- Repost de 11 de Fevereiro de 2016
Desde o quinto álbum dessa coleção não temos decepções, e aqui, mantemos o nível e fechamos com chave de ouro.
Peter Sculthorpe, nascido na Tasmania, surpreende na criatividade dos quartetos — onde ele brinca com os timbres — e na musicalidade de From Ubirr, onde ele mistura uma melodia evidentemente ocidental com o instrumento didjeridu (didgeridoo em inglês), que é usado principalmente pelos aborígenes australianos. Segundo a wikipedia, esse sempre foi seu objetivo, unir a música australiana com a tradição da música ocidental. Portanto, podemos dizer que ele é um modernista contemporâneo da Austrália.
Já o P. Q. Phan — que nada tem a ver com o P. Q. P. — saiu da sua terra natal, o Vietnam, para ir aos EUA estudar música, e aqui ouvimos o que ele aprendeu. Sua música possui elementos facilmente confundíveis entre oriental, chinês ou japonês, mas é vietcongue. Meus vizinhos não gostaram muito do caos da sua música tipicamente contemporânea que eu não tive reservas em deixar o rádio tocar, mas eu adorei.
Depois de passar pela Austrália e pela Ásia, terminamos nossa longa viagem na África, com Kevin Volans. O dito cujo é branco e passou boa parte da vida fora da África do Sul, onde nasceu, mas certamente soube utilizar bastante da cultura africana de seu país para fazer sua música. White Man Sleeps utiliza o sistema tonal da cultura africana, ou seja, os intervalos entre as notas são diferentes, portanto podemos ouvir sons que geralmente não ouviríamos num instrumento com a tonalidade ocidental tradicional. São diferentes danças onde podemos sentir um pouco do ritmo africano ao mesmo tempo em que as melodias são mais europeias.
É isso ai amiguinhos, terminamos aqui essa coleção, espero que tenham gostado.
25 Years of the Kronos Quartet [BOX SET 10/10]
Peter Sculthorpe (1929-2014):
Jabiru Dreaming, Quartet No. 11
01 I. Deciso
02 II. Amoroso
Quartet No. 8
03 I. Con dolore
04 II. Risoluto; calmo
05 III. Con dolore
06 IV. Con precisione
07 V. Con dolore
08 From Ubirr*
P. Q. Phan (1962):
09 Tragedy at the Opera (from Memoirs of a Lost Soul)
Kevin Volans (1949):
White Man Sleeps, Quartet No. 1:
10 First Dance
11 Second Dance
12 Third Dance
13 Fourth Dance
14 Fifth Dance
Kronos Quartet:
David Harrington, violin
John Sherba, violin
Hank Dutt, viola
Joan Jeanrenaud, cello
Michael Brosnan & Mark Nolan, didgeridoos*
Luke
Excelente postagem, fiquei bem curioso desde o começo em conhecer o Kronos Quartet e esses compositores contemporâneos que tem pouca repercussão, é triste pensar que existem várias pérolas musicais que nós nem sequer temos conhecimento, infelizmente. Dos compositores desta coleção conhecia apenas o Philip Glass, Sofia Gubaidulina e o Arvo Pärt, este último graças as postagens daqui mesmo.
Muito obrigado por compartilhar essa coleção.
O prazer é meu em ver que você gostou! Realmente é muito bom conhecer mais compositores diferentes, principalmente de nossa época. É esse o meu objetivo aqui neste blog!
Já o P. Q. Phan — que nada tem a ver com o P. Q. P…. 🙂