Um excelente repertório numa interpretação que está fora de moda, mas que foi de alto nível em sua época. Também não sei porque Grieg ficou fora da capa — ou se esta é realmente a capa do CD. Sua Suíte Holberg é belíssima e não merece este descaso…
Sobre a Serenata para Cordas de Tchai: ele pretendia que o primeiro movimento fosse uma imitação do estilo de Mozart, e foi baseado na forma da sonatina clássica, com uma introdução lenta. A agitada introdução do Andante é marcada como “sempre marcatissimo”. A introdução é reafirmada no final do movimento, e depois reaparece, transformada, no quarto movimento, unindo toda a obra. Na segunda página da partitura, Tchaikovski escreveu: “Quanto maior o número de músicos na orquestra de cordas, mais isso estará de acordo com os desejos do autor.” O segundo movimento, Valse, tornou-se uma peça popular por si só.
Souvenir de Florence, também de Tchai, é originalmente um sexteto, mas não chega aos pés da Serenata.
Já a Suíte Holberg, de Grieg, é demais! A Suíte Holberg, op. 40, mais propriamente “Da época de Holberg”, com o subtítulo “Suite in olden style” é uma suíte de cinco movimentos baseados nas formas de dança do século XVIII, escritos por Edvard Grieg em 1884 para celebrar o 200º aniversário do nascimento do dramaturgo humanista Ludvig Holberg. Ela foi originalmente composta para piano, mas um ano depois foi adaptada pelo próprio Grieg para orquestra de cordas. A suíte consiste em uma introdução e um conjunto de danças. É um ensaio inicial do neoclassicismo, uma tentativa de ecoar tanto quanto se sabia no tempo de Grieg da música da época de Holberg. Embora não seja tão famosa quanto a música incidental de Grieg de Peer Gynt, muita gente boa consideram ambas como obras como de igual mérito.
É claro que as interpretações modernas da Holberg são muito melhores.
Tchaikovsky (1840-1893) / Grieg (1843-1907): Cordas e mais cordas (Serenata, Souvenir, Holberg)
Tchaikovsky (1840-1893): Serenade for strings in C major, Op.48
01. I. Pezzo in forma di sonatina_ Andante non troppo — Allegro moderato
02. II. Walzer_ Moderato, tempo di valse
03. III. Elégie_ Larghetto elegiaco
04. IV. Finale (Tema russo)_ Andante — Allegro con spirito
Tchaikovsky (1840-1893): Souvenir de Florence, Op.70
05. I. Allegro con spirito
06. II. Adagio cantabile e con moto
07. III. Allegro moderato
08. IV. Allegro vivace
Edvard Grieg (1843-1907): Holberg Suite, Op.40
09. I. Praeludium_ Allegro vivace
10. II. Sarabande_ Andante
11. III. Gavotte_ Allegretto — Musette_ Poco più mosso
12. IV. Air_ Andante religioso
13. V. Rigaudon_ Allegro con brio
Academy of St. Martin in the Fields
Sir Neville Marriner
PQP
Segundo o banco de dados Discogs, eram originalmente dois vinis lançados pela Argo. O de Tchaikovsky lançado em 1969 com esse mesmo conteúdo. O de Grieg, no ano seguinte, incluía também a Serenata do Dvořák. Ao relançar o material, em 2011, a Decca não se deu ao trabalho sequer de criar uma capa, apenas repetindo a arte do primeiro vinil.
Tenho visto que muito material das grandes gravadoras está disponível em formato digital sob selos novos e pouco conhecidos, aparentemente subsidiários de Universal, Warner e similares. Comprei na loja da Apple a coleção do Wilhelm Kempff executando as sonatas completas de Beethoven. São oito discos lançados entre 1963 e 1965 pela Deutsche Grammophon, agora remasterizados e vendidos como um álbum só ao preço de R$ 12,90 (!).
Confesso que não entendo bem porque colocam alguns discos nessa espécie de limbo. Talvez para preservar a imagem do selo como de “alto nível”, o que é incompatível com preços populares.
thank you very much, i have not heard these played by this orchestra. -regards, a.v.