Johannes Brahms (1833-1897): Concerto para Violino, Op. 77 , Concerto Duplo para Violino e Violoncelo, Op. 102

Booklet Front resize

Atendendo à uma solicitação de nossa querida Clara Schumann, estou postando aqui um CD que ela pede faz já algum tempo. A relação de todos nós, mais velhos, com esta gravação é intensa desde os tempos do LP. O que mais chama a atenção — além da extrema musicalidade de Karajan e de sua orquestra — é a precocidade dos solistas, e ao mesmo tempo a maturidade com que eles tocam. Até parece gente grande. e puxando um pouco para o lado do ufanismo verde-amarelo, dá orgulho de ver o pernambucano Antônio Meneses tocando ao lado de Karajan e da divina — ainda adolescente — Anne-Sophie Mutter.

Johannes Brahms (1833-1897): Concerto para Violino, Op. 77 , Concerto Duplo para Violino e Violoncelo, Op. 102

Johannes Brahms (1833-1897) – Violin Concerto in D Minor, op. 77
1 – Allegro non troppo
2 – Adagio
3 – Allegro giocoso, ma non troppo vivace – Poco pio presto
Cadenzas – Joseph Joachin

Johannes Brahms (1833-1897) – Double Concerto for Violin, Violoncelo e Orchestra, in A Minor, op. 102

1 – Allegro
2 – Andante
3 – Vivace non troppo

Anne-Sophie Mutter – Violin
Antonio Meneses – Violoncello
Berliner Philarmoniker
Herbert von Karajan – Direktor

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Karajan e Meneses se cumprimentam e... Como a idade fez bem a Mutter!
Karajan e Meneses se cumprimentam e… Como a idade fez bem a Mutter!

FDP

14 comments / Add your comment below

  1. Tive a oportunidade de assistir a uma apresentação do Meneses a muitos anos atrás, em São Paulo. Tocou o Concerto de Dvorak. Já era bem conhecido e admirado, tanto que o Teatro Municipal estava lotado. Tocou divinamente, e no final esbanjou simpatia, bisando algumas suítes bachianas para cello. Creio também que por essa época ele estava assumindo o seu lugar no Beaux Arts Trio, um dos melhores e mais antigos conjuntos de câmera que existe. Que moral, hem? A seu dispor, FDP BachP.S. – Concordo também com o Antonio Meneses > Yo-Yo Ma.

  2. Deste Cd eu tinha o Concerto Duplo, e acreditava que era só esta obra presente no mesmo. Mas não é que tem o PODEROSO Concerto p/ violino e orchestra?? Baixando sem pensar duas vezes.

  3. Obrigado por todas estas pérolas da música que têm posto aqui. E continuem com o blog que é um maravilha!Será que podiam postar alguma coisa de César Franck? Tipo obras para órgão ou a sinfonia em ré menor?

  4. Boa noite, parabenizo pela qualidade das obras do grande Brahms, o Requiem Alemão (Eins deutsches requiem) é uma obra fabulosa.

    Abraços

  5. Oi sou muito grato pelo trabalho que vocês realizam na divulgação da música erudita. Tenho um pedido, não sei se este é o espaço próprio para isto, mas se vocês puderam revalidar o link deste disco do Antonio Meneses ficaria muito feliz.
    Obrigado.

Deixe uma resposta