Franz Schubert (1797-1828): Symphonie Nº 8, D. 759, Symphonie Nº 9, D. 944 (Karajan)

Essa gravação realizada pelo Karajan dos anos 60 tem uma característica muito interessante: a alta velocidade com que a 9ª Sinfonia é interpretada. Mas deixa ele, trata-se de Herr Karajan, o maior vendedor de discos da DG. Comentários irônicos diziam que possivelmente o maestro tinha algum compromisso inadiável no dia da gravação da Sinfonia Nº 9, por isso acelerou o tempo dos movimentos, para acabar o quanto antes e não se atrasar. Ou talvez ele quisesse deixar a Grande menor do que ele, quem sabe.

Ironias á parte, o próprio Karajan confessava que se sentia perdido quando interpretava essa obra, pois as indicações deixadas por Schubert na partitura eram muito tênues e muito sujeitas a interpretações. De qualquer forma, trata-se aqui da visão de um regente muito ouvido. Mas há versões melhores como a do CD análogo de Wand ou o de Végh. Ou o de Abbado ou o de Harnoncourt. Ou a do Janowsky, que FDP Bach programou para o próximo dia 27 e você deverá ter a fineza de aguardar.

Franz Schubert (1797-1828): Symphonie Nº 8, D. 759, Symphonie nº 9, D. 944 (Karajan)

Symphonie nº 8 in B Minor, D. 759
1 – Allegro moderato
2 – Andante com moto

Symphony nº 9 in C, D. 944

4 – Andante – Allegro ma non troppo
5 – Andante com moto
6 – Scherzo (Allegro vivace)
7 – Allegro vivace

Berliner Philarmoniker
Herbert von Karajan

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

von Karajan preparando seu Schubert

HvK regendo a 9ª de Schubert

PQP

11 comments / Add your comment below

  1. Vejam meus agradecimentos à divulgação de minha obra, no post anterior. Weeeeee (por que não?), adoro vocês!:-)Jean-Philippe

  2. só karajan me entende… finalmente achei essa versão da oitava de schubert com o maestro pop, que na minha modesta opinião é insuperável. obrigado e parabens pelo blog (alias achei ele através do blog branle de champagne, tambem fantástico). obrigado

  3. olá! seria possível republicar???????????
    queria fazer a comparação como foi sugerido no tópico com o Charles Munch e a Boston Symphony.
    Aproveito para parabenizar o blog! Sou Fã! Abraço de Curitiba!
    Obrigada!

  4. Pessoal, a leitura que destas sinfonias (mais a 5) faz o Mackerras com a Orquestra da Era do Iluminismo se mantém insuperável… Mas vou compará-la com as indicadas: obrigado pelo post!

Deixe um comentário