Mahler morreu durante a décima, Beethoven fez nove, Bruckner também, Dvorak idem, Schubert escreveu nove e pimba!, bateu as botas, deixando curiosamente a oitava inacabada… Ou seja, há a maldição do número 10, quem quer chegar lá, morre antes!
Claro que sei que Haydn fez 104; Mozart, 40; Shostakovich, 15, etc. Mas deixemos a maldição como algo real, apenas para efeito dramático. Ah, antes que algum ignaro tente me fazer de vítima, digo que Mozart tem mesmo 40, porque a 37 não existe. Sabiam? Pois é. Ela tinha sido atribuída a Mozart, mas hoje sabe-se que é de autoria de Michael Haydn.
Uma das músicas mais belas que conheço é o Adagio desta Sinfonia. Apenas este movimento da décima foi finalizado por Mahler e ele está aqui em toda sua perfeição, o restante ficou inacabado em manuscritos, mas o inglês Joe Wheeler mergulhou nas 171 páginas da sinfonia e remontou-a… Há outras tentativas, como a do alemão Wollschläger, a do americano Carpenter, a do inglês Cooke e a do italiano Mazzetti. Todas elas são raríssimas de se ouvir em CDs, ficando mais na área acadêmica da musicologia. Wheeler fez seu trabalho entre 1952 e 1966. É a sua quarta e última versão que ouvimos aqui.
A gravação da orquestra polonesa é excelente. Coisa rara, portanto. Enjoy!
P.Q.P. Bach
Sinfonia Nº 10 (Versão de Joe Wheeler, de 1966, editada por Robert Olson)
1. Adagio (26min15)
2. Primeiro Scherzo (12min03)
3. Purgatorio ou Inferno (4min30)
4. Segundo Scherzo (12min15)
5. Finale (23min53)
Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Polônia
Robert Olson
Tempo Total: 78min59
Parece que Mozart escreveu a introdução da sinfonia de Michael Haydn, que veio a ser contada como a sua 37ª. E Schubert não tem 7ª, apesar de especulações e reconstituições.
Puxa vida, eu TENHO a sétima de Schubert! Será uma reconstituição? Não sabia disso.Obrigado.PQP Bach
A melhor das versões é a do Deryck Cooke cuja gravação do Simon Rattle com a Berlin é excelente.
PQPótimo blog acabei de descrobor. Este aqui!Estou ouvindo agora a versão de Deryck Cooke, com a Bournemouth Symphony Orchestra, regência de Simon Rattle – EMI CLASSICS.Congordo com sua opinião de que o adágio é belíssimo. No entanto, o quinto movimento, Finale, (pergunto-lhe, foi composto por Mahler?) é impressionante.Um abraço.