Ludwig van Beethoven (1770-1827): Violin Concerto, Op. 61 — Jansen, Perlman

Eis uma falha do blog que nunca deverá ser perdoada. Um leitor alertou que não encontrou nenhuma gravação do Concerto para Violino de Beethoven, o famoso op. 61. Em minha cabeça, eu tinha certeza de que havia postado alguma versão, ainda no início do blog, mas para minha surpresa, nem com Heifetz, nem com o Stern, nem com o Oistrakh, enfim,nenhuma. Nem da parte de meus colegas, talvez Clara Schumann tenha postado alguma versão, mas não lembro, e quando ela se retirou do blog, apagou todas as suas postagens.

Para compensar esta tremenda falha, estarei nos próximos dias estarei postando as minhas versões favoritas, desde as mais antigas, até as mais atuais.

Para começar, trago duas versões. Uma é a recentemente lançada pela Janine Jansen, uma jovem holandesa, que já nos deixou embevecidos com sua beleza graças a uma postagem do mano PQP, em sua redenção à obra de Tchaikovsky.

A outra gravação que trago aqui agora é a celebrada versão de Itzhak Perlmann com o Giulini, creio que gravada em 1980.

Não quero fazer comparações, apenas demonstrar de que forma esta obra vem sendo interpretada no correr dos anos. Não posso comparar gigantes em seu apogeu, como Oistrakh ou Heifetz com a própria Jansen, ou Hahn, jovens que tem uma vida inteira pela frente.

Enfim, vamos ao que interessa.

Ludwig van Beethoven – Violin Concerto, op. 61

1 Allegro ma non troppo
2 Larghetto
3 Rondo – Allegro

Itzhak Perlman – Violin
Philharmonia Orchestra
Carlo Maria Giulini

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE


Ludwig van Beethoven – Violin Concerto, op. 61

1 Allegro ma non troppo
2 Larghetto
3 Rondo – Allegro

Janine Jansen – Violin
London Symphony Orchestra
Paavo Järvi

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

No âmbito das fotos, preferimos Jansen a Perlman
No âmbito das fotos, preferimos Jansen a Perlman

FDP Bach

21 comments / Add your comment below

  1. A gravação de Janine é muito boa.

    Mas a estrela deste cd que postaste, é o concerto do Britten. [omisso no blog também!]

    Há temas muito bonitos neste concerto de Beethoven.
    Acho fantástico o início dele com os tímpanos já avisando a tônica escolhida para o concerto.

    E quantas passagens virtuosíssimas no violino. O Legato é levado a sua perfeição neste op.61.

    Inté
    Rafs

  2. Me parece que baixei nesse blog (acredito que há mais de um ano)a versão desse concerto com a Anne-Sophie Mutter e o Kurt Masur cond. NY Philharmonic. Tenho quase certeza. Mas de qualquer forma, parabéns pela iniciativa de postar esse grande concerto em mais de uma gravação.

  3. Olá,

    Só uma dica, ou melhor, um pedido.
    Voce poderia postar os links no megaupload ao invés do rapidshare? Ultimamente o rapidshare está restringindo muito o download para usuários não premium.
    Um outro ótimo site de hospedagem gratuita é o MediaFire, ambos não exigem cotas para usuários não premium.

    Abraço

    Willian

  4. Um destaque para o magnifico maestro Paavo Järvi a frente da London Symphony Orchestra com virtuosides imprecionante.Acredito que este seja um momento de reflexão se comparar o conteudo que Paavo em comparação com outras gravações desse Concerto pr Violino Op. 61. Magistral

  5. Realmente, Butterfly, o trabalho orquestral desta gravação está primoroso. Paavo Järvi mantém desta forma a tradição da família Järvi …
    Com relação ao pedido do William, é muito complicado postarmos em outros sites de hospedagens. Como sócios premium do rapidshare temos uma série de benefícios. Além disso, eu particularmente não tenho tempo nem grana disponível para ficar distribuindo os arquivos em diversos outros serviços, como fazem outros sites, como o excelente Music is the Key.

