Max Bruch (1838-1920) / Felix Mendelssohn (1809-1847): Violin Concertos (Vengerov / Masur)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Os Concertos são magníficos, o violinista é fantástico, a orquestra idem. Importante notar que esta gravação é de 1993: Vengerov tinha 19 anos!

O Concerto para violino Nº 1 em sol menor de Max Bruch é um dos concertos para violino mais populares do repertório de violino solo e, junto com a Fantasia Escocesa , a obra mais famosa do compositor. O concerto foi concluído pela primeira vez em 1866 e a primeira apresentação foi realizada em 1866 por Otto von Königslow , com Bruch regendo. O concerto foi então consideravelmente revisado com a ajuda do célebre violinista Joseph Joachim e concluído em sua forma atual em 1867. A estreia do concerto revisado foi dada por Joachim em Bremen em 1868. 

Depois de assumir o cargo de principal diretor da orquestra do Gewandhaus de Leipzig em 1835, Mendelssohn nomeou seu amigo de infância, Ferdinand David, um ilustre violinista, como spalla da orquestra. O Concerto para violino, Op. 64, surgiu como uma colaboração entre ambos. Em carta de julho de 1838, Mendelssohn disse a David: “Eu gostaria de escrever um concerto para violino para você no próximo inverno. Já tenho uma ideia para um em mi menor, cuja abertura não deixa minha cabeça descansar”. Passaram-se seis anos para que a obra fosse completada. Foram aventadas várias hipóteses para justificar a demora: dúvidas do autor, a criação neste intervalo de uma sinfonia, e uma indesejada temporada em Berlim por ordem do rei Frederico Guilherme IV da Prússia. Neste período Mendelssohn e David mantiveram uma correspondência regular, mostrando o compositor a buscar aconselhamento técnico e estético, uma prática que depois se tornou habitual para outros compositores. Notem que esta gravação é com a mesma orquestra com que Mendelssohn estreou a obra. Os músicos já estavam com mais de 200 anos, mas muitos lembravam da estreia.

Ao final deste arquivo, veio uma obra a mais que creio ser a rápsódia Taras Bulba, de Leoš Janáček, mas só deus sabe se acertei.

Max Bruch (1838–1920) / Felix Mendelssohn (1809-1847): Violin Concertos (Vengerov / Masur)

MAX BRUCH

Violin Concerto No. 1 in G minor, Op. 26
I Vorspiel. Allegro moderato 08:10
II Adagio 08:11
III Finale. Allegro energico 07:40

FELIX MENDELSSOHN

Violin Concerto in E minor, Op. 64
I Allegro molto appassionato 12:57
II Andante 07:57
III Allegretto non troppo – Allegro molto vivace 06:34

Maxim Vengerov (violin)
Gewandhausorchester Leipzig
Kurt Masur (conductor)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Vengerov advertindo o governador Leite sobre as alterações no Código Ambiental do RS e seus efeitos.

PQP

18 comments / Add your comment below

  1. Interessante o seu comentário sobre a o cuidado na abordagem do concerto de Mendelssohn, PQP.

    Penso da mesma forma, e esta é a razão pela qual não consigo gostar da interpretação do grande Heifetz nesse concerto. Oistrakh aqui é imbativel.

  2. Laís, já que estás falando do Oystrakh, por acaso tens essa gravação do concerto de Mendelssohn? É uma falha na minha coleção do meu violinista favorito.

  3. Prezado FDP,

    Você não pensou, você postou este mesmo CD em março de 2007.

    Eu também achei estranho, pois me lembrei de já ter visto ele antes por aqui.

    Prezado PQP,

    Concordo com tudo, este Mendelssohn do Vengerov não funciona.

    Também já tive o do Oistrakh e perdi, uma pena. Mas o que tenho e que mais gosto é com o Salvatore Accardo. Conhecem?

    Um abraço.

  4. Concordo sobre o Oistrakh, que é sempre magnífico! Contudo, ainda fico com o Heifetz.

    Não conheço o Concerto de Mendelssohn com o Accardo. Prefiro ele tocando (e muito bem) os concertos e capricci de Paganini.

    O que vocês acham do Menuhin nesse concerto?

  5. Vengerov é um grande violinista, mas suas interpretações pirotecnicas chegam a incomodar, creio que não precisa tudo aquilo para tocar. Neste ponto (e em outros também), prefiro os antigos. A maneira como tocavam fazia parecer fácil.

    No concerto de Mendelssohn, também concordo com os demais que Oistrakh é imbatível, tenho outras também muito boas, Christian Ferras, Heifetz, Campoli e Grumiaux.

    Se colocar o Vengerov com a Janine Jansen para tocar um concerto duplo, acho que eles dão cabeçadas um no outro. 🙂

  6. Who is the third composer of the album? I mean the three unidentified last tracks
    I haven’t been able to identify him by the disc.
    Thanks for sharing.

    1. At the end of this file, there was one more work that I believe to be the rhapsody Taras Bulba, by Leoš Janáček, but only God knows if I got it right.

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