Edvard Grieg (1843-1907) – Piano Concerto in A Minor, op. 16, Robert Schumann (1810-1856) – Piano Concerto in A Minor, op. 54

Atendo agora a um pedido antigo, e reforçado nos últimos tempos. O concerto de Schumann já tem duas outras opções, com a Martha Argerich e com o Murray Perahia, mas esta versão que agora posto tem o Concerto de Grieg, um dos mais belos do repertório pianístico. E o intérprete é outro grande especialista nos românticos, o chileno Claudio Arrau.
Já tive oportunidade de ouvir diversas versões destes dois concertos, mas Arrau é um grande especialista em ambos. Seu fraseado é claro, e é muito contido, Extrai da melodia toda a beleza nela contida, sem cair em tentações maiores. Aqui é ajudado pelo grande Christoph von Dohnanyi, que dirige a excecpional Royal Concertgebouw Orchestra, Amsterdam.
Com certeza, um grande momento do piano romântico.

Edvard Grieg (1843-1907) – Piano Concerto in A Minor, op. 16, Robert Schumann (1810-1856) – Piano Concerto in A Minor, op. 54

01 Grieg – Piano Concerto in A Minor, op. 16 – 1 – Allegro molto moderato
02 Grieg – Piano Concerto in A Minor, op. 16 – 2 – Adagio
03 Grieg – Piano Concerto in A Minor, op. 16 – 3 – Allegro moderato molto e marcato
04 Schumann – Piano Concerto in A Minor, op. 54 – 1 – Allegro affetuoso
05 Schumann – Piano Concerto in A Minor, op. 54 – 2 – Intermezzo
06 Schumann – Piano Concerto in A Minor, op. 54 – 3 – Allegro vivace

Claudio Arrau – Piano
Royal Concertgebouw Orchestra, Amsterdam
Christoph von Dohnányi – Conductor

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE – MP3 320kbps

14 comments / Add your comment below

  1. Laís, infelizmente nunca ouvi Rubinstein tocando Rach ou Grieg. Vou procurar essas gravações. Na verdade, da velha guarda, digamos, tenho Horowitz tocando o Rach 3, regido, se não me engano, pelo próprio sogro, Toscanini.

    FDP Bach,

  2. Lais Vogel,
    alguns dias um visitante do blog postou os quatro concertos para piano de Rachmaninoff interpretados pelo prórprio compositor.
    acho que muita gente baixou, se quiseres posso mandar posteriormente a você. FDP Bach, não baixaste essa interpretação?

  3. Sim Principe!

    Voce se referiu ao Vol 13. Entretanto o que eu tenho aqui é o volume 60!

    Neste volume temos a gravação do RACH 2 com Rubinstein e Eugene Ormandy (será que é a mesma gravação do vol 13?) e o concerto de Grieg com Alfred Wallenstein.

    Esse cd é fantastico!

  4. Sostenes, não vi esta postagem. Tenho interesse sim. O toque de Rachmaninoff era algo sensacional. Um dos maiores do seu tempo. No CD que citei anteriormente, Rubinstein conta como conheceu Rach ainda no auge como pianista e compositor.

    As gravações do Rach 2 e 3 que conheço são pelo Selo Naxos, a coleção Naxos Historical, e lamentavelmente o som não está bom. Não é ADD é AAD… Muito chiado. mas mesmo assim vale a pena.

  5. Grande interpretação, pena que foi muito mal gravada, o som é lamentável.

    Alguém já ouviu a interpretação de van Cliburn e Fritz Reiner na Chicago Symphony, o som é realmente espetacular, beira a perfeição. Foi relançado recentemente em SACD, vale a pena conferir.

  6. otima gravação!!mais eu fico ainda com a do kristyan zimerman
    com o karajan regendo;;;;
    o zimerman é um dos maiores pianistas da atualidade e eu sinto falta de um post dele aqui no pqpbach
    se puderem,façam esse bem pra nos todos(os concertos de chopin com ele regendo seria otimo)
    abraços
    grato

  7. Júnior, sem saber você adivinhou uma de minhas próximas postagens. Também gosto muito do Zimermann, e na verdade, ele deve vir em dose dupla, com o Chopin e com Brahms.

