11° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora
2000
Com instrumentos de época. On period instruments.
Uma palavra sobre o instrumentarium. O conjunto de partes cavadas que serviu de fonte para esta reconstituição está depositado no Museu da Música da Curia Metropolitana de Mariana. É composto de oito cadernos de partes, cada qual atado com costuras em “X” e assim denominados: suprano a 4, alto a 4, tenor a 4, baxa a 4, violino primo, violino segundo, (violeta), baxo, trompa I e trompa II.
Trata-se de material copiado com bastante esmero, provindo da pena de um único copista (talvez o próprio compositor – ainda não podemos afirmar com precisão), a exceção da parte destinada à viola (violeta) que, embora goze de similar apuro na caligrafia, é uma cópia bem posterior, certamente da primeira metade do século XIX. Tal fato nos faz pensar na verdadeira intenção do compositor quanto à presença ou não deste instrumento. Se recorrermos à analogia, considerando outras obras de Emerico, assim como também um outro conjunto de partes existente no arquivo da lira São Joanense, poderíamos chegar à conclusao de que estas violas não foram, em realidade, projetadas pelo autor. Ademais, é preciso atentar para o fato de que esta parte em pouco contribui para o enriquecimento quer harmônico, quer contrapontístico da obra, salvo alguns trechos excepcionais. Em geral este instrumento dobra, à oitava superior, o baixo, por vezes criando curiosos cruzamentos com o contraponto destinado a parte de segundo violino. Porém, mesmo com a presença destes “rápidos incidentes”, julgamos oportuna a inclusão desta parte, já que, (além da prática moderna, que remonta ao último quartel do século XVIII, quando a viola passa a frequentar mais amiúde os conjuntos mineiros) além de muito bem posta, contribui, ainda que discretamente, para o equilíbrio harmônico do naipe das cordas. Acrescente-se ainda um pequeno órgão que, além de obrigatório à época, é comprovado através das pouquíssimas cifras existentes sobre a parte do baixo instrumental.
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita nasceu na Vila do Príncipe do Serro Frio (atual Serro), em 1746, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1805, atuando como organista na Ordem Terceira de N.S.do Carmo. (Sérgio Dias, extraído do encarte)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
01. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 1. Overture
02. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 2. Courante
03. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 3. Gavotte I e Gavotte II
04. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 4. Forlane
05. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 5. Menuet I e Menuet II
06. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 6. Bourree I e Bourree II
07. Suite N.1 em Dó Maior BMV 1066 – 7. Passepied I e Passepied II
Matinas Para Quinta-Feira Santa
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Vila do Príncipe, 1746- Rio de Janeiro, 1805)
08. Primeiro Noturno – 1. Antífona : Primeira Leitura
09. Primeiro Noturno – 2. Primeiro Responsório
10. Primeiro Noturno – 3. Segundo Responsório
11. Primeiro Noturno – 4. Terceiro Responsório
12. Segundo Noturno – 1. Leitura
13. Segundo Noturno – 2. Primeiro Responsório
14. Segundo Noturno – 3. Segundo Responsório
15. Segundo Noturno – 4. Terceiro Responsório
16. Terceiro Noturno – 1. Leitura
17. Terceiro Noturno – 2. Primeiro Responsório
18. Terceiro Noturno – 3. Segundo Responsório
19. Terceiro Noturno – 4. Terceiro Responsório
11° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora – 2000
Orquestra Barroca do 11° Festival
Regente: Luis Otávio Santos
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XLD RIP | FLAC 364,2 MB | HQ Scans 30,0 MB |
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MP3 320 kbps -99,1 MB – 1 h 3 min
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Boa audição.
Avicenna
Meu comentario aqui tem nada haver com essa postagem, Mas como o primeiro post é sempre o mais lido la vou eu.
DVD Infinitivamente Guiomar Novaes
O filme Infinitivamente Guiomar Novaes de Norma Bengell, e o livro Guiomar Novaes –
Uma arrebatadora historia de amor, de Maria Stella Orsini, não so preenchem uma lacuna
na historia da cultura brasileira, como tornam o nome de Guiomar Novaes mais conhecido
pelo povo que ela tanto amava.
Ao revelarem uma artista tão plena, as autoras buscam resgatar, das sombras do esquecimento
aquela que foi considerada uma das mais extraordinárias entre os maiores pianistas de todos
os tempo.
Não se pode escrever a historia da música no Brasil, sem lembrar o nome de Guiomar tão
exaltado no exterior, mas tão pouco reconhecido entre nós.
Durante 71 anos, numa longa carreira de sucessos, ela se destacou pelo estilo requintado
e por sua elegancia despretensiosa, favorecidos por uma tecnica magistralmente dominada
e pelo mais perfeito entendimento da linguagem musical. Tudo isso aliado a um imcomparavel
som cantante e uma ilimitada riqueza de efeitos de sonoridade que encantaram varias gerações
. Guiomar é uma pianista que surpreende pela originalidade criadora em suas interpretações.
Que o publico brasileiro deste milenio que se inicia redescubra esta artista maior e se
encante com o cantar de sua alma em seus dedos mágicos
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Acho que eu escolhi o pior post para isto. Ninguem comentou aqui, mas eu mandei email para o proprio pqpbach, caso queira compartilhar fique a vontade.
Caro Avicenna:
Atacou de Lobo de Mesquita hein? E mudou também o dia das postagens?!
De qualquer forma, boa, boa, muito boa a postagem!
A postagem já estava quase pronta quando fiquei sem a Net por 48 horas, Adriano.
Obrigado pelo seu comentário, Pé-Vermelho!
Avicenna
Thank you for the period instrument performances…keep them coming!
Thanks, Duckjammy. All recordings on period instruments will have an advise, from now on.
Avicenna