Boccherini não é um mágico. Ele faz coisas bonitas, mas não “magica” como um compositor de grande talento faria. Seus quintetos são pouco divulgados, então estas gravações restauradas tornam-se importantes para quem queira ter contato com o compositor. A versão de 1969 do No. 7 de Julian Bream ainda é a melhor disponível e o conjunto integral dos Quintetos por Pepe Romero también es muy bueno. O que este disco oferece são os dois itens mais coloridos de todos, os últimos movimentos do nº 9 (La ritirata di Madrid) e do nº 4 (Fandango, com castanholas). Elas estão muito abaixo do nível de ‘obra-prima’, mas isso não tem importância. Este disco também oferece um toque de primeira linha de todos os participantes, embora o violão pudesse ter recebido um pouco mais de destaque na gravação.
Luigi Boccherini (1743-1805): Quintetos para Violão Nos. 4, 7 and 9 “La ritirata di Madrid” (Yepes / Melos Quarttet)
Quintett No. 4 D-Dur (Gérard No. 448)
1 1. Allegro Maestoso 4:50
2 2. Pastorale 5:14
3 3. Grave Assai – Fandango 7:06
Quintett No. 7 E-Moll (Gérard No. 451)
4 1. Allegro Moderato 5:15
5 2. Adagio 4:30
6 3. Minuetto – Trio – Minuetto 4:12
7 4. Allegretto 5:18
Quintett No. 9 C-Dur (Gérard No. 453)
8 1. Allegro Maestoso Assai 9:26
9 2. Andantino 3:20
10 3. Allegretto 5:49
11 4. Maestoso E Lento ; Variazoni I-XII, “La Ritirata Di Madrid” 6:12
Ensemble [String Quartet] – Melos Quartett
Guitar – Narciso Yepes
PQP
Olá!
Esta gravação é clássica!
Mas, as novas gerações sabem impregnar de magia a música do Luigi:
https://pqpbach.ars.blog.br/2020/04/07/boccherini-1743-1805-musica-de-camara-cuarteto-casals/
Saludos, desde Madrid!
RD
Perdão pela curiosidade, mas René está em Madrid mesmo ou está de sacanagem?
Anteontem, ele já estava em Helsinque. O cara viaja muito.
Desde luego, no es un compositor de primera fila, pero está infravalorado. Sus conciertos para violoncello se encuentran entre lo mejor del género y su Stabat Mater, es una composición bellísima. Saludos