  8. Nossa que maravilha fdpbach!!!!!é muito bom contar com vocês para a diulgação da musica erudita.
    alêm de michelangeli rubinstein e pollini(já baixei todos postados aqui)tambem teremos agora o grande kristyan zimerman.
    Os unicos cds que consegui achar com ele na internet foram, as gravações dos preludios de debussy(páreo duro com os de michelangeli!!!) e os concertos de grieg e schumann(todos por via TORRENT),agora aguardo anciosamente por esta postagem!!
    é por esse e outros motivos que o blog do pqpbach esta se tornando uns dos melhores da rede.(e pagina obrigatoria no meu navegador)
    abraços e muito grato fdpbach
    junior

  9. P.Q.P.Bach,
    Pessoal, uma beleza , uma maravilha este Blog, que trata de um assunto que simplesmente sou aficionado – MUSICA CLASSICA, que ouço desde menino – sou cinquentão – estudei piano e assim estou a 40 anos ouvindo musica para piano e oruqestra. lendo alguns comentarios acima, gostaria de sugerir algumas coisas.
    Rachmaninov 3, realmente é um das obras mais brilhantes que ele compos, e concordo com a sinterpetações da Argerich e do Horowitz, mas tbem recentemente ouvi com o Byron Janis. Outra espetacular foi gravada pela Filarmonica de berlin e o pianista supervirtuoso Dimitri Sgouros com 14 anos. E olha que ele toca a segunda “cadenza” de um jeito que faz o Vladimir Ashkenazy paracer aluno de colegio, sem ofensa, adoro o Ashkenazy, principalmente pelos Chopin e pelos preludios do Rachmaninov. Falando do Gilels, tem um disco dele dos anos 70 pela Deutsche Gramophon, ele tocando peças liricas do Grieg – é algo sobrehumano a qualidade da interpretação. O concerto para piano do Grieg, muitos gravaram, mas talvez a melhor interpretação do seculo XX seja aquela feita pelo pianista romeno Dino Lipatti, vale a pena conferir…………… Com relaçãàs sonatas do Beethoven sempre achei que o Arrau e o Gilels + Richter fossem o limiar da interpretação perfeita. Eis que ouço com o Alfred Brendel e fico boquiaberto…..vale a pena ouvir, principalmente para quem esta familiarizado com a sonatas. É sublime……
    Com relação ao Bruckner eu baixei (obrigado pela oportunidade) aqui nno blog a versão da Setima com o karajan e Fil de Viena. Mas, sendo eu um apaixonado por Karajan (ja ouviram a abertura 1812 do Tchaikovsky com ele e Berlim?????)
    devo dizer que para mim um dos maiores e que absolutamente absorveram a alma de Bruckner é o Sergiu Celibidache, com ele a frente da Fil. Berlim tenho, numa gravação ao vivo, a setima. Ele conduz os movimentos mais lento de forma que consegue extrair uma densidade da obra, que comparando com a versão do Karajan, parece que falta algo. E olha que estamos falando das melhores orquestras do mundo, nas maõs dos melhores!!!
    Abraços a todos, Valeu!!!!!!!!!!

  10. Estou procurando sem êxito esse CD. Ouvi uma faixa (Grieg) e apaixonei-me, você por ocaso teria?
    Beijos de Campinas (SP)

    Eliane

    *

    Grieg, Schumann: Piano Concertos

    Performer: Leon Fleisher
    Orchestra: Cleveland Orchestra
    Conductor: George Szell

    Track Listing:

    Piano Concerto in A minor, Op. 16

    Composed by Edvard Grieg
    Performed by Cleveland Orchestra
    with Leon Fleisher
    Conducted by George Szell

    Piano Concerto in A minor, Op. 54

    Composed by Robert Schumann
    Performed by Cleveland Orchestra
    with Leon Fleisher
    Conducted by George Szell

    *

    Obrigada, adoro o seu site, sou sua “freguesa” sem deixar comments, shame on me 🙂

Deixe uma resposta