Harmonia Mundi: História da Música Sacra
vol 09/10: Baroque Vespers
Vésperas de Monteverdi é uma obra icônica. Para o compositor, que a publicou há 400 anos, em 1610, foi um somatório calculado de sua habilidade como um escritor da música sacra num momento em que ele mais precisava para anunciá-lo. Aos 43 anos, e em grande parte conhecido como um madrigalist, ele queria fugir das frustrações de trabalhar na corte do Duque Gonzaga, em Mantua e encontrar um novo emprego, de preferência na capela papal. No evento, a publicação quase certamente ajudou a ganhar uma alternativa de prestígio, o cargo de maestro di cappella em São Marcos, em Veneza, que ele iria manter até a sua morte em 1643.
History of the Sacred Music vol. 09: Baroque Vespers (1)
Monteverdi, Claudio Giovanni Antonio (Cremona, 1567- Veneza, 1643)
Vespro della Beata Vergine da concerto, composto sopra canti fermi, 1610
01. Deus in adjutorium
02. Antiphona – Dixit Dominus (Psalmus 109)
03. Nigra sum (Concerto)
04. Laudate pueri (Psalmus 112)
05. Pulchra es (Concerto)
06. Antiphona – Laetatus sum (Psalmus 126)
07. Duo Seraphim (Concerto)
08. Antiphona – Nisi Dominus (Psalmus 126)
09. Audi coelum (Concerto)
10. Antiphona – Lauda, Jerusalem, Dominum (Psalmus 147)
11. Sonata sopra ‘Sancta Maria, ora pro nobis’
12. Ave maris stella (hymnus, anon. xiᵉ siècle)
History of the Sacred Music vol. 09: Baroque Vespers (1)
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Em comemoração do nascimento de Louis XIV, em 1638, o embaixador francês em Veneza encomendou “a música mais solene e refinada que se possa imaginar” para celebrar com pompa e circunstância o nascimento de um herdeiro ao trono da França, que não era outro senão o futuro Rei Sol. De todos os músicos de Veneza, é Giovanni Rovetta quem foi o escolhido. Como compositor e maestro di cappella, ele foi expressamente instruído a unir todos os cantores e instrumentistas da cidade a fim de cumprir esse grandioso esquema. Foi assim que o braço direito do maestro Monteverdi (logo para ser seu sucessor) se esforçou para implantar este concerto barroco para iluminar a igreja de San Giorgio e o palácio do embaixador com uma música deslumbrante. Um festival suntuoso!
History of the Sacred Music vol.10: Baroque Vespers (2)
Monteverdi, Claudio Giovanni Antonio (Cremona, 1567- Veneza, 1643)
La Chapelle Royale & Les Sacqueboutiers de Toulouse. Maestro Philippe Herreweghe
01. Vespro della Beata Vergine da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 13. Antiphona – Magnificat
Giovanni Rovetta (1596-1668)
Cantus Kölln. Maestro Konrad Junghänel
02. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 1. Dixit secondo a 7 e due violini (1639)
03. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 2. Confitebor tibi Domine a 7 e due violini (1639)
04. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 3. Beatus vir a 8 (1939)
05. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 4. Laudate pueri a 6 et due violini (1939)
06. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 5. Lauda Jerusalema 6 et due violini (1639)
07. Vespro Solenne da concerto, composto sopra canti fermi, 1610 – 6. Magnificat a 8 et due violini (1639)
History of the Sacred Music vol. 10: Baroque Vespers (2)
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vol 30: Encarte e letras dos 29 CDs – 4,6 MB – AQUI – HERE
Boa audição.
Avicenna
Prezados
Excelentes postagens. Magnífico!
Seria indelicado solicitar a atualização dos “links” (rapidshare) para a caixa “Harmonia Mundi – 50 anos?
Agradecido por tudo a todos vocês que nos oferecem obras de inestimável valor.
Surgiu uma dúvida,de acordo com o texto do CD 10,fiquei raciocinando que se a música foi encomendada para o filho de um rei e tal essa musica não deixaria de ter conotação sacra ? …..
Nunca fui ao Brasil (lamentavelmente), mas o desenho podia ser de uma terra portuguesa, aqui; é tal e qual. Muito bom.
Realmente, Rui, no estado de Minas Gerais existem muitas cidades que ainda hoje lembram terras portuguesas.
Um abraço,
Avicenna
thank you for all this very interesting series. -cheers, a.v.