Um portento. Uma coisa de louco esta gravação de Fricsay (1914-1963) com a Filarmônica de Berlim. Se não estou errado é uma gravação de 1958. Aqui não estamos falando de curiosidades como esta, mas de uma orquestra fenomenal regida pelo maior dos regentes, ou quase isso.
Esta Sinfonia contém a dedicatória rasgada mais célebre de todos os tempos: a que Beethoven dedicou a Napoleão, pensando-o um libertador, rasgando-a — ou melhor, apagando-a no papel COM UMA FACA — quando percebeu a que sonhos de grandeza vinha o pigmeu corso. É impossível ouvi-la sem a paixão da dedicatória, antes e depois.
A Marcha Fúnebre… Quem quer viver na “Marcia Funebre” todas as dores da perda, só há a gravação de Ferenc Fricsay. E aqui está ela. Não há melhor gravação da Eroica.
Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sinfonia No. 3, Op. 55 – “Eroica”
1) Allegro con brio
2) Marcia funebre. Adagio assai
3) Scherzo. Allegro vivace
4) Finale. Allegro molto
Berliner Philharmoniker
Ferenc Fricsay
PQP
Fricsay foi um gigante da regência. Pena que morreu tão cedo, meros quarenta e nove anos. Não conheço esta sua versão da Terceira Sinfonia, apenas da Nona, que é a melhor que já ouvi. Ma já estou baixando, de tão entusiasmado que PQPBach se mostrou ontem, quando comentou dela.
Ao que me consta, Beethoven não rasgou à faca. O que ele fez foi usar a pena de escrever para rabiscar a dedicatória.
Quanto ao Fricsay, realmente uma enorme e prematura perda. Malditos húngaros!
pqp, encontrei aqui do nda um list de 57GB do Vivas num torrent, RV 1 a RV 812, comecei a baixar agora, esperar e ouvir, talvez tu já tenhas encontrado, mas por vias das dúvidas, me passa teu email pra enviar o link.
O.O
Caro P.Q.P. Bach:
Poderia postar novamente este disco:
Hans Werner Henze (1926- ) – Barcarola para Grande Orquestra e Sinfonia 7?
Tentei baixá-lo ontem mas o link expirou.
Obrigado.
He will be Bach, pelo que se diz na Wikipédia, foi com uma faca sim.
Eh, PQP… Acabamos de nos contentar com uma gravação da Heróica, e você já nos traz mais uma. Intrigante o que você disse sobre o Fricsay, sobre ele ser “o maior dos regentes, ou quase isso”. Existem vários e vários regentes, mas eu particularmente tenho mais ligação com as do Karajan.
Estou ouvindo a Marcia Funebre e a leitura do Fricsay está me deixando emocionado. Simplesmente magnifíca. Um pouco mais rápida que o tradicional a que nos acostumamos, mas com um senso de trágico absurdamente poético. Fricsay consegue fazer com que a melhor orquestra do mundo se supere, nos deixando absolutamente imobilizados com toda a emotividade que a obra exprime e que ele magistralmente consegue expor.
A gravação da Eroica é de 1959. Este CD duplo traz gravações da 3ª (1959), 5ª (1962), 7ª (1961) e 8ª (1953) sinfonias. Os tempos de Fricsay são mais lentos que os de Karajan ou Toscanini e suas interpretações são sempre claras e solenes. Sugiro a repostagem do link da 9ª!
Este Fricsay terá alguma coisa má? Dele só tenho Beethoven, sinfonias 3 e 9 e Mozart, sinfonias 40 e 41 e, para mim, todas as 4 são imaculadas. As melhores versões de todas. Que mais gravações há deste ‘Senhor’?
Link não está baixando. Uma pena pq gostaria muito. Também a 5 e a 7 fazem falta.
!!!!!!! Que belleza. Mil gracias mas!