BTHVN
Op. 109 ◦ Op. 110 ◦ Op. 111
Após a composição das duas sonatas anteriores, ditas para Hammerklavier, ambas com quatro movimentos, sendo que a segunda delas alcançou todos os limites da forma sonata, estabelecendo novos patamares, o que fazer mais? Como prosseguir daqui? Pois a resposta genial veio com a composição de um conjunto de três sonatas que guardam cada uma delas enorme individualidade. Em um sentido, uma volta à proporções menores, mas com uma renovada liberdade. A palavra que me ocorre sempre que penso nestas três sonatas é transcendência. Nelas Beethoven exercita uma enorme flexibilidade e demonstra ainda uma concentrada dose de criatividade. Resumindo: sublimes.
Duas destas sonatas terminam em variações e uma delas em uma fuga. O lirismo também está presente. Não foram as últimas composições para piano do genial Ludovico, mas com elas ele definitivamente terminou o ciclo de sonatas.
Considero essas três peças indispensáveis e já as ouvi inúmeras vezes, com muitos intérpretes. Mas nunca me canso delas. Gosto muitíssimo das gravações do Kovacevich (Philips e EMI), gosto mais da última gravação (creio que ao vivo) do Brendel para a Philips, da gravação menos conhecida da pianista Inger Södergren, no selo Calliope. As Sonatas Nos. 30 e 31 foram gravadas pelo Emil Gilels na Deutsche Grammophon. Alas, ele não chegou a gravar a última sonata, transcendeu. Mas hoje, o dia é de Igor Levit e espero que você, caso tenha chegado até aqui, desfrute também desta gravação e lembre-se da enorme evolução alcançada por um dos maiores compositores de que temos notícia.
Vivat, vivat Beethoven!!
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata para piano No. 30 em mi maior, Op. 109
- Vivace ma non troppo
- Prestissimo
- Gesangvoll, mit innigster Empfindung. Andante molto cantabile ed expressivo
Sonata para piano No. 31 em lá sustenido maior, Op. 110
- Moderato cantabile molto expressivo
- Allegro molto
- Adagio ma non troppo – Fuga. Allegro ma non troppo
Sonata para piano No. 32 em dó menor, Op.111
- Maestoso – Allegro com brio ed apassionato
- Arietta – Adagio molto semplice e cantabile
Igor Levit, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 173 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 151 MB
Esta jornada teria sido impossível sem a condução impecável deste notável pianista e cidadão, Igor Levit! Você poderá ler uma curta entrevista com ele aqui.
Aproveite!
René Denon
Obrigado por esta integral amigão. Forte abraço do Dirceu.
Olá, Dirceu!
Fiquei feliz com sua mensagem…
Achei a Integral das Sonatas do Levit muito boa. Muito acima da média e estamos falando aqui de grandes ciclos…
Aproveite!!
Abração
RD
Muito obrigado por esta maravilhosa colecção. Uma interpretação verdadeiramente notável, já que as habilidades técnicas e também a aparente falta de esforço do Igor Levit são as vantagens claras desta gravação. Ele escolhe com frequência tempos agudos nos movimentos rápidos e depois completa mesmo passagens complicadas com bravura e é muito preciso no manuseio do texto musical.
Mais uma vez, o melhor obrigado por esta sugestão!
Olá, Woody!
Obrigado pela mensagem.
Abração
RD
Oi René. Muito boas as interpretações do Levit nestas gravações. Gosto muito das sonatas 31 e 32, minhas preferidas.
Ótima serie, grandes postagens !
Parabéns pela escolha desta integral !
Um abração !
Ammiratore
Obrigado por mencionar, amigo Ammiratore!
Eu também tenho muito carinho para com estas sonatas.
Grande abraço!
RD
Chave de ouro, querido René. Uma das melhores integrais das sonatas de Ludovico que ouvi, e uma adição formidável à já impressionante discografia deste monumento que são as Trinta-e-Duas. Muito grato!
Obrigado pela mensagem, amigo Vassily!
Su placer es mi placer!
Grande abraço!
RD
Boa tarde. As postagens BTHVN250 estão excelentes! Seria possível gerar um link nas Categorias “Beethoven 250 anos” agregando toadas essas postagens? Obrigado, Sergio
Olá, Sergio!
Obrigado pela sua mensagem e pela sugestão.
Estamos providenciando.
Abraços!
RD