LINDO !!!
Tem na Amazon: aqui.
Até às últimas décadas do século XIX, Portugal e o Brasil, apesar de politicamente separados, mantiveram estreitos laços culturais no domínio musical. A partir de então, o fosso entre as duas nações não cessou de aumentar. A tradição da música de salão burguesa, em Portugal, foi a primeira vítima da generalização do gramofone e da introdução da Rádio; a música mais popular nos círculos urbanos deixou de ser lida, e, na ausência de um investimento sério na educação musical, a pequena burguesia deixou de ler música. As tentativas feitas na década de 1940, no sentido de revitalizar a tradição do canto acompanhado ao piano, elevando-lhe o nível artístico, saldaram-se por um falhanço que a ausência de alternativas profissionais para a circulação do repertório tornou endémico. A canção em Português deixou de ser publicada, e quase deixou de ser escrita, para não acabar na gaveta. A actividade quase isolada de um Fernando Lopes-Graça e o repertório brasileiro, que desde o início do século não parou de crescer, apoiado numa forte ligação à música popular e num grande esforço educativo, não lograram alterar a situação. O recente desenvolvimento profissional do canto em Portugal, a que não é alheia à expansão e elevação artística do movimento coral operadas nas décadas de 1970 e 1980, permitem esperar que, à canção acompanhada em Português, venha a ser conferida a importância que lhe é devida; não no defunto salão burguês, mas na sala de concertos e na sua extensão discográfica. O repertório incluído nesta gravação abrange um século, de 1850 a 1950. Dos sete compositores representados, três são portugueses, três brasileiros (todos ligados ao Rio de Janeiro), e o sétimo, luso-brasileiro. Embora todos eles tenham tido alguma relação com a música popular, a forma como dela se servem ou inspiram varia grande-mente, como varia o tipo de público a que originalmente se dirigiram.
(Manuel Pedro Ferreira, extraído do encarte)
Ouça! Ouça! Deleite-se!
Evocação
Do Salão Burguês à Sala de Concertos
Portugal / Brasil (1850-1950)
Francisco de Lacerda (1869-1934)
01. Tenho tantas saudades
02. Os meus olhos nos teus olhos
03. Desde que os cravos e rosa
04. Meu amor, quando morreres
05. É ter arte não falar
Antonio Carlos Gomes (1836-1896)
06. Quem sabe?
07. Suspiro d’alma
Arthur Napoleão (1843-1925)
08. Romance
09. Miragem
10. Se tu me amasses!
Jayme Ovalle (1894-1955)
11. Azulão
12. Modinha
Luiz de Freitas Branco (1890-1955)
13. Aquela moça
14. O minuete
Fernando Lópes-Graça (1906-1994)
15. Márcia bela
16. Eu fui terra do bravo
17. Ó meu bem
Filomena Amaro, soprano
Gabriela Canavilhas, piano
Lisboa, 1995
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE 207Mb
Partituras e outros que tais? Clique aqui
Sabe aquela coisa de fazer um comentário? Eu ainda gosto. Pode comentar, pessoal!
Bisnaga
Ainda não baixei, mas vi a foto e passei por aqui para parabenizá-los! De fato, vocês fazem muita diferença na minha vida. Faz mais ou menos 8 anos que comecei a escutar música clássica, e vocês sempre estiveram aqui, com os consagrados e com novas tendências! E cada dia melhor!
Parabéns e continuem o ótimo trabalho, incomparável. Aliás, incomparável, mesmo, não tenho conhecimento de nenhum outro blog que faça o que vocês fazem, mesmo em língua inglesa!
Abração a todos!
Muito obrigado !!! Gravações de música de Carlos Gomes são sempre apreciadas !!!
Salve Bisnaga e suas belas e raras postagens! Estou ouvindo o cd, muito bom. Esse espaço luso, brasileiro e latino são os meus favoritos e olha que tudo que é colocado aqui é de altíssima qualidade. Muito Obrigado pela dedicação. Um abraço.