o que acho ser mais provável e que consegui resolver, com a atualização do Chrome.

      Eu fiz o seguinte: cliquei na mensagem que apareceu, abriu-se uma caixa com várias possibilidades de problemas e cliquei em “permissões”; nesse momento, abriu o link daqui, que tentei várias vezes – cheguei a testar outros já baixados até e que passaram a ser “vírus” – e, nas alternativas, cliquei em “não é vírus” (ou algo do tipo). Dito e feito: na tentativa seguinte, deu certo.

      Tente aí; abraços.

Deixe um comentário