Mario Casltelnuovo-Tedesco (1895-1968) – Complete Music for Two Guitars – Duo Pace Poli Cappelli

BrilliantConheci Mario Castelnuovo-Tedesco ainda criança, quando ouvi seu belíssimo Concerto para Violão nas mãos de John Williams, disco que ainda trazia o famigerado Concierto de Arranjuez, do Joaquin Rodrigo. Curiosamente, quase não encontrei outras gravações daquele concerto, acho que talvez nas mãos de Pepe Romero. Não sei o porque de não ter sido tão gravado, ao contrário da obra de Rodrigo.
Fui então surpreendido dia destes ao encontrar este CD duplo, com obras para dois violões do compositor italiano. E fiquei surpreso duplamente ao ouvi-lo. O primeiro CD traz uma série de 24 prelúdios e fugas denomimados, em tosca tradução para o português, de Os Violões Bem Temperados, nos mesmos moldes da imortal obra do velho João Sebastião. De acordo com o libreto, Castelnuovo-Tedesco teria composto estas peças já no final de sua vida, em homenagem a Ida Presti e Alexandre Lagoya, dois dos grandes violonistas do século XX. Eu particularmente nunca tinha ouvido falar de Ida Presti, até encontrar estas obras. Li que foi a maior violonista do século XX, quiçá de todos os tempos.
Exageros ou não a parte, tratam-se de obras obrigatórias de se conhecer, principalmente aqueles que são apaixonados pelo instrumento, como este que vos escreve.
O Duo Pace Polli Paccelli começou sua parceria há poucos anos, mas o entrosamento que se ouve entre os dois é de quem toca junto há décadas. Coisa de gente grande.

CD 1

01. Les guitares bien tempérées, Op.199 – I. Prelude and Fugue No.1 in G minor
02. Les guitares bien tempérées, Op.199 – II. Prelude and Fugue No.2 in D major
03. Les guitares bien tempérées, Op.199 – III. Prelude and Fugue No.3 in A minor
04. Les guitares bien tempérées, Op.199 – IV. Prelude and Fugue No.4 in E major
05. Les guitares bien tempérées, Op.199 – V. Prelude and Fugue No.5 in B minor
06. Les guitares bien tempérées, Op.199 – VI. Prelude and Fugue No.6 in F sharp m
07. Les guitares bien tempérées, Op.199 – VII. Prelude and Fugue No.7 in C sharp
08. Les guitares bien tempérées, Op.199 – VIII. Prelude and Fugue No.8 in A flat
09. Les guitares bien tempérées, Op.199 – IX. Prelude and Fugue No.9 in E flat minor
10. Les guitares bien tempérées, Op.199 – X. Prelude and Fugue No.10 in B flat major
11. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XI. Prelude and Fugue No.11 in F minor
12. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XII. Prelude and Fugue No.12 in C major
13. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XIII. Prelude and Fugue No.13 in G major
14. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XIV. Prelude and Fugue No.14 in D minor

CD 2

01. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XV. Prelude and Fugue No.15 in A major
02. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XVI. Prelude and Fugue No.16 in E minor
03. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XVII. Prelude and Fugue No.17 in B major
04. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XVIII. Prelude and Fugue No.18 in F sharp
05. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XIX. Prelude and Fugue No.19 in C sharp
06. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XX. Prelude and Fugue No.20 in G sharp
07. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XXI. Prelude and Fugue No.21 in E flat
08. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XXII. Prelude and Fugue No.22 in B flat
09. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XXIII. Prelude and Fugue No.23 in F major
10. Les guitares bien tempérées, Op.199 – XXIV. Prelude and Fugue No.24 in C minor
11. Fuga elegiaca, Op.210a
12. Sonatina canonica, Op.196 – I. Mosso (Grazioso e leggero)
13. Sonatina canonica, Op.196 – II. Tempo di Siciliane (Andantino)
14. Sonatina canonica, Op.196 – III. Fandango en Rondeau

Andrea Pace & Cristiano Poli – Violões

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CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Desculpe, mas estes caras fazem chiados demais! Não dá mesmo pra ouvir sem ter uma crise de nervos! Ouvi um violonista chamando isto de “chupada do cão”.Trata-se de uma aberração na forma de tocar, quando hoje em dia tem técnicas de execução pra se evitar tais desmantelos.
    O termo “famigerado” você usou no sentido de “célebre”, “notável” não foi mesmo. Acho que o Edgar entendeu na acepção negativa.

  2. Sim, entendi na acepção negativa e peço desculpas. Ao contrário de afamado entendi no pejorativo “tristemente afamado”. Comumente se faz o mesmo com a palavra discussão.
    De saída deixo a sugestão de leitura do conto “Famigerado” de Guimarães Rosa que consta do livro “Pequenas Histórias”.
    Um abraço à todos e parabéns pelo grandioso trabalho.
    edgard.

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