  6. Desculpe indagar por aqui, pois não sei exatamente por onde deveria fazer. Pergunto: algum dos blogueiros dispõe de acervo para Paul Gehardt (1607-1676)? Especialmente da hinódia religiosa dele…

  7. Sei que estes não são os melhores lugar e momento para fazer esse pedido, mas estou desesperado. Já que é o melhor blog que visitei na rede e, por “sorte”, de música erudita (Os excelentes textos são o que fazem a diferença no blog), resolvi ajoelhar-me aos pés de PQP, FDP e toda “família” do site (Que por sinal deve ser bem grande) e implorar por um post das músicas compostas para a fantástica série francesa “tous sur orbite” (espaçonave Terra), por Marc Hillman e Bruno Alexiu. O tema é simplesmente uma das melhores composições que já tive prazer de escutar, mas só o que encontrei foi uma faixa de 45 segundos no youtube.

    1. Já assisti toda a série na TV Escola. Até meu professor de física já mostrou esse vídeo à turma. Realmente o tema principal é muito bonito.

  8. Caro Schopenhauer:

    A música-tema dessa série é realmente maravilhosa. Alguns meses atrás fiz uma exaustiva pesquisa na internet para tentar conseguí-la, mas sequer descobri o nome dela… Agora uma pequena crítica, não me leve a mal: a melodia é muito bonita sim, mas considerar que seja uma das “melhores composições” aí já é outra história, afinal conhecemos tão somente esses 45 segundos que você falou, que correspondem, provavelmente, ao tema principal da obra.

  9. Gente!!!

    Para os que, como eu, são amantes da série “Tous sur orbit”
    e também adoram sua faixa de abertura, aqui vai a dica: Segundo o site da Wikipédia, a música é uma composição de Tchaikovsky, um musicista russo do século XIX. Ainda segundo este site, a música que procuramos é tema do “Lago dos Cisnes”.

    Estou tentando baixar o CD dele… qualquer novidade eu aviso!

    8)

  10. Olá pessoal,

    Pelo que ando vendo encontrar a música tema da série Tous sur Orbite é como procurar agulha num palheiro.
    Também já procurei por muitos sites e blogs e nada.
    Postei um e-mail para a TV Escola e para a produtora Synapse que fez a versão brasileira para ver se obtenho alguma ajuda.
    Se conseguir algo transmito a vocês, e se alguém já tenha ou saiba o nome da mesma, por favor, envie ao e-mail mstolfi@bol.com.br

  11. Caros Marcelo, Antonio, Nídia e outros: muito provavelmente não existe essa composição que vocês almejam. Pelo que andei pesquisando, Marc Hillman e Bruno Alexiu apenas construiram aquele pequeno fragmento musical para o programa. O belo tema é tudo o que existe dessa música, não sendo necessário, para os idealizadores do programa, nada além daquilo.

  12. Caros Camaradas do P.Q.P.,

    Obrigado por postar esses dois concertos para violinos, os meus favoritos depois das sonatas.
    Agora outra dúvida ainda sobre Beethoven: eu tenho o cd promocional “Música, Maestro!, parte integrante de Isto É 1509”. Este contém o trabalho da Orquestra Sinfônica de Moscou do Centro Stas Namin regida por Konstantin Krimets, com Anton Petrov (Piano – Concerto Imperador) e Naim Stakmann (Piano – Sonatas ao Luar e Patética). Neste cd tem o 4º Movimento do Coral da 9ª, que acho magnificantemente dinâmico e energético. Sabem me dizer se há os cds com as Sinfonias completas de Beethoven regida por este maestro russo?

    Obrigado, Paz, Sucesso e Música, Maestro!

  13. Baixei a versão de Itzhak Perlman , espero que corresponda as expectativas.
    Imploro, podem revalidar as Sonadas de Beethoven, peça obrigatória para qualquer pianista, com Friedrich Gulda, é completa né? Ah! que maravilha, que o Desconhecido o ilumine e tenha piedade deste pobre sionhador. Abs

Deixe uma resposta